segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Paulo Caramuru Ferreira


Texto de Antonio Carlos Popinhaki


Paulo Caramuru Ferreira nasceu na cidade de Bom Retiro, interior de Santa Catarina, no dia 3 de setembro de 1943. Seus pais se chamavam Turíbio Laurentino Ferreira e Maria Borges Ferreira. Ainda em tenra idade, com apenas 8 anos, foi-lhe apresentada as primeiras tarefas a título de trabalho, dessa forma, ajudou a família em pequenos serviços da agricultura familiar. Quando completou 16 anos, arrumou um emprego numa oficina mecânica, local onde aprendeu a profissão de mecânico de automóveis, tornando-se especialista em diversas áreas.

A sua chegada em Curitibanos, deu-se quando tinha 18 anos, no ano de 1961. Quem lhe deu o primeiro emprego foi o senhor Wolny Westphal na sua oficina mecânica, localizada na Avenida Rotary. Em 1962, trabalhou na oficina mecânica do senhor Oscar Bigarella. Esses dois primeiros empregos foram informais, onde Paulo adquiriu experiência profissional, o primeiro registro em Carteira de Trabalho foi na empresa “Comércio de Automóveis Curitibanos S.A.”, ocorrido em 1967. Permaneceu nesta empresa até o ano de 1970, depois, trabalhou por pouco tempo na oficina da concessionária Volkswagen de Curitibanos: a Auto França Ltda.

Paulo Caramuru Ferreira era um homem de visão e um empreendedor nato. Após ter trabalhado como empregado nas empresas já citadas, antes que terminasse o ano de 1970, abriu seu próprio negócio, a sua própria oficina mecânica e de chapeação, localizada na Avenida Salomão Carneiro de Almeida, ao lado da loja D’Agostini Auto Peças. Não demorou muito, Paulo, com olhar cirúrgico, percebeu a necessidade e a dificuldade da população de Curitibanos no quesito mobilidade urbana. Percebeu ainda a falta de uma estrutura de transporte coletivo que atendesse a demanda, dessa forma, adquiriu uma Kombi, ano 1959, começando assim, com o oferecimento dos serviços de transporte coletivo em Curitibanos. Aqui vale o registro de que ele não foi o primeiro a explorar essa atividade, pois antes, no final da década de 1960, outro homem explorou esses serviços, o senhor Jacinto Perez de Meira. Logo, Paulo adquiriu outra Kombi, pois a demanda era maior do que a oferta. Ele tinha orgulho desse tempo, exibia a todos, invariavelmente, a fotografia que depois virou quadro, onde estava ele, os motoristas e as duas Kombis pintadas de vermelho e azul com os dizeres estampados “Circular”.

Apesar da atividade de exploração do transporte coletivo, Paulo Caramuru continuou com a oficina mecânica até o ano de 1975, quando deu baixa da empresa. Ele era casado pelo regime de Comunhão Universal de Bens, com Ione Terezinha Vilani, que depois do casamento, passou a assinar como Ione Terezinha Ferreira. Desse casamento, nasceram 4 filhas. Paulo ainda teve um filho, resultado do seu segundo casamento.

Paulo e Ione trabalharam com afinco na empresa de transportes coletivos. No ano de 1973, fundaram a Auto Viação Caramuru Ltda., um ano depois, adquiriram o primeiro ônibus, ao qual colocaram, pintado, o número 4 da frota. Em 1975, o casal adquiriu uma casa no conjunto habitacional Cruzeiro do Sul, depois, chamado unicamente de COHAB I. Lá, se estabeleceram com a residência e a empresa, fazendo parte do crescimento pessoal, profissional, empresarial e comunitário do local. Foram muitas viagens, como excursões ao Paraguai, transporte coletivo de final de semana para “a praia do Pedro Manco”, depois, Recanto Dona Elvira, viagens de turismo, de retiros espirituais para igrejas e entidades organizadas de Curitibanos e região.

Paulo Caramuru, orgulhava-se de ser um incentivador do primeiro emprego aos jovens, por essa razão, contratava jovens para as atividades de cobrador dentro dos ônibus. Conforme os anos avançaram, a Auto Viação Caramuru Ltda. cresceu e acompanhou o progresso de Curitibanos. Paulo, sempre atento aos anseios da comunidade, tornou-se, de forma eletiva, o Presidente do Conselho Comunitário Cruzeiro do Sul, cargo que ocupou por 20 anos. Sempre lutando pelas reivindicações dos moradores do local. Também, foi membro do Rotary de Curitibanos. 

