sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Orlando Mendes


Texto de Antonio Carlos Popinhaki


Orlando Mendes, conforme o seu atestado de óbito, nasceu na cidade vizinha de Campos Novos, no dia 19 de setembro de 1924. Seus pais se chamavam Antonio Mendes e Emília Ferreira. No dia 25 de outubro de 1947, na cidade de Caçador, Santa Catarina, casou-se com Izabel Rodrigues. Nessa ocasião, ele declarou que a sua profissão era mecânico e que tinha 23 anos. Um fato curioso é que no registro do casamento aponta que o local do seu nascimento é Videira, e não Campos Novos como diz no atestado de óbito. Do casamento, nasceram três filhas, que se chamam Nilse, Roseni e Vilzenir. Iniciou as suas atividades profissionais como torneiro-mecânico na cidade de Caçador. 

Nos anos da década de 1950, a região de Curitibanos foi importante polo para a implantação de serrarias e indústrias ligadas ao setor de manufaturados da madeira. Orlando, como empreendedor e já um torneiro-mecânico profissional, inclusive de desempenho exemplar, viu a oportunidade de mudar-se para Curitibanos, pois o local já abrigava 168 serrarias no seu então vasto território. Essa quantidade de empresas ligadas à serragem de toras, principalmente de araucárias ou pinheiros, despertou em Orlando a ideia de montar um negócio próprio. Mudou-se de Caçador com a família e se instalou na Rua Simpliciano Rodrigues de Almeida, 78, onde atualmente, estão construídas as instalações prediais do Colégio JK.

As atividades da empresa Mendes & Cia. Ltda. iniciaram-se em janeiro de 1956, com os serviços de consertos de peças e serviços prestados, principalmente para as madeireiras locais. A empresa era, na verdade, uma pequena oficina de mecânica industrial, abrigada numa rústica casa de madeira da época.

Orlando sempre lembrava que o primeiro ferro derretido em Curitibanos, que se tem registro, foi executado por ele, após a sua dedicação e perseverança. Para tal serviço, ele usou um forno a óleo, onde fundiu dentro de um cadinho (vaso especial utilizado para a fundição de minérios), o primeiro metal, transformado na primeira peça metálica construída 100% em solo curitibanense.

Contabilizando em seu currículo pessoal o aprendizado e a experiência adquirida nos serviços de fabricação de peças e na execução de serviços de manutenção das máquinas industriais, o empreendedor Orlando, como sempre, decidiu romper uma nova barreira profissional. Começou a fabricar máquinas para serrar madeiras. Como estava no lugar certo e no tempo exato, após alguns anos, percebendo que o negócio dera certo e que o espaço era pequeno, em 1965, iniciou-se a construção de um novo e amplo prédio na Rua Coronel Vidal Ramos, 820, local onde estão edificadas as instalações da empresa A.T. Construções.

Com o passar de mais alguns anos, ampliando com novas tecnologias e inovando sempre, a empresa Mendes & Cia. Ltda., cresceu, atendendo a demanda de mercado de outros estados. Com isso, surgiu a necessidade de ampliar novamente. Precisavam de uma área maior para a fabricação das máquinas, com os recursos necessários que não podiam dispor no atual endereço. Mais uma vez, o senhor Orlando Mendes, com visão futurística de progresso e expansão, adquiriu no ano de 1972, uma área para a instalação da indústria, às margens da recém-aberta BR-470. Ele lembrava que a rodovia federal ainda estava em fase de terraplanagem.

No ano de 1973 foi construído um barracão para a parte de fundição de metais e fabricação de peças. Em 1975, uma nova fábrica de máquinas começou a funcionar no novo local, que ficava na margem Sul de Curitibanos. No ano de 1978, a empresa Mendes & Cia. Ltda., registrou a sua primeira venda feita para o mercado externo, venderam uma máquina para a Guatemala. Essa venda foi a primeira de uma série ininterrupta de vendas externas, levando o nome de Curitibanos para além-fronteiras. A marca “Mendes”, na indústria madeireira, é hoje, considerada uma das melhores existentes no mercado.

Orlando Mendes, no ano de 1982, acometido por uma doença cardíaca, foi obrigado a se afastar das suas atividades na empresa que ele criou. No dia 19 de novembro de 1986, após lutar bravamente por quatro anos e de se submeter a tratamentos cardiovasculares, às 16 horas, com 62 anos, faleceu em Curitiba, Paraná.

Deixou um legado de empreendedorismo, conhecimento, honestidade e de valor reconhecido por todos os que o conheceram. A empresa que nasceu numa rústica casa de madeira, hoje (2021) está em pleno desenvolvimento, finalizando uma nova fábrica, seguindo os princípios do seu fundador. A marca “Mendes” ainda é um orgulho para os curitibanenses. A empresa está sob o comando dos seus sucessores, com os mesmos ideais do seu fundador.

No dia 21 de novembro de 2014, através da Lei Ordinária n.º 5334/2014, o então prefeito José Antonio Guidi denominou uma rua da cidade de Curitibanos de Rua Orlando Mendes.

No dia 7 de outubro de 2021, através do Projeto de Lei do Legislativo n.º 58/2021 proposto pelo vereador Jurandir de Matos, após deliberação em plenário, foi aprovada a denominação do novo “parque industrial” curitibanense de “Parque Industrial Orlando Mendes”, a área de terras localizada na localidade de Taipinhas, perímetro urbano do município. Como justificativa, foi explanado que Orlando Mendes foi um dos fundadores daquela área industrial, que teve os seus limites ampliados a partir da compra e instalação da empresa Mendes & Cia. Ltda., em 1972/1973.



Referências para o texto:


MENDES, Rodrigo. História — Mendes Máquinas. ‘On-line’: Disponível em: https://mendesmaquinas.com.br/historia/


Cartório de Registro Civil. 3º Ofício de nascimentos, casamentos e óbitos. Curitiba/PR. Óbito nº 27.127 — Fl. 182V — Livro C-34 de registro de óbitos.


Casamento de Orlando Mendes. Portal Family Search. ‘On-line’: Disponível em: "Brasil, Santa Catarina, Registro Civil, 1850-1999", database with images, FamilySearch (https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:85KL-8SN2 : 27 December 2020), Orlando Mendes, 1947.


Curitibanos. Projeto de Lei do Legislativo n.º 58/2021. Denomina “Parque Industrial Orlando Mendes”.


Curitibanos. Lei Ordinária n.º 5334/2014. Denomina Rua Orlando Mendes.


Fotografias disponibilizadas para a ‘internet’ por Rodrigo Mendes Fabris.


Quinquagésima Sessão Ordinária do 2.º Período de 2021, da Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos. ‘On-line’: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SLkOhbSCNkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário