terça-feira, 12 de março de 2024

Archias Ganz

Texto de Antonio Carlos Popinhaki


Archias Ganz nasceu em Curitibanos, estado de Santa Catarina no dia, 25 de dezembro de 1906. Seus pais se chamavam Ricardo Ganz e Mathildes Augusta Colônia. Quatro dias após o seu nascimento, no dia 29 de dezembro de 1906, foi batizado na Igreja católica de Curitibanos. Os padrinhos do batismo foram o casal Henrique Paes de Almeida (Sênior) e sua esposa, dona Felicidade Placedina de Almeida, conforme consta nos registros da própria igreja Imaculada Conceição de Curitibanos (Matriz).

Não sabemos muito sobre a sua educação formal, entretanto, encontramos a anotação no livro de registro civil do Cartório de Curitibanos que informa que no dia 9 de setembro de 1931, casou-se com a bela jovem Ida Bernardoni, filha do casal Paulo Bernardoni e Alzira Bernardoni. Ida tinha, na ocasião do casamento, 18 anos e Archias, 25.

No mês de outubro de 1930, durante o Estado de Sítio, decretado pelo presidente da República Washington Luiz Pereira da Silva, na escolha do novo governante temporário para o estado de Santa Catarina, no caso, o Interventor Federal, Ptolomeu de Assis Brasil, o curitibanense Archias Ganz foi um dos signatários do telegrama de felicitações.

No dia 9 de novembro de 1952, na página 10 do Jornal O Estado, encontramos que Archias Ganz fazia parte do diretório municipal do Partido Político P.S.D. do município de Curitibanos. Em Curitibanos, a sua residência ficava na esquina das ruas Hercílio Luz com a Medeiros Filho, renomeada com o nome de Rua Santa Catarina.

Sua vida foi pautada por suas atividades profissionais exercidas como funcionário público na agência da Coletoria Estadual de Curitibanos. Archias Ganz faleceu num dos leitos do Hospital Santa Isabel, na cidade de Blumenau, no dia 14 de julho de 1953, às 08:35 horas de Coma, apoplexia cerebral, Acidente Vascular Cerebral — AVC. Seu corpo foi trazido para Curitibanos, onde foi velado e sepultado no Cemitério Público Municipal.

Após algum tempo, através da Lei Ordinária Municipal n.º 254/1954, o então prefeito Lauro Antonio da Costa, no uso das suas atribuições, denominou uma via de Curitibanos com o nome de “Rua Archias Ganz”.

Certamente, uma justa homenagem a esse curitibanense que dedicou sua vida profissional em prol da manutenção do serviço público local.



Referências para o Texto:


Curitibanos — Lei Ordinária Municipal n.º 254/1954.


Novo diretório para o P.S.D. Jornal O Estado de Florianópolis, Ano XXXIX, Ed. n.º 11.541. Florianópolis, domingo, 9 de novembro de 1952, p. 10.


Posse do Novo Governo. Jornal República. Florianópolis, domingo, 5 de outubro de 1930, Anno V, número 1.202, p. 1


Com informações de Aldair Goetten de Moraes.


Registro de Batismo na Igreja Católica Imaculada Conceição de Curitibanos.


Registro de Casamento encontrado no livro de registros do Cartório de Registro Civil de Curitibanos.


Registro de Óbito, encontrado no livro de registros do Cartório de Registro Civil de Curitibanos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário