Texto de Antonio Carlos Popinhaki
No dia 15 de abril do ano de 1960, na cidade de Curitibanos, nasceu Luiz Carlos Fontana, que seria conhecido por muitos como “Figura”. Seus pais se chamavam Luiz Fontana e Ivanir Moreira Fontana. Cresceu na sua terra natal, onde cursou o antigo primário, equivalente hoje ao Ensino Fundamental e o Ginásio, equivalente ao Ensino Médio, na Escola Isolada Fazenda Boa Vista, tendo como professor, Lauro Valêncio da Silva, no interior de Curitibanos, próximo à localidade do Xaxim, onde a família residia. Depois, estudou no antigo Colégio Comercial Cardeal Câmara, em Curitibanos.
Conforme informações da família, na sua infância, era um menino normal, destacando-se dos demais colegas por suas peraltices. "Era muito peralta, com brincadeiras sadias de outrora", informou a sua irmã Ana Lúcia. Quando cresceu, casou-se no dia 19 de março de 1996 com a jovem Verônica Aparecida Kraus, natural de Campos Novos, de 16 anos. Ela era filha do casal Fermino Kraus e Dominga Cittadin Kraus. Do casamento, nasceram dois filhos, no dia 27 de outubro de 1983, nasceu Guilherme Fontana, e no dia 23 de março de 1999, nasceu Annelise Fontana. O casamento durou até o ano de 2004, quando houve a separação. Foi no mesmo ano em que se candidatou a uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos.
Antes, a sua trajetória profissional passou por várias instituições, a começar pela sua primeira contratação com carteira assinada no Banco Brasileiro de Descontos S.A. — BRADESCO, ocorrida em 15 de fevereiro de 1977. Naquela instituição bancária, trabalhou como escriturário por exatos três anos. Depois, trabalhou como “Auxiliar de Escritório”, na antiga Cooperativa Regional Agropecuária do Planalto Catarinense — COOPERPLAC, de 2 de maio de 1980 a 5 de abril de 1982. Naquele mesmo ano, trabalhou por 8 meses como contratado para o Banco do Brasil S.A. Em 1º de agosto de 1983, foi admitido no UNIBANCO — União de Bancos Brasileiros S.A., para exercer as atividades como caixa da agência de Curitibanos. Com o dinheiro do seu primeiro salário, Luiz comprou um par de brincos de ouro e presenteou a sua mãe, que os usava com carinho. Naquele serviço, permaneceu por um ano. Em 1º de agosto de 1984, foi admitido como “Auxiliar Técnico de Serviço de Campo” no Departamento de Estradas de Rodagem de Santa Catarina — DER — 7ª Residência. Em 1º de março de 2001, começou a trabalhar na Prefeitura Municipal de Curitibanos, desligando-se no dia 31 de dezembro do mesmo ano. No ano seguinte (2002), mais precisamente no dia 2 de janeiro, foi recontratado para exercer as funções de Diretor Adjunto de Habitação, cargo que exerceu até 3 de fevereiro de 2003. Em maio de 2002, fez a inscrição para o Concurso Público da prefeitura de Curitibanos, na função de Agente Administrativo, aprovado e chamado para exercer posteriormente as funções como funcionário público efetivo.
No ano de 2004, filiado ao Partido Democrático Trabalhista — PDT, concorreu a uma vaga na Câmara de Vereadores de Curitibanos, conseguindo 716 votos e eleger-se na chapa da coligação “Todos por Curitibanos”, que tinha cinco partidos juntos. Na Câmara de Vereadores, foi atuante e decisivo em várias ocasiões, com argumentos marcantes e memoráveis nos acalorados debates ocorridos nas sessões ordinárias e extraordinárias. Participou durante vários dias do mês de maio de 2007, em Brasília, do Encontro Nacional de Vereadores, onde representou a Câmara de Curitibanos na “Marcha a Brasília”.
Em julho de 2007, Luiz Carlos conheceu a jovem Cleidiane Alves, filha de Waldir Luiz Alves e Lair Teresinha Vanelli Alves, com quem teve um romance de 10 meses meio oculto, tornando público em maio de 2008, quando o casal optou por morar juntos. Depois de 4 anos, Cleidiane engravidou, nascendo no dia 19 de abril de 2011, a terceira filha de Luiz Carlos, à qual chamou de Valentina Fontana.
Em 2009, após findar a sua gestão na casa legislativa, Luiz Carlos Fontana retornou aos afazeres burocráticos da Prefeitura Municipal de Curitibanos, trabalhando em diversos setores como Agente Administrativo. No dia 13 de fevereiro de 2013, através da Portaria Municipal n.º 255/2013, o então prefeito José Antonio Guidi, designou o servidor Municipal para um cargo de função gratificada, de Coordenador de Arquivo e Patrimônio Histórico do Museu Histórico Antônio Granemann de Souza, local que trabalhou até a data de sua morte.
