sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Marilúcia da Silva Costa


Texto de Antonio Carlos Popinhaki


Marilúcia da Silva Costa nasceu no dia 13 de fevereiro de 1949 na cidade de Curitibanos. Filha de Orocimbo Caetano da Silva e de Iolanda Basco da Silva. No dia 5 de dezembro de 1968 casou-se com Armando Costa, com quem teve os filhos Dhébora Costa Pellizzaro, Rodrigo Costa e Thamara Costa Longhi.

Foi a única mulher a comandar o Executivo Municipal curitibanense, Marilúcia foi vice-prefeita de 1993 a 1996, no governo de Generino Fontana, e prefeita entre 1997 e 2000. No ano de 1996, Marilúcia foi eleita a primeira mulher a governar Curitibanos, como chefe do poder executivo. Os partidos políticos que compunham a sua coligação, foram o PDT e o PPB. Naquele pleito, ela obteve 10.406 votos, o seu adversário foi José Antonio Guidi (PFL, PSDB e PMDB), que anos depois, também se tornaria prefeito curitibanense. A sua gestão foi marcada pela manutenção e inovação na área social. 

Ao falar sobre a sua decisão de entrar para a política, disse ao Jornal A Semana de Curitibanos no ano de 2018, que na época da sua gestão, havia 292 municípios catarinenses, somente sete eram comandados por uma mulher. Ela disse que a sua eleição foi um momento importante de empoderamento feminino no município e região. “Sempre acompanhei o trabalho social do meu marido e, vendo as necessidades da população, decidi entrar para a política para tentar resolver esses problemas”, relatou.

Marilúcia trabalhou na área social na gestão do marido. Ela esteve com ele, aprendendo e também contribuindo de forma decisiva para que as ações ocorressem. Na época da fundação da creche Santa Rita de Cássia, atuava como Diretora do Departamento de Assistência Social.

Três creches foram implantadas em Curitibanos. A primeira delas foi chamada “Creche Santa Rita de Cássia”, inaugurada em 31 de agosto de 1983. Atendia na época, 60 menores de 0 a 6 anos. Essa creche estava situada estrategicamente no centro urbano, absorvendo, dessa maneira, também as crianças dos bairros, cujas mães trabalhavam no centro.

No dia 11 de junho de 1984 foi implantada a “Creche São José”, no bairro que tem o mesmo nome. Na época esse bairro era o local onde havia mais crianças carentes. As dificuldades sociais que os moradores desse bairro enfrentavam eram diversas, desde a localização, transporte, emprego, renda, moradias precárias e um grande número de dificuldades apontadas nas listas de levantamentos sociais. Foram acolhidas para atendimento na “Creche São José”, 86 menores de 0 a 6 anos para ficarem em período integral de 8 horas diárias. A creche proporcionava a esses, atividades psicopedagógicas afetivas sociais, de recreação, alimentação, atendimento médico gratuito, inclusive, medicamentos.

Em abril de 1985, foi inaugurada a “Creche Água Santa”. Localizada no bairro Água Santa, atendia 90 menores de 0 a 6 anos em período integral de 8 horas diárias, conforme o modelo implantado anteriormente, com atendimento médico gratuito, medicação, atividades psicopedagógicas afetivas sociais, de recreação e alimentação.

Armando Costa, com o apoio determinante de Marilúcia, construiu a unidade produtora de leite de soja, minimizando dessa forma, a mortalidade infantil curitibanense. A distribuição era abundante e gratuita. Os estudos apontaram para um expressivo número da existência de casos de menores subnutridos, principalmente, na área urbana. Muitas dessas crianças ficavam sozinhas em casa, enquanto os pais tinham que trabalhar o dia todo pelo sustento familiar. Foram encontrados casos de menores de todas as idades. Menores cuidando dos irmãos e irmãs, também menores. Então o novo órgão criado para atender esses casos, o Departamento de Saúde e Assistência Social, implantou um sistema de construção de creches, começando por acolher as crianças de 0 a 6 anos. Além da alimentação adequada, essas crianças receberam também, orientação pedagógica, recreação, atendimento médico, atenção, carinho e afeto.

