quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Maria Carmen Wordell de Lima


Texto de Ana Maria Lima e Isabela Lima Bento

Maria Carmen Wordell de Lima, nascida em 24 de junho de 1953, em Caçador/SC, mais conhecida como Carmen. Wordell sobrenome de solteira, filha de Lothar Wordell e Josephina Zanon Wordell. Carmen, do latim, significa canção, música e melodia. E assim como a origem de seu nome, Carmen foi melodia e canção para todos ao seu redor, sua família, amigos e conhecidos. A mais adorável melodia em todos os sentidos, boa esposa, excelente mãe, inigualável avó e prestativa aos amigos. Ainda criança, mudou-se com a família para Curitibanos, na localidade Marombas Caçador, sendo sua família uma das primeiras a se estabelecer no local. Na adolescência mudaram-se para a cidade. A primogênita de quatro irmãos, Wilson, Jurema, Wanderley e Roberto. De pai caminhoneiro e mãe dona de casa, Carmen prontamente ingressou no mundo do trabalho em sua juventude, impelida pelo nobre desígnio de contribuir para o sustento de sua família.

Aos 21 anos, casou-se com Antônio dos Santos Lima, tendo três filhos, Kleberson Luciano Lima, Ana Maria Lima e Andréia Luciana dos Santos Lima. Mãe zelosa, cuja dedicação e presença se faziam notar em todos os instantes. O amor que ela devotava aos seus filhos transcendia os limites da mensuração, escapando às fronteiras das palavras adequadas para descrevê-lo plenamente. Carmen, com sua sabedoria maternal, incutia em seus filhos os valores do caráter inabalável, da retidão incorruptível, do respeito incondicional, da empatia genuína e da humildade intrínseca, moldando assim não apenas suas mentes, mas também seus corações, com maestria. Nos preciosos momentos de convívio familiar, Carmen estabelecia, com notável sabedoria, a regra de ouro que proibia qualquer menção aos assuntos alheios, pois, com uma altivez incomparável, argumentava que nossas próprias tribulações já constituíam um fardo suficientemente pesado a demandar nossa atenção. Não seria excessivo afirmar que ela personificava um ser humano singular e inigualável em sua essência. Religiosa veemente, pertenceu à Legião de Maria, servindo de forma voluntária com a finalidade de contribuir para a ação evangelizadora da igreja.

Na comunidade onde residia, Carmen erguia-se como uma figura distinta e incansavelmente diligente. Sua notoriedade transcendia fronteiras, pois sua prestatividade e generosidade eram inextinguíveis. Sem titubear, estendia suas mãos amigas a todos que dela necessitasse, alheia à magnitude das tarefas. Ela desdobrava-se em auxílio, seja nas festividades sagradas da igreja e até mesmo nos instantes mais difíceis vivenciados pelas famílias enlutadas. Carmen nutria o aspirado anseio de tornar-se avó, e, em sua caminhada divina, lhe foi-lhe concedida a graça de compartilhar, ainda que por um lapso efêmero, de apenas um ano, a presença de sua amada neta, Isabela. Esse breve, porém, ardentemente significativo período testemunhou a eclosão de um amor grandioso e inigualável. Posteriormente, após a sua partida, vieram ao mundo outras três notáveis princesinhas, Maria Júlia, Maria Clara e Antônia, destinadas a ser, sem sombra de dúvida, as depositárias de seu afeto infindável. Eram elas, indubitavelmente, as meninas que desvelariam a multiplicação do seu amor, perpetuando o legado do seu carinho por gerações vindouras. No dia 30 de novembro de 2003, Maria Carmen Wordell de Lima concluiu a sua peregrinação terrena. Os preciosos ensinamentos que ela prodigamente compartilhou serão, inegavelmente, perpetuados no âmago daqueles que a nutriram com o seu afeto. Maria Carmen Wordell de Lima é mais que merecedora da presente homenagem, razão pela qual, contamos com a colaboração dos nobres colegas para aprovação do presente projeto.






Texto de Antonio Carlos Popinhaki


No final da tarde do dia 11 de novembro de 2023, um sábado de sol e calor em Curitibanos, foi oficialmente inaugurado o Mirante Maria Carmen Wordell de Lima, no Jardim Botânico. Um lugar muito bonito, um ponto turístico para qualquer visitante registrar, mediante fotos, a sua passagem por Curitibanos. Conforme as palavras do prefeito Kleberson Luciano Lima: 


Curitibanos ganhou um novo mirante, o Mirante Maria Carmen Wordell de Lima. Mas, para mim e minha família, este é muito mais do que um simples espaço de lazer. É um lugar de memória, um lugar para celebrar a vida e a saudade da minha mãe. Maria Carmen era uma mulher forte, amorosa e sempre disposta a auxiliar os outros. Ela adorava Curitibanos e sempre sonhou em ver a cidade crescer e se desenvolver. Hoje, seu sonho se tornou realidade, e seu nome está marcado para sempre na história da nossa cidade. A inauguração do mirante foi um momento de muita emoção para todos nós. Foi como se ela estivesse ali conosco, nos abençoando e nos dando força. O mirante é um lugar perfeito para lembrarmos dela e de tudo o que ela representava para nós. Agradeço a todos que se envolveram neste projeto, e que ajudaram a tornar esse sonho realidade. É uma forma de mostrar que ela nunca será esquecida. E, para mim e minha família, é um acalento para a saudade que ela nos deixou.


A prefeitura de Curitibanos investiu no ano de 2023, R$ 302.380,73 nesse espaço, que conta com um Portal de acesso, deck de madeira, bancos, lixeira, balanço, bicicletário, postes ornamentais, luminárias, vasos decorativos e plantas. No fundo, na direção oeste, foi construído um letreiro com a frase “Eu amo Curitibanos”. O local foi estrategicamente colocado de tal forma que, em registros fotográficos, a qualquer hora do dia, o letreiro apareça, como uma marca do local.

Curitibanos, por estar situada no meio-oeste catarinense a uma altitude de quase mil metros acima do nível do mar, possui um dos mais lindos “pôr-do-sol”. Antes da construção do monumento, era comum encontrarmos curitibanenses e visitantes registrando o momento no entardecer.

Estiveram presentes na inauguração, secretários da administração municipal, diretores de departamentos, curitibanenses, visitantes e familiares da senhora Maria Carmen Wordell de Lima, a homenageada com o nome do Mirante. Foi um momento de muita emoção, porque além dos tradicionais discursos das autoridades presentes, foi lido pelo responsável pela locução do cerimonial, uma breve biografia feita pela filha e neta de Maria Carmen.



Referência para a publicação:


Curitibanos — Lei Ordinária Municipal n.º 6938/2023, de 9 de novembro de 2023. Denomina o mirante do Jardim Botânico de "Mirante Maria Carmen Wordell de Lima".


Curitibanos — Aplicativo Conecta Curitibanos


Com informações de Ana Maria Lima


Fotografias: Acervo da família.



Nenhum comentário:

Postar um comentário