Luiz Carlos Fontana tinha bom gosto pelas tradições gaúchas, uma vez que seus antepassados vieram do Rio Grande do Sul para fazer de Curitibanos, seus lares. Em 1989 foi fundado por Altamir Carvalho Goetten, o CTG Pouso do Tropeiro, um dos mais antigos de Curitibanos. Altamir foi o primeiro “Patrão” desse Centro. Paralelamente, Luiz Carlos Fontana foi o primeiro “Patrão” do Centro de Tradição Gaúcha Claudino Fontana, outro CTG curitibanense fundado pouco tempo depois. De acordo com Generino Fontana Júnior, o “Compadre”, primo de Luiz Carlos: “O CTG Claudino Fontana era formado apenas por netos do meu avô, que dava nome ao Centro, mas no início dos anos 90 o Movimento Tradicionalista Gaúcho de SC (MTG-SC) exigiu que para ser um CTG era preciso contar com sede campeira e artística, nós tínhamos a sede campeira e o CTG Pouso do Tropeiro, fundado por Altamir Carvalho Goetten (In memoriam) tinha a sede artística, por isso, nos tornamos apenas um CTG e continuamos com o nome Pouso do Tropeiro”. Dessa forma, fundiram-se os dois Centros, permanecendo o nome do mais antigo.
Através do Projeto de Lei Legislativo n.º 35/2016, de autoria do então vereador Sidnei Furlan, do Partido dos Trabalhadores — PT, foi apresentado para deliberação no plenário da Câmara Municipal de Vereadores a intenção de denominar de “Vereador Luiz Carlos Fontana” a nova cancha de laço a ser construída no município. O Projeto foi aprovado e tornou-se a Lei Ordinária Municipal n.º 5862/2016, sancionada pelo prefeito José Antonio Guidi em 16 de dezembro de 2016. A cancha foi construída no Parque Pouso dos Tropeiros e sua inauguração ocorreu no último dia das festividades de rodeios de laço, nos dias 13 a 15 de janeiro de 2023, na gestão do prefeito Kleberson Luciano Lima. Uma justa homenagem para esse personagem que ajudou a construir a história de Curitibanos, com o seu trabalho, a sua determinação e exemplo.
A narrativa do seu falecimento deu-se da seguinte forma: no natal de 2014, esteve com a família Fontana comemorando aquela data especial. No dia seguinte, 26 de dezembro de 2014, pela manhã, avisou os familiares que ele se encarregaria de fazer o almoço, entretanto, logo pela manhã, reclamou de fortes dores no peito. Como as dores persistiram e tornaram-se demasiadas incômodas, o seu sobrinho, “Birinha”, levou-o à Emergência do Hospital Hélio Anjos Ortiz de Curitibanos. Chegando no local, na porta do setor de emergência, aconteceu a primeira parada cardíaca. O médico plantonista, Carlos Enrique Garcia Langer, conseguiu reanimá-lo. Depois de 30 minutos, quando, aparentemente, estava normal, conversando com várias pessoas do Hospital, sofreu nova parada cardíaca. Novamente, o médico conseguiu reanimá-lo. Por volta das 13 horas, nova parada cardíaca o levou a óbito.
Luiz Carlos Fontana deixou amigos e familiares que o estimavam muito. No Museu Histórico Antônio Granemann de Souza, local que ele gostava muito de trabalhar, há algumas peças no acervo doadas por ele.
Referências para o texto:
Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Curitibanos
Curitibanos — Portaria Municipal n.º 255/2013 — Designa Servidor Municipal para o exercício de função gratificada.
Curitibanos — Projeto de Lei Legislativo n.º 35/2016, denomina Cancha de Laço.
Curitibanos — Lei Ordinária Municipal n.º 5862/2016, denomina Cancha de Laço.
Com informações de Ana Lúcia Fontana.
Com informações de André Lucio Fontana Goetten.
Com informações de Cleidiane Alves.
Com informações de Generino Fontana Júnior.
Arquivos da Prefeitura Municipal de Curitibanos.
Tribunal Regional Eleitoral-SC — TRE. Resultado de eleições anteriores.
POPINHAKI, Antonio Carlos. Paulo Roberto Fontana. Blog Curitibanenses. On-line, disponível em: https://curitibanenses.blogspot.com/2022/10/paulo-roberto-fontana.html
WESTPHAL, Renata. I Rodeio da Integração inicia hoje (13), no Parque Pouso do Tropeiro. Portal A Semana On-line. On-line, disponível em: https://asemanacuritibanos.com.br/featured/i-rodeio-da-integracao-inicia-hoje-13-no-parque-pouso-do-tropeiro/
Nenhum comentário:
Postar um comentário