Texto de Antonio Carlos Popinhaki
José Bruno Hartmann nasceu no dia 9 de novembro de 1919 na cidade de Gaurama, Rio Grande do Sul. Seus pais se chamavam, Inácio e Emília Hartmann. Na época do seu nascimento e também, na década de 1920, os chamados “engenhos de serra” para as rústicas serrarias, foram numeradas num total de sete, para seis mil habitantes daquele povoado. Os moradores de Gaurama, definitivamente, nessa época, começaram a explorar desenfreadamente a atividade extrativista da araucária, árvore encontrada abundantemente na região. Foi nesse clima das madeireiras que José cresceu. Mais tarde, precisamente em 27 de dezembro de 1947, numa cidade mais ao sul, em Erebango, também no Rio Grande do Sul, casou-se com a jovem Ilda Barfknecht. Do casamento, um ano depois, nasceu o único filho do casal, ao qual deram o nome de Aderbal José Hartmann. O nome Aderbal foi em homenagem ao governador do estado de Santa Catarina, que na época, se chamava Aderbal Ramos da Silva.
Trabalhando com o que dominava, ou seja, no setor madeireiro, em 1952, José Bruno Hartmann chegou em terras curitibanenses. Ele instalou uma serraria no interior do município, que tão logo foi inaugurada, começou a transformar em tábuas, as enormes toras de araucária. Curitibanos foi palco natural da existência de enormes capões ou florestas dessa nobre árvore, a araucária angustifolia, que por muitos anos foi conhecido por pinheiro.
Por 13 anos, José Bruno Hartmann morou com a sua família em Curitibanos. Foi o tempo necessário para fazer história e participar de forma altruísta e determinada para o desenvolvimento do município. Três anos após ganhar a confiança e a simpatia dos curitibanenses, resolveu se aventurar no campo da política local, candidatando-se a uma cadeira na Câmara Municipal de Vereadores. Foi eleito para a gestão de 1956 até o início de 1960. Numa decisão entre os vereadores eleitos, aclamaram José Bruno Hartmann para ser o Presidente daquela casa legislativa até o ano de 1958.
Na ocasião, também iniciou a sua gestão, o prefeito eleito, o senhor Evaldo Amaral, para o mesmo período. Em 21 de janeiro de 1959, desincompatibilizou-se do cargo de Prefeito Municipal, para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa, como Deputado Estadual. Ocorreu então, na Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos, uma eleição interna e indireta para a escolha do Prefeito. Foi eleito por unanimidade dos Senhores Vereadores, o Senhor José Bruno Hartmann, que cumpriu o mandato de Prefeito Municipal até 30 de janeiro de 1961. Evaldo Amaral entregou, em 13 de janeiro de 1959, a prefeitura de Curitibanos para o senhor José Bruno Hartmann.
José começou então uma brilhante administração de dois anos, movimentando de todas as formas possíveis a economia, o desenvolvimento e o bem-estar dos curitibanenses. A sua esposa, dona Ilda, também esteve atuante, por exemplo, temos registros de que ela, com a professora Célia de Andrade Lemos, com algumas outras senhoras da sociedade curitibanense organizaram a Banda Guarany e um Coral de 4 vozes. Esse recurso musical abrilhantou por certo tempo as missas noturnas da igreja católica Imaculada Conceição de Curitibanos. Também se apresentavam em outros eventos, em épocas comemorativas e feriados.
Ilda Hartmann, Coracy Pires de Almeida, Ida Caramori, Marisa Ogliari, Ana Lúcia Moraes, Mirtes Granemann, Hildegart Novak, Amélia Drissen e outras amigas da sociedade curitibanense, organizaram o mensal “Chá das Zefas”, para discutir os problemas sociais e culturais da comunidade, visando solucioná-los. Hoje podemos saber e divulgar que algumas mulheres que viviam em Curitibanos, contribuíram de forma significante para o desenvolvimento social local.
Vejamos agora algumas obras e leis criadas durante a gestão de José Bruno Hartmann em Curitibanos: Através da Lei Ordinária n.º 403/1959, de 27 de maio de 1959, alterou o nome da localidade “Butiá Verde” para Fraiburgo, em homenagem à família dos primeiros moradores da região, a família Frey que se estabeleceu no local em 1919, atraídos pela atividade de exploração madeireira.
