quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Leoniza Carvalho Agostini


Texto de Onofre José Carvalho Agostini,
 com adaptações de Antonio Carlos Popinhaki


Leoniza Carlete Lemos Carvalho, nasceu em 18 de setembro de 1941, na localidade de Marombas (à época designada Marombas/Caçador), município de Curitibanos, Santa Catarina. Filha de operários agricultores, Aristides Dias Carvalho (Tide) e Aurora de Andrade Lemos (Dona Lola), cursou a escola primária na Vila de Marombas, onde viveu a sua infância e mocidade até contrair núpcias com Onofre Santo Agostini, em 10 de dezembro de 1960, passando assinar como Leoniza Carvalho Agostini, vindo a residir na sede urbana da cidade de Curitibanos.

Acompanhando os passos do seu esposo, Leoniza se preocupou com os mais pobres e os necessitados, ao ponto de manter sempre presente os seus vínculos com a localidade de nascimento, onde ajudava a todos. Por quase vinte anos manteve o “Natal Solidário do Marombas”, projeto por ela idealizado com o objetivo de proporcionar às crianças e às famílias daquela localidade, um Natal digno, alegre e fraterno, com a distribuição de muitos brinquedos e cestas alimentares.

Com o ingresso de Onofre Santo Agostini na política, elegendo-se Prefeito de Curitibanos em 1974, Leoniza passou a desempenhar, na condição de “Primeira-dama” do município, trabalhos voltados principalmente às questões de assistência social em prol dos menos favorecidos. Neste tópico, cumpre destacar o espírito devotado de Leoniza Carvalho Agostini em ajudar ao próximo, notadamente, no auxílio voluntário, na condução de diversas obras e ações sociais junto à “Rede Feminina de Combate ao Câncer” e, principalmente, na educação especial, com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais — APAE/Curitibanos. No auxílio das ações sociais vinculadas à APAE, Leoniza exerceu com extrema dedicação e afinco o seu trabalho em prol da instituição, colaborando nos projetos e eventos para a adequada estruturação daquela unidade. Por anos ficou conhecida por coordenar a famosa “Barraca da Pescaria”, sensação da criançada e até de adultos, voltada à captação de recursos.

Com a vinda da família para a Capital do Estado em 1982, Leoniza continuou o seu trabalho voltado à assistência social e à educação especial, sendo voluntária perante a Fundação Catarinense de Educação Especial — FCEE, órgão que agregava e administrava as APAEs do Estado. Neste ínterim, concluiu os seus estudos através de Curso Supletivo, em 1987, graduando-se com louvor e mérito.

Seu marido, Onofre Santo Agostini, seguiu o seu projeto político, mas teve sempre o apoio absoluto da sua fiel escudeira, principalmente, quando se elegeu Deputado Estadual em 1990. Mais uma vez, Leoniza Carvalho Agostini manteve-se firme, altiva e atuante nas questões sociais e assistenciais, agora também na área da saúde, desempenhando funções de absoluto destaque junto ao atendimento da população, que vinha à Capital do Estado, buscar consultas médicas, exames, tratamentos, internações e cirurgias, por vezes burocráticos, demorados e onerosos.

Leoniza atendeu muitas pessoas, indistintamente, acolhendo-as e dispensando os cuidados e encaminhamentos necessários. Manteve em sua residência, um verdadeiro “hotel de trânsito”, posto que várias vinham do interior do Estado, na absoluta maioria, pessoas simples e humildes, que não tinham onde ficar com os seus doentes até os encaminhamentos, exames e internações serem realizados. Como uma extensão do Gabinete Parlamentar do seu esposo, essa função de atendimento era coordenada e administrada com grande denodo e carinho por Leoniza, a ponto de sua residência ficar conhecida como “Embaixada da Leoniza” na Capital.

E assim foi a sua atuação como esposa dedicada, mãe amorosa e companheira de trajetória política de Onofre Santo Agostini, que na sequência se reelegeu Deputado Estadual em 1994 e seguintes.

