segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Irmã Irene


Texto de Antonio Carlos Popinhaki


Irmã Irene, o nome dado ao Centro de Educação Infantil, localizado no bairro Getúlio Vargas, em Curitibanos, foi uma homenagem para uma das três primeiras freiras católicas que se estabeleceram no município, com a finalidade de contribuir com a educação formal dos filhos dos curitibanenses.

Uma das maiores marcas da gestão do então prefeito Antônio Granemann de Souza (1930 — 1935), foi a instalação em Curitibanos, da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria. O prefeito se reuniu com Frei Justino Girardi para deliberar sobre a possibilidade de Curitibanos abrigar um educandário para o curso primário. Na reunião, com a presença de outras autoridades da época, foram aconselhados a pedir ao Bispo Diocesano Dom Daniel Hostin, com intenções de que em Curitibanos pudesse ser instalado um educandário de prestígio e renome, onde os filhos da terra pudessem estudar conteúdos de qualidade, sendo competitivos com qualquer estudante de outros centros. O pedido do prefeito Antônio Granemann de Souza foi prontamente atendido pelo Bispo, que deu encaminhamento dentro dos trâmites legais da Igreja Católica. Dom Daniel Hostin pediu à Madre Provincial da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria da Província Menino Jesus, com sede em Curitiba, para enviar freiras (Irmãs), para trabalhar em Curitibanos.

Na época, a pequena cidade era muito interiorana e de difícil acesso, as estradas eram rudimentares e quase intransitáveis, a estrada de ferro não chegara até a sede do município, forçando qualquer pessoa a locovover-se em carroças, cavalos e mulas. Alguns, para viajar a outros centros maiores, se utilizavam da ferrovia, que estava a um ou dois dias, conforme o meio de transporte, embarcavam em Capinzal ou em Caçador. Mesmo assim, na pequena cidade de Curitibanos, havia uma escola paroquial mantida pelos padres. Frei Justino Girardi chegou em Curitibanos no ano de 1932 com a finalidade de reabrir a Paróquia, que estava com as atividades quase que paralisadas há mais de uma década, principalmente pela invasão e ataque dos fanáticos, durante o conflito social denominado “Guerra do Contestado”, ocorrido em 26 de setembro de 1914, quando 22 casas da vila foram incendiadas, incluindo a sede da Superintendência Municipal.

A Madre Provincial atendeu o pedido do Bispo, enviou para Curitibanos três Irmãs, elas chegaram na pequena cidade no dia 4 de fevereiro de 1933, vindas de Curitiba, Paraná. Tratava-se das três primeiras Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria a se estabelecerem em solo curitibanense. Seus nomes ficaram registrados nos anais da história, não só nos arquivos eclesiásticos católicos, mas também, na história local e regional.

Se chamavam: Irmã Irene Wisniewski, Irmã Felícia Greboge e Irmã Isidora Charnikowska. Tinham como missão, na doutrina católica, de realizar seus trabalhos, servindo a Cristo e à Igreja, conforme os ensinamentos de São Zygmunt Felinski. Quando o padre local, Frei Justino soube da confirmação da vinda dessas freiras, com o povo, preparou uma memorável acolhida. Todos vibraram de alegria, não perdendo tempo em escolher o nome para o novo colégio: “Colégio Santa Teresinha”.

As freiras se instalaram no prédio que era a casa dos antigos padres franciscanos. Com o auxílio da Congregação, iniciaram-se as construções das salas de aula e de um ambiente propício para o funcionamento do grupo escolar. Isso com muito sacrifício, pois na época, não existiam materiais de construção disponíveis, lembrando, que as vias de transporte eram muito precárias, em alguns lugares, sem o mínimo de manutenção.

No mesmo ano de 1933, iniciaram as suas atividades no novo colégio, com a implantação do curso primário de 1.ª a 4.ª série, inicialmente, com 83 alunos. Além do trabalho na escola, essas freiras ajudavam na Igreja e na catequese. A irmã Irene, na ocasião, foi nomeada pela Madre Provincial como a Madre Superiora da comunidade Santa Teresinha, e também, do internato. No colégio, a Irmã Irene trabalhou como professora.

Ela nasceu na cidade de São Mateus do Sul, no interior do Paraná, no dia 28 de agosto de 1902. Era de família humilde, originária da Polônia, viveu com a sua família na localidade denominada “Colônia Taquaral”, interior daquele município. O seu pai chamava-se Estanislau Wisniewski e a sua mãe, Francisca Popenda. A família era grande. Ela tinha mais 14 irmãos e irmãs. Irmã Irene tinha outro nome de batismo, chamava-se civilmente Natalia Irena Wisniewski. Como era costume entre as mulheres que optavam por seguir a vida religiosa, trocarem seu primeiro nome na ocasião em que faziam os primeiros votos religiosos, Natalia optou por ser chamada simplesmente de Irene.

Após o seu período por Curitibanos, e de reconhecidos trabalhos em prol da causa católica, e também, em prol do próximo, no dia 11 de setembro de 1987, com invejáveis 85 anos, Irmã Irene faleceu na Casa Provincial, na cidade de Curitiba.

Entretanto, a pequena cidade de Curitibanos cresceu significativamente, acompanhando o ritmo de cidade do interior. Os curitibanenses não esqueceram da abnegação da valorosa freira. Em 16 de dezembro de 2002, o então prefeito Generino Fontana, através da Lei Ordinária n.º 3554/2002, instituiu e denominou o Centro de Educação Infantil, localizado no Bairro Getúlio Vargas de, “Centro de Educação Infantil Irmã Irene”. No dia 22 de julho de 2015, foram inauguradas as novas e atuais instalações, onde funciona o Centro de Educação Infantil naquele bairro. Trabalho realizado pela equipe do então Secretário de Educação da época, Kleberson Luciano Lima. Por seus valorosos serviços em prol do ensino e da educação curitibanense, o povo o escolheu para ser o novo prefeito de Curitibanos, na subsequente gestão.



Referências para o Texto:



BACELAR, Juvenal Bráulio. Escritos biográficos. Acervo do Museu Histórico Antônio Granemann de Souza. 7 de maio de 1973.


Curitibanos. Lei Ordinária n.º 3554/2002. Institui e denomina "Centro Educacional Infantil"


Informações da Direção do Centro de Educação Infantil Irmã Irene, localizado no Bairro Getúlio Vargas, Curitibanos.


Fotografia fornecida gentilmente por Ir. Leonilda Carmen de Souza, diretora do Centro de Educação Santa Teresinha — CEST.


Lista de Prefeitos de Curitibanos. Portal Wikipédia. On-line: Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_prefeitos_de_Curitibanos


Óbito de Estanislau Wisniewski. Portal FamilySearch. On-line: Disponível em: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:9396-7M9N-BQ?i=94&wc=MHNC-TMQ%3A338931101%2C338931102%2C339819201&cc=2016194


Óbito de Casemiro Wisniewski. Portal FamilySearch. On-line: Disponível em:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:9396-7Q8Q-V?i=262&cc=2016194&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A8JZV-TB6Z


Pesquisa nos escritos e registros da comunidade e da congregação das Irmãs da Sagrada Família de Maria, realizada por Ir. Leonilda Carmen de Souza, diretora do Centro de Educação Santa Teresinha, em outubro de 2021.


POPINHAKI, Antonio Carlos. Antônio Granemann de Souza. ‘Blog’ Curitibanenses. On-line. Disponível em: http://curitibanenses.blogspot.com/2013/07/antonio-granemann-de-souza.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário