segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Armando Costa


Texto de Antonio Carlos Popinhaki


Armando Costa nasceu no dia 27 de março de 1942 em Curitibanos. Seus pais se chamavam Lauro Antônio da Costa e Iolanda Almeida Costa. Ele era o quarto filho do casal, o primeiro homem, após o nascimento de três filhas mulheres.

Estudou, a partir de 1949, no “Grupo Escolar Arcipreste Paiva” de Curitibanos/SC. Permaneceu nesse educandário até o ano de 1954, quando se preparou para iniciar o seu curso ginasial no famoso Colégio Catarinense de Florianópolis. Iniciou os seus estudos no educandário da capital em 1955 e se formou em 1959.

Após esse período escolar, voltou para Curitibanos e foi ajudar o seu pai nas lides rurais. Armando acompanhou o seu pai em diversas atividades, como já fazia costumeiramente nos períodos de férias escolares. A família trabalhava com a comercialização de leite em Curitibanos, Armando ajudava a família na entrega diária do produto nos lares e casas comerciais da cidade. Continuou com essa atividade familiar de 1959 até o mês de julho de 1961, quando se apresentou para servir ao Exército Brasileiro no Batalhão da Guarda Presidencial — BGP, em Brasília. 

Serviu nas fileiras do exército até 30 de abril de 1962, quando deu baixa e voltou às atividades civis. Iniciou nessa época, as suas atividades políticas na extinta “Ala da Juventude” da “União Democrática Nacional — UDN”. Na sua volta para casa, continuou a ajudar o pai e a família nas atividades de produção leiteira. Também ajudava noutras atividades agropecuárias da família.

Antes de ir para o Exército, Armando tinha começado o Curso de Técnico de Contabilidade, mas teve que interromper esses estudos em função do chamado maior à Pátria brasileira. Após a sua volta, além das atividades familiares, ainda arrumou um emprego na empresa Industrial Madeireira São Geraldo Ltda., atuando como “Auxiliar Administrativo''. Ainda, nessa época, retornou ao Curso de Técnico de Contabilidade, concluindo o mesmo, no ano de 1964, no Colégio Comercial Cardeal Câmara de Curitibanos.

No ano de 1968, Armando iniciou os seus estudos na Fundação de Estudos Sociais do Paraná. O curso escolhido foi o de Ciências Econômicas. Terminou o mesmo no ano de 1971.

Ainda nesse ano, iniciou suas atividades comerciais como vendedor autônomo para a empresa curitibanense “Comercial Eletron Lux Ltda.”, na região do Rio Grande do Sul. Devido a sua competente atuação, no ano de 1972 foi transferido para dar suporte às vendas nas regiões de São Paulo, Goiás e Sul do estado do Mato Grosso.

A empresa importava e comercializava motosserras da marca “Homelite” produzida nos Estados Unidos. Aquela era uma época em que o extrativismo e a produção de produtos à base de madeira estava muito aquecido. Por suas atuações na área de vendas e o seu brilhante desempenho, no ano de 1973, Armando Costa foi convocado para trabalhar na “Division of Homelite” do “Grupo Textron Incorporation”, serviço que lhe proporcionou um estágio na área de marketing junto às indústrias de motosserras nos Estados Unidos. Atuou nas localidades de Nova Iorque e também em Montreal, no Canadá.

Depois do estágio e do conhecimento adquirido junto aos fabricantes de motosserras da marca Homelite nos Estados Unidos e Canadá, Armando retornou ao Brasil, sendo em meados do ano de 1975, confirmado para o cargo de inspetor sul-americano da Homelite Industrial de Motosserras, atendendo a todos os países da América do Sul, e ainda, responsável pelas três principais regiões de vendas da empresa no Brasil, que naquela época eram: Curitibanos/SC, Belém/PA e Manaus/AM.

No ano de 1976, Armando regressou a Curitibanos e passou a atuar na agricultura, destacando-se como um importante produtor de feijão do município. Nos anos de 1977, 1978 e 1979 foi considerado um dos maiores produtores desse produto agrícola. Nessa época, no ano de 1978, atuando na agricultura, candidatou-se à presidência da Cooperativa Regional Agropecuária do Planalto Catarinense – COOPERPLAC, sendo derrotado nesse privativo pleito eleitoral. Essa candidatura serviu-lhe de experiência, pois estava para despontar na política, como protagonista do partido “Movimento Democrático Brasileiro — MDB” e depois no Diretório do “Partido do Movimento Democrático Brasileiro — PMDB”.