De repente, a mortalidade infantil diminuiu nitidamente em Curitibanos, isso certamente foi o resultado do excelente trabalho feito na administração municipal do prefeito Armando Costa. Ele não parou, não se contentou com os animadores números da área social.

Para a construção da Creche Santa Rita, Marilucia da Silva Costa relembrou: “Fomos até Blumenau para tirarmos o modelo das creches e implantar aqui. Porém, percebemos que a nossa comunidade nada tinha a ver com os blumenauenses, então, montamos uma creche que realmente atendesse o perfil dos filhos dos trabalhadores curitibanenses, que precisavam ser cuidados e alimentados”. Os primeiros móveis da creche foram arrecadados sob forma de doações, os berços e o espaço, que ficava próximo à praça Nereu Ramos (pracinha dos Dotti), foram pintados de azul. Segundo a ex-prefeita, o nome foi cuidadosamente escolhido para que Santa Rita de Cássia protegesse toda a equipe que trabalhava naquela creche, cuidando dos primeiros 60 bebês recebidos naquele Centro.

Marilúcia não foi apenas a prefeita de Curitibanos, ela sempre se destacou em serviços de apoio à comunidade. Por exemplo, em 13 de maio de 1986, foi fundada a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Curitibanos, — RFCCC. Marilúcia foi a primeira presidente daquela agremiação de mulheres.

Em 2013 foi presidente de um grupo de mulheres denominado “Clube Soroptimista de Curitibanos”, onde, dentro das ações de serviços propostos, estava a parceria com a Associação Municipal de Apoio à Área Social — AMAAS, que visava o trabalho com famílias carentes dos bairros, socializando e profissionalizando as meninas, moças e mulheres. Esse clube se embasava no conceito de soroptimistas que são mulheres muito ativas, determinadas, lutadoras que, juntas, compõem um clube decidido a romper barreiras, tão frequentes, em relação à mulher. Marilúcia era incansável na área do aperfeiçoamento feminino, em todos os sentidos, com o objetivo de colocar a mulher em condições competitivas no mercado de trabalho, quer fosse no campo político, ou privado.

Pelo que já foi exposto anteriormente, parece que a sua gestão começou anos antes, todavia, e efetivamente, a gestão da prefeita Marilúcia da Silva Costa iniciou em 1º de janeiro de 1997 e terminou em 31 de dezembro de 2000. Suas obras foram destaque, inclusive, em reportagem nacional, exibida no Jornal Nacional da Rede Globo, onde ela apareceu no noticiário autodenominada de “Mariflor”, pois na sua gestão, a cidade de Curitibanos era cheia de flores, os jardins bem cuidados, as praças públicas pintadas e floridas. Por essa razão, esse carinhoso apelido apareceu na reportagem da Rede Globo. Marilúcia se importava com o visual da cidade. Uma das suas obras teve debate acalorado entre os religiosos. Muito devota de Santa Rita de Cássia, Marilúcia mandou construir uma gruta em homenagem e adoração à "Santa" na Praça Centenário. Houve debates, porque alguns disseram que isso feria o princípio constitucional de "Estado Laico", sendo utilizado recursos públicos para tal feito. Era senso comum entre os religiosos, concordando entre os mesmos, que em Curitibanos, poderia haver um espaço de adoração, mas esse, deveria servir a todas as crenças, cristãs e não cristãs. Mesmo enfrentando oposição, a gruta foi construída. Também, foi na época da sua gestão, que os documentos da Prefeitura começaram a ser digitalizados e transformados em imagens. Prática seguida por todos os demais gestores que a sucederam.

Uma das suas principais obras marcantes foi a construção e a abertura de terreno para a pista do Aeroporto Municipal. Ela avaliou mais tarde que, graças a ele, a cidade recebeu investimentos que perduram até os dias atuais. “A história de Curitibanos pode ser dividida em antes e depois do aeroporto, quando abrimos um leque de oportunidades de investimentos”, — enfatizava sempre.” Cada prefeito comanda em momento, economia e oportunidades diferentes. Fiz o meu melhor e desejo tudo que há de melhor para esta terra, que continue tendo este povo fantástico, trabalhador e de quem muito nos orgulhamos. Deixamos nossa marca na história e só podemos desejar sucesso para todos no futuro”. 

Após uma dura luta contra um câncer, com sérias complicações de saúde, a ex-prefeita de Curitibanos Marilúcia da Silva Costa faleceu, na madrugada de 25 de setembro de 2019, aos 70 anos. Estava internada no Hospital Hélio Anjos Ortiz. O velório foi na Capela Ecumênica Aurea Cardoso Mondini, anexo à Funerária Nossa Senhora Aparecida. O seu sepultamento foi no Cemitério Municipal São Francisco de Assis. A Prefeitura de Curitibanos, por determinação do prefeito em exercício na ocasião, Roque Stanguerlin, decretou luto oficial de três dias no município.

No dia 3 de outubro de 2019, na Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos, após deliberação no plenário, foi encaminhada uma "Moção de Pesar” aos familiares. O número da Moção é 0009/2019.

Pela Lei Ordinária nº 6388/2020 foi denominado o prédio público que abrigava o Centro de Educação Infantil Alfredo Lemser, de “Centro de Educação Infantil Marilúcia da Silva Costa”.



Referências para o Texto:



Curitibanos. Moção de pesar 009/2019 https://www.camaracuritibanos.sc.gov.br/assinatura/assinado/190927144817D97162.pdf


Curitibanos. Projeto de Lei nº 0115/2020. https://www.camaracuritibanos.sc.gov.br/softcam/popup/index.php?pagina=pasta_digital&documento_tipo=proposicao&documento=12829


Curitibanos, Lei Ordinária nº 6388/2020 Denomina prédio público de " Centro de Educação Infantil Marilúcia da Silva Costa”. On line: Disponível em: https://www.camaracuritibanos.sc.gov.br/camara/proposicao/pesquisa/2020/1/0/12910


Curitibanos. lei Ordinária nº 4716/2011 — Institui o dia Municipal das mulheres Soroptimistas. On line: disponível em: https://www.camaracuritibanos.sc.gov.br/proposicoes/pesquisa/0/1/0/1537


GASPARINI, Francieli. Soroptimistas com agenda cheia. On line: disponível em: http://asemanacuritibanos.com.br/not%C3%ADcias/2.1188/soroptimistas-com-agenda-cheia-em-2013-1.1619910


LIMA, Rubiane; RAMOS, Tatiana. Curitibanos celebra 149 anos de emancipação. On line: Disponível em: http://asemanacuritibanos.com.br/not%C3%ADcias/2.1200/curitibanos-celebra-149-anos-de-emancipa%C3%A7%C3%A3o-1.2073561


Lista de prefeitos de Curitibanos. Portal Wikipédia. On line: disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_prefeitos_de_Curitibanos


Morre a ex-prefeita de Curitibanos, Marilúcia da Silva Costa. On line: Disponível em: https://portalcoroado.com.br/home/2019/09/25/morre-ex-prefeita-de-curitibanos-marilucia-silva-da-costa/


Nota de falecimento. Funerária Nossa Senhora Aparecida. Facebook. On line: Disponível em: https://www.facebook.com/funeraria.nossasenhoraaparecida/posts/1104672966404379


RAMOS, Tatiana. Morre a ex-prefeita de Curitibanos, Marilúcia da Silva Costa. On line: Disponível em: http://asemanacuritibanos.com.br/not%C3%ADcias/2.1200/morre-ex-prefeita-de-curitibanos-maril%C3%BAcia-silva-da-costa-1.2169234


Resultado das Eleições Municipais de 1996. On line: Disponível em: http://apps.tre-sc.jus.br/site/fileadmin/arquivos/eleicoes/histeleiweb/1996/RFM1996180934.htm#PREFEITO

Nenhum comentário:

Postar um comentário