quinta-feira, 23 de maio de 2013

Wilmar Ortigari



(Texto de 1970)

Continuando nossos modestos trabalhos acerca dos provadores deste Município de Curitibanos, pela passagem de seu centenário, ocorrido em meados do ano passado, vamos informar, no linguajar caipira, quem foi nesta vida, o seu Wilmar Ortigari. Antes uma pequenina história com uma perguntinha qual a origem do Ex-Vereador, Ex-Prefeito e Ex-Deputado Estadual? Seu pai, enciclopedista de história de Curitibanos: Fioravante Ortigari.
Já catalogando numa crônica lhe dedicado, e seus avós, nasceram nos pais dos doges, e na bela e turística cidade de Veneza. Hoje integrante da grande republica Italiana. Situada no golfo que traz no seu nome. Seus povoadores, vindo do oriente se estabeleceram nas lagunas do mar Adriático pontilhadas por 117 ilhas e atravessadas por 175 canais em diversas direções. Nessas ilhas construíram suas residências sustentadas por vigas de madeiras enterradas até encontrarem as rochas de escoras. Também esses improvisados engenheiros projetaram e construíram, ao redor, canais mais largos circundados de muros, como meios de defesas contra os inimigos de outras regiões, que constantemente investiam contra a cidade, para roubar e arrasar. Pois Wilmar, seu pai e seus avós paternos, descendem dessa grande Nação.
Wilmar nasceu nessa grande e querida terrinha a 07/08/1918, filho de Fioravante Ortigari e D. Antoninha e casado com D. Aures, tendo os filhos Ivens e Ione. Encontramos na sua descendência histórica os motivos da sua prodigiosa atividade de comerciante e cidadão político, tendo exercido o mandato de vereador (1956/1960, 1961/1966) Prefeito (1967/1970, 1977/1983 e como vice-prefeito 1997/2000) deputado estadual (1971/1975 e 1975/1979), licenciou no final de 1976 do cargo para concorrer a prefeito, em março 1977 deixa o cargo de deputado e assume como prefeito.
A intuição e herança do sangue genovês dos grandes engenheiros construtores de Veneza, onde entre as outras coisas artísticas.
Contempla-se a linda igreja de São Marcos, cuja estrutura vem resistindo os embates destruidores do tempo. Na direção administrativa melhorou as estruturas da cidade, fez novas ruas, praças, sem descuidar de sua pavimentação e paralelepípedo, novas pontes e estradas (estas sempre permaneceram em trânsito), e jamais se descuidou das criancinhas e construiu escolas no interior do Município.
Construiu o Centro de saúde e moderno Edifício da Prefeitura Municipal. Adquiriu uma poderosa frota de tratores, carregadeiras e diversos caminhões basculantes para o transporte de lixo da cidade. Mas do que isso deixou um grande saldo para o serviço de encanamento d’ água. Além de várias obras importantes ao Munícipe. Foi vice-Prefeito de Marilúcia da Silva Costa de 01 de janeiro de 1997 até 31 de dezembro de 2000.
No dia 07 de junho de 2005 tomado pelo câncer decidiu não mais esperar e deu fim a sua própria vida.


Texto de Juvenal Bráulio Bacelar e atualizações de Sebastião Luiz Alves

-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Aos 87 anos de idade, o ex-prefeito de Curitibanos tirou a sua própria vida. Ele disparou um tiro contra a sua cabeça no dia 07 de junho de 2005.

Wilmar Ortigari foi:

3 vezes Vereador;
2 vezes Prefeito municipal;
1 vez Vice-prefeito;
Eleito 2 vezes Deputado Estadual

Fonte: Jornal A Semana Edição 1133 de 11 de junho de 2005




Nenhum comentário:

Postar um comentário