 Seu sucesso foi por causa da sua intensa atuação junto à comunidade curitibanense, quando ocupou a presidência do Rotary Club e do Pinheiro Tênis Clube. Sempre esteve atento aos congressos e cursos disponíveis, quando tinha a oportunidade, não deixava de participar dos mesmos. Por causa disso, trouxe para Curitibanos a empresa “Arisco” de alimentos, como importante parceira para aquisição e comercialização dos produtos aqui produzidos. Também, por ter conhecimento em marketing e um vasto rol de contatos, foi o responsável pela vinda de compradores de feijão, oriundos de outros estados da federação. Armando sempre desejou que Curitibanos fosse um importante pólo produtivo do feijão, tendo reconhecido destaque nacional nesta cultura.

Concorreu às eleições em 1982, ganhando a histórica eleição que quebrou a hegemonia do partido da “Situação”, a “Aliança Renovadora Nacional — ARENA” desde a sua criação, em 1965. Em 1980, os dois partidos oficiais no Brasil mudaram suas siglas. A ARENA mudou para “Partido Democrático Social — PDS”. O MDB para o PMDB. Armando concorreu pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB. Iniciou o seu mandato em Curitibanos no dia 1º de fevereiro de 1983, até o dia 31 de dezembro de 1988, tendo como seu vice-prefeito o senhor Valdir Cezar Baretta. Naquela época, tinha apenas esses dois partidos legalmente no Brasil, PDS e PMDB. Armando venceu a eleição, sendo o mais votado entre os dois candidatos da sigla vencedora (Armando Costa e Luiz Moacir Farias Granemann. Pelo lado do PDS, os candidatos foram três: Osny Bitencourt Batista, Pedro Gesser e Alcides de Carli). O PMDB somou 9411 votos contra 6523 votos do PDS. Armando fez 4815 votos.

Em sua administração, realizaram-se reformas administrativas significativas e consideradas, para a época, modernas, como a reestruturação do quadro de funcionários e o recadastramento topográfico territorial. Foram criadas três novas Secretarias: Obras, Viação e Urbanismo; Educação, Saúde e Assistência Social e a Secretaria de Administração Geral, além de oito Conselhos Municipais.

Em março do ano de 1983, através da atuação do prefeito Armando Costa, foi criado o Departamento de Saúde e Assistência Social, sendo esse órgão criado pela necessidade de proporcionar alguma forma assistencial e o atendimento imediato às pessoas carentes e menos favorecidas. Armando se aprofundou na área social, tentando, de todas as maneiras possíveis, minimizar os problemas sociais à qual a população de baixa renda do município de Curitibanos estava inserida. Por essa razão, após os estudos e levantamentos de dados, após mapeamentos da real situação da época, foram criadas as chamadas “obras assistenciais”, com a finalidade de minimizar e sanar problemas dessa natureza.

Três creches foram implantadas em Curitibanos. A primeira delas foi chamada de “Creche Santa Rita de Cássia”, inaugurada em 31 de agosto de 1983. Atendia na época, 60 menores de 0 a 6 anos. Essa creche estava situada estrategicamente no centro urbano, absorvendo, dessa maneira, também as crianças dos bairros, cujas mães trabalhavam no centro.

No dia 11 de junho de 1984, foi implantada a “Creche São José”, no bairro que tem o mesmo nome. Na época, esse bairro era o local onde havia mais crianças carentes. As dificuldades sociais que os moradores desse bairro enfrentavam eram diversas, desde a localização, transporte, emprego, renda, moradias precárias e um grande número de dificuldades apontadas nas listas de levantamentos sociais. Foram acolhidas para atendimento na “Creche São José”, 86 menores de 0 a 6 anos para ficarem em período integral de 8 horas diárias. A creche proporcionava a esses, atividades psicopedagógicas-afetivas-sociais, de recreação, alimentação, atendimento médico gratuito, inclusive, medicamentos.

Em abril de 1985, foi inaugurada a “Creche Água Santa”. Localizada no bairro Água Santa, atendia 90 menores de 0 a 6 anos em período integral de 8 horas diárias, conforme o modelo implantado anteriormente, com atendimento médico gratuito, medicação, atividades psicopedagógicas-afetivas-sociais, de recreação e alimentação.

Armando Costa construiu a unidade produtora de leite de soja, minimizando dessa forma, a mortalidade infantil curitibanense. A distribuição era abundante e gratuita. Os estudos apontaram para um expressivo número da existência de casos de menores subnutridos, principalmente, na área urbana. Muitas dessas crianças ficavam sozinhas em casa, enquanto os pais tinham que trabalhar o dia todo pelo sustento familiar. Foram encontrados casos de menores de todas as idades. Menores cuidando dos irmãos e irmãs, também menores. Então o novo órgão criado para atender esses casos, o Departamento de Saúde e Assistência Social, utilizou-se da implantação do sistema de construção de creches, começando por acolher as crianças de 0 a 6 anos. Além da alimentação adequada, essas crianças receberam também, orientação pedagógica, recreação, atendimento médico, atenção, carinho e afeto.