Em 9 de março de 1997, em Florianópolis-SC., vítima de um câncer, aos 56 anos, faleceu Leoniza Carvalho Agostini, deixando o esposo e quatro filhos, Onofre José (Onofrinho), Armando, Roberto (Beto) e Juanita.

Várias homenagens foram prestadas em reconhecimento e agradecimento ao valoroso e dedicado trabalho realizado por Leoniza, destacando-se a “Creche e Centro Social Leoniza Carvalho Agostini” em Laguna e, uma importante via do Município de Ibiam, onde fica a sede da Prefeitura, que também empresta o seu nome.

No Município de Curitibanos, em sua homenagem, um importante e moderno complexo de ensino de primeiro e segundo grau, na localidade de Marombas, leva o nome da sua conterrânea, “Núcleo Municipal do Campo Leoniza Carvalho Agostini”.

De temperamento fácil, acolhedor, com um enorme senso de fraternidade, humildade e simplicidade, assim foi Leoniza Carvalho Agostini, uma mulher batalhadora que fez do voluntariado e dedicação ao próximo a sua missão de vida.

Somente a título de futuras pesquisas, seguem algumas referências legislativas, como forma de homenagem a essa valorosa curitibanense. Através do Decreto n.º 789/1999, de 28 de setembro de 1999, o então prefeito João Gualberto Pereira, da cidade de Laguna, Santa Catarina, criou uma Creche naquela cidade, no loteamento Alagamar, bairro Magalhães, e denominou “Creche e Centro Social Leoniza Carvalho Agostini”. Através da Lei Ordinária n.º 142/2000 de 5 de abril de 2000, o então prefeito Martim Fontana, da cidade de Ibiam, Santa Catarina, denominou uma travessia urbana de “Travessa Leoniza Carvalho Agostini”. Através da Lei Ordinária n.º 3896/2006 de 26 de junho de 2006, o então prefeito Wanderley Teodoro Agostini denominou a Escola Pública Municipal localizada no distrito de Marombas-Bossardi de “Escola Pública Municipal Leoniza Carvalho Agostini”, transformada posteriormente em “Núcleo Municipal do Campo Leoniza Carvalho Agostini”.



Referências para o texto:



ALVES, Sebastião Luiz. (1960) Casamento de Onofre e Leoniza. Portal Facebook. On line. Disponível em: https://www.facebook.com/memoriasdecuritibanos/posts/2128961427396024


Colaboração de Armando Luciano Carvalho Agostini.


Colaboração de Roberto Fernando Carvalho Agostini.


Colaboração de Juanita Carvalho Agostini.


Colaboração de Maria Roselan Aguiar de Almeida.


Colaboração de André Luiz Nogueira.


Colaboração de Alain Douglas Agostini Antonio.


Ibiam — Lei Ordinária n.º 142/2000 — Denomina travessia.


Casamento de Aristides Dias de Carvalho e Aurora Andrade Lemos. Portal FamilySearch. On line. disponível em: "Brasil, Santa Catarina, Registro Civil, 1850-1999," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6GG1-F6?cc=2016197&wc=MXYG-DP8%3A337701401%2C337701402%2C338497901 : 22 May 2014), Curitibanos > Curitibanos > Matrimônios 1930, Dez-1939, Abr > image 224 of 237; cartórios no estado de Santa Catarina (city registration offices), Santa Catarina.


Laguna — Decreto n.º 789/1999 — Cria Creche municipal.


Óbito de Leoniza Carvalho Agostini. Portal FamilySearch. On line. Disponível em: "Brasil, Santa Catarina, Registro Civil, 1850-1999", database with images, FamilySearch (https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:85BY-ZYW2 : 27 December 2020), Leoniza Carvalho Agustini, 1997.


Onofre Agostini. Biografias. Memória Política de Santa Catarina. on line: Disponível em: http://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/753-Onofre_Agostini

Nenhum comentário:

Postar um comentário