No ano de 1980, foi convidado pelos senhores Armando Costa e Ulysses Gaboardi Filho para filiar-se ao partido político Movimento Democrático Brasileiro — MDB. Naquele tempo, havia uma sequência de mandatos da Aliança Renovadora Nacional — ARENA em Curitibanos, o MDB era considerado um partido de esquerda ou de oposição ao regime militar, que favorecia a ARENA, com a maioria absoluta de candidatos e filiados políticos. Aceito o convite, Paulo filiou-se ao MDB de Curitibanos. Ele presenciou a vitória de Armando Costa em 1982, desbancando a hegemonia da ARENA na cidade. Em 1988, Paulo Caramuru Ferreira concorreu a uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos, eleito com 523 votos. Tomou posse em 1.º de janeiro de 1989 para uma gestão de 4 anos naquela casa legislativa. Dessa forma, como vereador, teve a oportunidade de mostrar maior empenho em prol dos menos favorecidos, principalmente, os moradores da COHAB I, local que ficou oficialmente conhecido como seu reduto eleitoral. O ex-vereador Waldir Piccoli, informou que naquela gestão havia muitos vereadores graduados, com diploma de curso superior, mas que Paulo Caramuru Ferreira, por não ter um diploma de curso superior, em momento algum sentiu-se inferiorizado ou constrangido nos acalorados debates realizados no plenário da Câmara. Em 15 de dezembro de 1992, juntamente com seus pares, foi um dos responsáveis pela criação, aprovação e promulgação do Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Curitibanos.

Nos anos de 1997 e 1998, Paulo Caramuru, ou simplesmente, Paulinho, como ficou conhecido por muitos, assumiu a presidência do Partido do Movimento Democrático Brasileiro — PMDB de Curitibanos, após sair-se vitorioso na chapa proposta na Convenção do Diretório Municipal do Partido. No domingo, 1.º de outubro de 2000, houve eleições gerais para escolha dos prefeitos e vereadores nas cidades brasileiras, uma das incríveis coincidências ocorreu em Curitibanos. O prefeito que venceu foi Generino Fontana, com a diferença de 1082 votos para o segundo colocado. Nesse pleito, Paulo Caramuru foi o vereador mais votado, conseguindo exatamente 1082 votos, o mesmo número de votos da diferença do prefeito eleito. A data da posse foi em 1.º de janeiro de 2001.

No ano de 2001, vendeu parte da Auto Viação Caramuru Ltda., para uma empresa da cidade de Chapecó, deixando uma das filhas na diretoria e administração em Curitibanos. Dessa forma, a população moradora da cidade de Curitibanos passou a ter novos e modernos ônibus, que atenderam plenamente a todos, inclusive às empresas que tinham sedes mais afastadas do centro urbano.

No dia 13 de maio de 2016, através da promulgação do Decreto Legislativo n.º 0002/2016, foi concedido o Título de Cidadão Curitibanense a Paulo Caramuru Ferreira pelos relevantes serviços prestados à comunidade de Curitibanos. A placa de homenagem lhe foi entregue numa Sessão Solene especialmente marcada para aquele fim. Dessa forma, o município deu a esse homem, o devido reconhecimento a que lhe pertence.

Na noite do dia 19 de janeiro de 2023, após lutar contra uma enfermidade, faleceu, deixando saudades aos familiares e aos amigos que conviveram e o conheceram em vida. O velório ocorreu nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores, sendo o corpo sepultado no Cemitério Municipal São Francisco de Assis em Curitibanos.



Referências para o texto:


Com informações de Airton Buck


Com informações de Jace Perez


Com informações de Waldir Piccoli


Curitibanos — Projeto de Decreto Legislativo n.º 0002/2016, concede título.


Curitibanos — Diário Oficial da Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos/SC. Edição n.º 12 de Quarta-Feira, 25 de maio de 2016, página 1 de 2.


Curitibanos — Resolução n.º 13/1992. Dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos.


Fotografia do acervo familiar de Paulo Caramuru Ferreira.


Fotografia: panfleto da campanha de 2012.


Generino vence as eleições com 1.082 votos. Jornal A Semana, Curitibanos, 07 a 13 de outubro de 2000, p.14.


Histórico pessoal apresentado na Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos em 13 de maio de 2016, ocasião em que foi-lhe concedido o Título de Cidadão Curitibanense.


O empresário Paulo Caramuru Ferreira é o presidente do PMDB. Jornal A Semana, 1997, p. 3 — Recorte da pasta digital da Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos.


POPINHAKI, Antonio Carlos. Wolny Westphal. Blog curitibanenses. On-line, disponível em: http://curitibanenses.blogspot.com/2021/09/wolny-westphal.html


RAMOS, Tatiana. Desenvolvimento Popular. Portal A Semana On-line de 18 de junho de 2010. On-line, disponível em: https://asemanacuritibanos.com.br/curitibanos/desenvolvimento-popular-1-1624369/


WESTPHAL, Renata. Morre ex-vereador de Curitibanos Paulinho Caramuru. Portal A Semana On-line de 20 de janeiro de 2023. On-line, disponível em: https://asemanacuritibanos.com.br/geral/morre-ex-vereador-de-curitibanos-paulo-caramuru/

Nenhum comentário:

Postar um comentário