De repente, a mortalidade infantil diminuiu nitidamente em Curitibanos, isso certamente foi o resultado do excelente trabalho feito na administração municipal do prefeito Armando Costa. Ele não parou, não se contentou com os animadores números da área social.

Quando Armando Costa assumiu a prefeitura de Curitibanos, foi constatado que havia um grande número de internações hospitalares resultantes da subnutrição, principalmente, entre a população carente. As crianças que antes sofriam por causa da insuficiência alimentar, depois das ações do Departamento de Saúde e Assistência Social, melhoraram consideravelmente.

O leite de soja era produzido artesanalmente na própria sede do Departamento de Saúde e Assistência Social. Era ensacado e distribuído abundantemente para a população, que retirava no local, fazendo filas e aglomerações pelo precioso produto, tão rico em nutrientes e de elevado valor nutritivo, indispensáveis à vida humana.

O sucesso foi imediato. A aceitação e demanda pelo produto aumentaram, inclusive entre os adultos que também começaram a consumir o produto produzido pelo Departamento de Saúde e Assistência Social da Prefeitura Municipal de Curitibanos. Houve a necessidade de ampliar a produção, sendo criada então, a Unidade Produtora de Leite de Soja, com capacidade de produção de 800 litros diários. Tudo distribuído, inclusive nas creches e outros estabelecimentos, como a Creche Água Santa, Creche São José, Centro de Educação Básica Escola Municipal — CEBEM Pessegueirinho, Centro de Educação Básica Escola Municipal — CEBEM Nossa Senhora Aparecida, Pediatria do Hospital Regional Dr. Hélio Anjos Ortiz. Também nos bairros em pontos previamente considerados estratégicos, existentes nos bairros São Luiz, bairro São Francisco, bairro Bom Jesus, bairro da Balança, empresa madeireira Brochmann, Polis e ainda, na própria sede do Departamento de Saúde e Assistência Social.

Na gestão do prefeito Armando Costa foi mapeado e trabalhado exaustivamente para solucionar um problema antigo de Curitibanos, havia no centro da cidade, um número significativo de menores de ambos os sexos, que perambulavam, mendigando, demonstrando dessa forma, as necessidades básicas de saúde, alimentação e educação. Foram identificadas as famílias desses menores, às quais foram atendidas no sentido de possibilitar o desenvolvimento do núcleo familiar, compatíveis e aceitáveis para os padrões estabelecidos e prescritos na Constituição Federal.

A carência alimentar familiar entre a população de baixa renda foi comprovada. Medidas foram implantadas, como a construção de hortas nas unidades educacionais, produzindo, dessa forma, hortaliças saudáveis. Mudas dessas hortaliças também foram distribuídas para a população de baixa renda, proporcionando, a cultura de hortas domésticas. Todo o excesso de hortaliças não absorvido ou consumido, era doado para reforço e uso no Hospital Regional de Curitibanos.

O Departamento de Saúde e Assistência Social da gestão do prefeito Armando Costa foi fundamental para que Curitibanos entrasse numa nova fase de desenvolvimento social. Foram também realizados atendimentos médicos diários a indigentes e pessoas de baixa renda, com auxílio assistencial de tratamento médico, auxílio alimentício, auxílio em caso de funerais, com o fornecimento de urnas funerárias. Para essas pessoas, ainda houve auxílio de orientações judiciais, aviamento de receitas médicas e fornecimento de vestuários.

Nos bairros e Distritos foram criados os “Clubes de Mães”, onde estiveram envolvidas cerca de 300 mulheres (mães) carentes, onde aprenderam a desenvolver trabalhos de bordado e confecções com lã.

Seis ambulatórios médicos foram instalados na gestão do prefeito Armando Costa em Curitibanos. Os bairros contemplados foram: bairro da Balança, São José, São Luiz, São Francisco, além dos Distritos de São Cristóvão do Sul e Frei Rogério.

A Secretaria de Obras, Viação e Urbanismo, com as suas divisões internas de estradas de rodagens e produção industrial, teve a sua oficina mecânica adequadamente instalada e modernizada para melhor atender a comunidade. O objetivo da maior prioridade desta Secretaria era a melhoria das condições de trafegar pelos bairros e estradas do interior do município. Antes do seu funcionamento pleno, houve a necessidade de uma reforma geral em seus equipamentos, para isso, a prefeitura contratou novos mecânicos, que reformaram as velhas máquinas, tornando-as utilizáveis. Dentre essas, estavam inoperantes quatro motoniveladoras (patrolas) e um trator de esteiras. Foram adquiridos quatro caminhões basculantes, uma retroescavadeira e duas motoniveladoras.