Através da Lei Ordinária n.º 423/1959, garantiu auxílio monetário ao, talvez, maior e melhor time de futebol que Curitibanos já teve, o Independente Atlético Clube, time da primeira divisão do futebol catarinense, que tinha como palco para suas acirradas disputas, o "Alçapão da Baixada", estádio que ficava próximo de onde está instalada a sede da Secretaria de obras e urbanismo da prefeitura de Curitibanos. Na época, o time estava com muitas dificuldades financeiras, pois tinha que viajar constantemente para outras cidades do estado, para disputar as partidas previstas em tabela. Se não fosse a ajuda da Prefeitura Municipal, através do empenho direto do prefeito José Bruno Hartmann, não seria possível manter o time. Na época, o Independente Atlético Clube de Curitibanos foi destaque em todos os meios de comunicação estadual, como um dos mais aguerridos que disputou o campeonato catarinense. Esse time, o Independente Atlético Clube, foi fundado em 8 de fevereiro de 1956, por Orocimbo Caetano da Silva e mais uma dezena de esportistas locais. Tornou-se uma paixão dos curitibanenses da época. O time teve vida até o ano de 1972, quando numa última tentativa de mantê-lo, o então prefeito Hélio Anjos Ortiz, autorizou um subsídio, que se mostrou não suficiente. O time encerrou as atividades no início da década de 1970.
Através da Lei Ordinária n.º 432/1960, de 14 de maio de 1960, mudou o nome pejorativo do logradouro chamado de “Rua dos pobres”, para “Rua Salvador Inácio Pereira”, no bairro São José.
José Bruno Hartmann se preocupava muito com os pobres e menos favorecidos de Curitibanos. Talvez, espelhando-se numa atividade feita na ocasião da eleição de Evaldo Amaral, quando aquele prefeito fez uma enorme churrascada e convidou o povo para o banquete, de tempos em tempos, José mandava abater algumas cabeças de gado e distribuir carne aos “pobres” e pessoas sem recursos financeiros.
Conforme o Edital n.º 2, publicado no jornal Correio Lageano, em 1965 concorreu a uma das chapas como suplente da Diretoria do Sindicato da Indústria de Serrarias, Carpintarias e Tanoarias de Lages e região.
Através da Lei Ordinária n.º 412/1959, de 12 de agosto de 1959, criou o Departamento Municipal de Reclamações, onde eram analisados os anseios do povo curitibanense. Essa lei foi considerada “temporal” e hoje não tem mais efeito prático.
Através da Lei Ordinária n.º 414/1959, de 17 de agosto de 1959, a prefeitura municipal de Curitibanos, concedeu auxílio financeiro para as obras da nova Igreja matriz Imaculada Conceição, inaugurada em 1964.
Devido a grande simpatia e notoriedade, José Bruno Hartmann foi eleito Presidente da Associação Empresarial de Curitibanos — ACIC, no período de 1964 até 1966.
Quando encerrou as suas atividades à frente da chefia do Poder Executivo curitibanense, em 1961, José Bruno Hartmann permaneceu em Curitibanos com a sua família e a atividade empresarial até o ano de 1965, ano em que optaram pela mudança definitiva para a cidade vizinha de Lages. Faleceu naquela cidade, em 12 de maio de 1998, com 78 anos. Foi sepultado ao lado da esposa no cemitério Parque da Saudade.
Referências para o texto:
Curitibanos. Lei Ordinária nº 403/1959, de 27 de maio de 1959. Altera o nome de localidade.
Curitibanos. Lei Ordinária nº 412/1959, de 12 de agosto de 1959. Cria o Departamento Municipal de Reclamações.
Curitibanos. Lei Ordinária nº 414/1959, de 17 de agosto de 1959. Concede auxílio financeiro para as obras da nova Igreja matriz Imaculada Conceição.
Curitibanos. Lei Ordinária nº 423/1959, de 16 de novembro de 1959. Concede auxílio financeiro ao independente Atlético Clube.
Curitibanos. Lei Ordinária nº 432/1960, de 14 de maio de 1960. Muda nome de logradouro.
Fotografia: Acervo da família.
Hemeroteca Estadual — Correio Lageano, Ed.112_11_12_1965, ano 26. On line: Disponível em: http://hemeroteca.ciasc.sc.gov.br/correiolageano/1965/ED112_11_12_1965_ANO26.pdf
História do município de Gaurama, RS. On line: Disponível em: https://gaurama.rs.gov.br/site/historia/?pagina=5
Informação histórica do registro da Presidência da Associação Empresarial de Curitibanos — ACIC. On line: disponível em: https://www.facebook.com/memoriasdecuritibanos/photos/a.1519402961685210/1633335563625282
Informações do filho do biografado, senhor Aderbal José Hartamnn.
Informações do neto do biografado, senhor José Bruno Hartmann Neto.
KRUKER, Giovana Aparecida; PEREIRA NETO, Jairo. Memórias de Coracy Pires de Almeida. Thipograf. Curitibanos, 2008.
Lista de prefeitos de Curitibanos. On line: Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_prefeitos_de_Curitibanos
Lista de governadores de Santa Catarina. Portal Wikipédia. On line: disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_governadores_de_Santa_Catarina
POPINHAKI, Antonio Carlos. Célia de Andrade Lemos. Blog Curitibanenses. On line: Disponível em: http://curitibanenses.blogspot.com/2021/08/celia-de-andrade-lemos.html
POPINHAKI, Antonio Carlos. Evaldo Amaral. Blog Curitibanenses. On line: Disponível em: http://curitibanenses.blogspot.com/2013/05/evaldo-amaral.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário