quarta-feira, 3 de julho de 2013

Antonio Granemann de Souza


Texto de Antonio Carlos Popinhaki

(Atualizado em 30 março 2021)  


Antônio Granemann de Souza foi o oitavo governante de Curitibanos. Assumiu o cargo no dia 13 de outubro de 1930, ocasião em que foi nomeado pelo então interventor no Estado de Santa Catarina, o gaúcho, General Ptolomeu de Assis Brasil, mesmo antes da instalação oficial do seu governo provisório em solo catarinense. O mandato foi até 8 de maio de 1935.

Nasceu na então localidade de Corisco. Naquela época, fazia parte do território curitibanense. Hoje, município de Santa Cecília, no dia 31 de agosto de 1897. Os nomes dos seus pais eram: Manuel Granemann de Souza e Maria Virgínia Souza, também naturais de solo curitibanense. 

Até a data da sua posse, todos os que o antecederam no cargo de chefe maior na administração municipal tiveram outros títulos, a saber: os primeiros três mandatários locais eram Presidentes de Câmaras ou do Conselho Municipal. Eles tinham esse poder por força da Constituição Imperial de 1824. Foram eles: Theodoro Ferreira de Souza, Eliziário Paim de Souza e Henrique Paes de Almeida Sênior. Em 1902 houve eleições republicanas, atendendo dessa vez a primeira Constituição republicana de 1891. Os eleitos a partir dessa data tiveram os títulos de Superintendente Municipal. Foram eles: Francisco Ferreira de Albuquerque, Marcos Gonçalves de Farias, Euclides Ferreira de Albuquerque e Henrique Paes de Almeida Filho.

A partir da gestão de Antônio Granemann de Souza o título de administrador municipal foi alterado para Prefeito. Portanto, podemos dizer sem medo de errar que Antonio Granemann de Souza foi o primeiro “Prefeito” de Curitibanos.

Algumas pessoas o conheciam e o chamavam carinhosamente de “Tonico”. Ele era um homem simples, modesto, cavalheiro e manso no tratar. Era prestigiado em todos os lugares de Santa Catarina por onde teve contato. A sua gestão foi marcada por progresso. No ano de 1934 foi criado o Distrito de Lebon Régis, vindo posteriormente (1958) se desmembrar de Curitibanos e se tornar um município.

Também na sua gestão, foi criado o Distrito de Liberata, e em 31 de março de 1938, pelo Decreto-Lei Estadual n.º 86, o Distrito de Santa Cecília do Rio Correntes foi elevado à categoria de “Vila”, passando então a chamar-se somente “Santa Cecília”. Foram construídas estradas de rodagem ligando Curitibanos, Ponte Alta do Norte, Santa Cecília, Liberata e Lebon Régis. Todas essas estradas foram construídas na base da força bruta humana, pois não havia disponibilidade de máquinas. 

Entretanto, uma das maiores marcas da gestão de Antônio Granemann de Souza foi a instalação em Curitibanos das “Irmãs da Sagrada Família”. Com Frei Justino Girardi, foram aconselhados a pedir ao Bispo Diocesano Dom Daniel Hostin, com intenções de que em Curitibanos pudesse ser instalado um educandário de prestígio e renome, onde os filhos da terra pudessem estudar conteúdos de qualidade, sendo competitivos com qualquer estudante de outros centros. O pedido do Prefeito Antonio Granemann de Souza foi prontamente atendido pelo Bispo. As irmãs vieram e se instalaram no prédio que era a casa dos antigos padres franciscanos.

Antonio Granemann de Souza era casado com Juvelina de Souza Costa e ficou viúvo. Um dos seus avós veio de Hamburgo (Alemanha) em 1850. Seus filhos chamavam-se Mauro, Maria, Hilda e Alba.

Antônio Granemann de Souza foi também, por diversas ocasiões, vereador em Curitibanos, sendo inclusive, presidente daquela casa, cargo que o colocou em 31 de janeiro de 1956, novamente a assumir a chefia da Prefeitura Municipal de Curitibanos. Foi, dessa forma, também, o 19.º Gestor Municipal. Algumas ruas centrais da cidade haviam sido calçadas pelo Prefeito que o antecedeu, o senhor Lauro Antônio da Costa. O Prefeito Granemann apelou ao bom senso da população, para construção imediata dos muros e passeios, contribuindo para o embelezamento da cidade. Deixou um marco de progresso ao continuar as obras para conclusão do campo de aviação, entregando-o ao público com 700 metros de pista e em condições de aterrissagem para pequenos aviões. Esse curto período encerrou-se em junho de 1956, quando assumiu o novo Prefeito Evaldo Amaral.

Atestando seu valor administrativo, Antônio Granemann de Sousa foi nomeado Prefeito provisório de Santa Cecília, organizando a Prefeitura para entregá-la ao primeiro prefeito eleito. Lá construiu uma ponte de grande importância sobre o Rio Timbó, ligando Santa Cecília e Lebon Régis. Construiu também, uma escola na Serra da Esperança, a primeira naquela região.

No ano de 1959, foi nomeado pelo Governador do Estado, Sr. Heriberto Hülse para assumir a Prefeitura de Lebon Régis, entregando-a ao senhor Ovídio Gomes.

Pela Lei Municipal n.º 1025 de 29 de agosto de 1973 o museu de Curitibanos recebeu o nome de "Museu Histórico Antonio Granemann de Souza", para homenageá-lo visto que seu primeiro mandato de prefeito foi justamente nesse prédio.

Faleceu em 19 de junho de 1973, no mesmo ano da homenagem. Seu óbito ocorreu na cidade de Grandes Rios/PR, onde a família tinha imóveis. Faleceu com 75 anos. Seu corpo foi transladado para ser sepultado no cemitério municipal São Francisco de Assis de Curitibanos, conforme consta no atestado de óbito do cartório de registro civil da cidade de Grandes Rios, Paraná.



Referências para o texto:


Almanak Laemmert - 74° Anno - 2° Volume - Estados - 1918 - p. 4198-9.

Imagem: Pedro Pinchas Geiger e Tibor Jablonsky - disponível em www.biblioteca.ibge.gov.br

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/SG-22-Z-C-I.jpg Fonte: Almanak Laemmert - 74° Anno - 2° Volume - Estados - 1918 - p. 4198.


ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE: On line: Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Assembleia_constituinte


Ata de Inauguração do Museu Histórico Municipal. Nº 1.


BACELAR, Juvenal Bráulio. Escritos biográficos. Acervo do Museu Histórico Antonio Granemann de Souza. 7 de maio de 1.973.


BALEEIRO, Aliomar. 1891 / Aliomar Baleeiro. ─ 3. ed. ─ Brasília : Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2012. 103 p. ─ (Coleção Constituições brasileiras ; v. 2)


BRASIL IMPÉRIO. Lei de 18 de agosto de 1831 - Crea as Guardas Nacionaes…


BRASIL IMPÉRIO. Decreto nº 4.356, de 24 de abril de 1869. Dá regulamento para a cobrança dos emolumentos das Repartições Públicas.


BRASIL IMPÉRIO. Decreto nº 3.029, de 9 de janeiro de 1881, Lei Saraiva, instituído o Título de Eleitor,...


BRASIL. Constituição (1824). Constituição Política do Império do Brazil. On line: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.htm


BRASIL. Constituição (1891) Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro, RJ: 1891. On line: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao91.htm


BRASIL. Constituição (1934) Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro, RJ: 1934. On line: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao34.htm


CONSTITUIÇÃO. On line: Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Constitui%C3%A7%C3%A3o


CURITIBANOS A Lei Municipal nº 989/73, de 10 de fevereiro de 1973 denominou o museu de “Museu Municipal''.


CURITIBANOS. Lei Municipal 1025/73, de 20 de agosto de 1973, alterou o seu nome para Museu Histórico Antônio Granemann de Souza, 


DIÁRIO CATARINENSE, Governadores de Santa Catarina 1739/1993, Florianópolis, Editora DC, 1993. p. 51.


Estado, administração e reforma: o Governo Provisório de Getúlio Vargas (1930-1934). On line: Disponível em: http://mapa.an.gov.br/index.php/projetos/499-estado-administracao-e-reforma-o-governo-provisorio-de-getulio-vargas-1930-1934


História. História. On line: Disponível em: https://www.santacecilia.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/25518


História do município de Lebon Régis. On line: Disponível em: https://www.lebonregis.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/107313


IBGE. Curitibanos. Biblioteca. On line: Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo.html?id=33657&view=detalhes


Lebon Régis. Ovídio Gomes. On line: Disponível em: http://cidadelebonregis.blogspot.com/2008/04/ovdio-gomes-primeiro-prefeito-de-lr.html


LEMOS, Zélia de Andrade. Curitibanos na história do contestado. Edição do Governo do Estado de Santa Catarina, 1977. Curitibanos.


LEMOS, Zélia de Andrade. Curitibanos na história do Contestado, 2ª ed. Curitibanos: Impressora Frei Rogério, 1983, (páginas 184-185).


Lista de Prefeitos de Curitibanos. Portal Wikipédia. On line: Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_prefeitos_de_Curitibanos


NERCOLINI. Maria Batista. Livro de registro da história de Curitibanos. Acervo do Museu Histórico Antônio Granemann de Souza. 01 mar. 1974.


MACHADO, Paulo Pinheiro. Lideranças do Contestado: a formação e a atuação Das Chefias Caboclas, (1912-1916). Ed. Unicamp, 2004.


Óbito de Antonio Granemann de Souza. Portal FamilySearch. On line: Disponível em: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:9396-ZLKC-K?i=202&cc=2016194&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AZFSQ-ZFZM


POPINHAKI, Antonio Carlos. Documentos sobre a construção do prédio da Superintendência. Blog de Antonio Carlos Popinhaki. On line: Disponível em: http://antoniocarlospopinhaki.blogspot.com/2021/03/documentos-sobre-construcao-do-predio.html


POPINHAKI, Antonio Carlos. Henrique Paes de Almeida Sênior. Blog Curitibanenses. On line: Disponível em:

http://curitibanenses.blogspot.com/2021/03/henrique-paes-de-almeida-senior.html


POPINHAKI, Antonio Carlos. Francisco Ferreira de Albuquerque. Blog Curitibanenses. On line: Disponível em:

https://curitibanenses.blogspot.com/2018/03/francisco-ferreira-de-albuquerque.html


POPINHAKI, Antonio Carlos. A guerra Santa de São Sebastião na região do Contestado – (1912-1916). Amazon. Curitibanos/SC.170 p.


POPINHAKI, Antonio Carlos. O museu histórico Antônio Granemann de Souza. Blog de Antonio Carlos Popinhaki. On line: Disponível em:

http://antoniocarlospopinhaki.blogspot.com/2021/02/o-museu-historico-antonio-granemann-de.html


POPINHAKI, Antonio Carlos. O prédio do museu histórico Antônio Granemann de Souza. Blog de Antonio Carlos Popinhaki. On line: Disponível em: http://antoniocarlospopinhaki.blogspot.com/2021/01/o-predio-do-museu-historico-antonio.html


POPINHAK, Antonio Carlos. Sobre as Constituições brasileiras. Blog de Antonio Carlos Popinhaki. On line: Disponível em: http://antoniocarlospopinhaki.blogspot.com/2021/02/sobre-as-constituicoes-brasileiras.html


POPINHAKI, Antonio Carlos. Theodoro Ferreira de Souza. On line: Disponível em: http://curitibanenses.blogspot.com/2021/02/theodoro-ferreira-de-souza.html


Prefeitura (Brasil). On line: Disponível em:https://pt.wikipedia.org/wiki/Prefeitura_(Brasil)


Revolução de 1930. Portal Wikipédia. On line: Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_de_1930


SANTA CATARINA. Decreto-Lei Estadual Nº 86


Secretaria Executiva da Casa Militar. Ptolomeu de Assis Brasil. On line: Disponível em: https://www.scm.sc.gov.br/scm/cool_timeline/ptolomeu-de-assis-brasil-1930-1932/


TAMBOSI, Frei Valentim. Franciscanos em Curitibanos. São Paulo: Edições Loyola, 1993.


TRINDADE, João. O que é a Constituição? On line: Disponível em: https://www12.senado.leg.br/jovemsenador/home/arquivos/textos-consultoria/o-que-e-a-constituicao


Um comentário:

  1. Prezado Antônio Carlos, agradecemos muitíssimo vosso trabalho em manter viva a história curitibanense. Como ainda possuo um pedacito de terra da antiga Fazenda Velha Guarda Mor, onde meu avô nasceu. A cada três anos dou uma ida até aí. Meu avô não me chamava pelo nome e sim de meu neto, mantínhamos diálogo aberto. Se regozijava a cada conquista da cidade.Se lamentava de suas insuficiências. Talvez foi isso que me manteve sempre atento os acontecimentos daí, apesar de ter por muito tempo atribuições que exigiram muito de mim.Grande abraço.

    ResponderExcluir