No ano de 1983, graves enchentes assolaram o estado de Santa Catarina. O município de Curitibanos também foi atingido pelas intensas chuvas, com registros de várias ocorrências, desde a falta de comunicação, energia elétrica e casas destelhadas. Apesar de poucos recursos externos, a Prefeitura conseguiu recuperar as pontes e pontilhões que foram destruídos pelas intensas águas. As novas pontes receberam bases sólidas de pedra e concreto para poderem resistir às próximas enchentes. Foram também construídos e reconstruídos dezenas metros de bueiros dimensionados para resistirem ao tempo.

O trabalho de revestimento primário das estradas e  a pavimentação das ruas permitiram o tráfego de veículos em qualquer condição climática. Em alguns casos anteriores, em alguns locais, somente com correntes ou com tracionamento nas quatro rodas era possível transitar. O cascalhamento ajudou bastante, pois os alunos que antes caminhavam quilômetros em estradas de barro, após a gestão do prefeito Armando Costa, puderam ser servidos com ônibus. Esse resultado se deu de forma positiva, pela aquisição de cinco novas cascalheiras que forneceram o cascalho necessário para as estradas vicinais do interior. Antes, na gestão anterior, tinha apenas uma cascalheira. Na gestão do MDB, com Armando Costa, funcionaram seis cascalheiras. O serviço de cascalhamento nas estradas não só ajudou e favoreceu os estudantes, mas, também, os produtores rurais, granjeiros, produtores de suínos, pecuaristas e agricultores foram favorecidos.

Na área urbana do município e dos Distritos existentes na época, ruas foram alargadas e revestidas. A pavimentação atingiu a marca de 20 mil metros quadrados. Foram construídas áreas de lazer, como a Praça Dr. Alziro Motta dos Santos. Seria necessário um grosso volume para escrever a singularidade da gestão de Armando Costa.

Após entregar a sua cadeira de chefe do poder executivo local, Armando recolheu-se aos seus afazeres particulares, não deixando de contribuir sempre que alguém o procurava, com ideias e conselhos. Tinha uma frase que ele gostava muito que dizia: “é nas derrotas e nas mais humildes profissões que alcançamos os maiores índices de crescimento”.

As suas melhores recordações remetiam à época em que foi leiteiro (entregador de leite), e também, quando sofreu uma derrota como candidato à presidência da Cooperativa à qual era filiado.

Armando Costa casou-se no dia 5 de dezembro de 1968, com Marilúcia da Silva. Do casamento, nasceram três filhos: Dhébora da Silva Costa, Rodrigo Costa e Thamara Silva da Costa.

Após lutar bravamente contra uma enfermidade, faleceu no dia 11 de dezembro de 2021. Seu sepultamento ocorreu no dia 12 no cemitério municipal São Francisco de Assis de Curitibanos. A prefeitura municipal emitiu uma “Nota de Pesar”, onde se lia, “Armando Costa foi um dos ícones da história curitibanense e esteve presente em vários momentos importantes de Curitibanos. Nossa cidade perde uma das lideranças políticas que contribuiu efetivamente com o desenvolvimento de nosso município”.

Na 64ª Sessão Ordinária do segundo período, foi apresentado o "Pedido de Pesar n.º 36/2021", de autoria do Vereador Giancarlo Almeida Schveitzer. Os demais vereadores da Câmara Municipal de Curitibanos deliberaram em plenário algumas lembranças da vida de Armando Costa.



Referência para o Texto:



Curitibanos — Nota e Pesar. Prefeitura Municipal de Curitibanos. Facebook. On-line: disponível em: https://pt-br.facebook.com/prefeituradecuritibanos/


Funerária Nossa Senhora Aparecida. Nota de Falecimento. Facebook. On-line: disponível em: https://www.facebook.com/funeraria.nossasenhoraaparecida/?tn-str=k*F


GUIDI, José Antonio. Dados fornecidos (1985). Texto encontrado nos arquivos do Museu Histórico Antônio Granemann de Souza de Curitibanos


Lista de Prefeitos de Curitibanos. Portal Wikipedia. On line: Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_prefeitos_de_Curitibanos


Morre a ex-prefeita de Curitibanos, Marilúcia da Silva Costa. On line: Disponível em: https://portalcoroado.com.br/home/2019/09/25/morre-ex-prefeita-de-curitibanos-marilucia-silva-da-costa/


POPINHAKI, Antonio Carlos. Marilúcia da Silva Costa. Blog Curitibanenses. On-line: disponível em: http://curitibanenses.blogspot.com/2021/09/marilucia-da-silva-costa.html


RAMOS, Tatiana. Morre ex-prefeita de Curitibanos. A Semana. On-line: disponível em: https://asemanacuritibanos.com.br/not%C3%ADcias/2.1200/morre-ex-prefeita-de-curitibanos-maril%C3%BAcia-silva-da-costa-1.2169234

Nenhum comentário:

Postar um comentário