sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Marina Ferrari

Texto de Antonio Carlos Popinhaki


A freira Marina Ferrari ficou conhecida nos lugares por onde trabalhou, inclusive em Curitibanos, por seus serviços abnegados em prol, principalmente, dos ideais católicos, aos quais abraçou desde a sua tenra idade. Manteve por longos anos, as características daquelas mulheres que decidiram renunciar às suas vidas comunitárias na sociedade, optando pela reclusão numa instituição religiosa, um convento ou mosteiro.

Marina Ferrari era filha de Domingos Ferrari e Isabela Ritter Ferrari. Nascida em 18 de março de 1962, na cidade de Viadutos, Rio Grande do Sul, tinha uma família considerada grande de irmãos e irmãs, eram dez ao todo.

No dia 25 de fevereiro de 1974, na Comunidade Imaculada Conceição da cidade gaúcha de Viadutos, ingressou na Congregação com quase 12 anos de idade. Três anos depois, mudou-se para Curitibanos, onde cursou o Magistério no Colégio Santa Teresinha, terminando esse curso no final do ano de 1979. Durante o tempo em que estava cursando o Magistério, praticava como professora no Jardim de Infância Santa Teresinha, hoje Centro de Educação Santa Teresinha — CEST.

No dia 3 de junho de 1979, iniciou a fase preparatória para aquelas pessoas que desejam consagrar suas vidas à “ordem religiosa”, o período chamado de “postulantado”, ou o que antecede a admissão da candidata ao noviciado. Marina Ferrari fez essa opção em Curitibanos.

Após esse período de postulantado, no dia 10 de janeiro de 1980, na cidade de Curitiba, Paraná, iniciou a etapa de admissão à ordem religiosa, ou o noviciado. Dois anos depois, mais precisamente, em 11 de janeiro de 1982, Marina começou o seu trabalho religioso na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, na localidade de Bom Jardim, município de Guarani das Missões, Rio Grande do Sul. O seu primeiro trabalho nessa comunidade foi de professora. Mais três anos (6 de fevereiro de 1985), e encontraremos Marina Ferrari trabalhando na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Lebon Régis, Santa Catarina. Sempre se destacando pelo empenho e determinação dentro da sua esfera de designação às tarefas educacionais. Nessa cidade, trabalhou como professora e diretora na Escola Estadual Frei Caneca, entre os anos de 1985 a 1999.

No dia 10 de janeiro de 1987, Marina realizou a sua “Profissão Perpétua”, ou seja, disse “sim”, de forma definitiva, e comprometeu-se perante a igreja, a dedicar-se com todas as suas potencialidades à causa religiosa.

No período em que esteve trabalhando na região de Lebon Régis, mais precisamente no ano de 1990, concluiu a sua Licenciatura em Pedagogia na Fundação Educacional Alto Rio do Peixe — FEARPE, da cidade de Caçador. Depois desse curso superior, especializou-se em várias áreas da educação, como o estudo da concentração e as séries iniciais. Essa última especialização foi realizada no ano de 1992 na Universidade do Contestado — UnC, antigo ‘campus’ da cidade de Caçador.

Marina Ferrari era incansável na busca do conhecimento e do aperfeiçoamento profissional na área educacional. No ano de 2003, na Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC, terminou a Pós-Graduação em Gestão Escolar.

Além da sua formação na área educacional, Marina Ferrari realizou outros cursos, esses voltados ao aperfeiçoamento da sua fé religiosa, como o Curso de Teologia, pela Universidade de Passo Fundo, Curso de Especialização em Assessoria Bíblica, pela Escola Superior de Teologia de São Leopoldo, ambas instituições localizadas em cidades do Rio Grande do Sul. Depois, fez o Curso de Escola Bíblica de Assessores, pelo Centro de Estudos Bíblicos da cidade de Curitiba, Paraná.

No ano 2000, foi transferida para a cidade de Curitibanos, com o objetivo de assumir a direção da Escola de Educação Básica Santa Teresinha, cargo que exerceu com maestria até o ano da sua aposentadoria, ocorrida em 2012.

Ainda em Curitibanos, atuou juntamente com a Irmã Angelina Walenga, na direção-adjunta do Centro de Educação Santa Teresinha — CEST. Com a transferência da Irmã Angelina para a cidade de Erechim, Marina assumiu no mês de março de 2012, a direção daquele educandário particular. Esteve à frente do mesmo até o final do ano de 2019, pois logo em 2020, precisou se ausentar por problemas de saúde.

Na Igreja Católica esteve envolvida em vários movimentos, como pastorais, grupos e ministérios. Sempre se dedicando ao máximo para atender as expectativas daqueles que a observavam de forma discreta, dentro e fora da sua igreja. Irmã Marina, como era conhecida por todos, gostava de zelar pela manutenção e ornamento da Igreja Matriz Imaculada Conceição de Curitibanos, enfeitando-a com flores, que muitas vezes, foram plantadas por suas próprias mãos. Também esteve envolvida com a catequese católica curitibanense, e cursos de Teologia para lideranças católicas locais.

Aqueles que conviveram com ela, afirmaram após a sua morte, que a mesma era dotada de espiritualidade, amor pela sua igreja e ao próximo, não guardando para si, a simplicidade, a generosidade, a modéstia, a sabedoria, o senso de justiça e o respeito pelo próximo. Conversava com os alunos e colegas de trabalho, tratando a todos de forma delicada e com respeito.

No dia 16 de setembro de 2018, recebeu em nome do Centro de Educação Santa Teresinha — CEST, em solenidade realizada nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos, a Comenda do Mérito Curitibanense. A indicação feita pelo então vereador João Reus de Camargo, foi aceita por todos os demais vereadores daquela gestão.

No dia 11 de julho de 2020, Marina Ferrari, a Irmã Marina, faleceu após lutar contra uma doença, deixando um legado de trabalho, abnegação e determinação para aqueles que a conheceram e conviveram com ela. No dia 13 de julho, ou seja, dois dias após, na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, por indicação da Vereadora Vilma Natalina Fontana Maciel, foi apresentada a Moção de pesar n.º 0003/2020 pelo seu falecimento.

O corpo de Marina Ferrari foi transladado e sepultado na sua cidade natal de Viadutos, Rio Grande do Sul.


Referências para a produção do Texto:


Fotografia cedida pelo CEST/EEB Santa Teresinha disponibilizada na Internet.


Comenda do Mérito Curitibanense. ‘Blog’ do CESTSANTA. On-line: Disponível em: http://www.cestsanta.com.br/blog/comenda-do-merito-curitibanense/


GODOI, Marcio. Irmã Marina Ferrari: um legado pela educação e religiosidade. Portal Via Pública. On Line: Disponível em: https://www.portalviapublica.com.br/noticia/irma-marina-ferrari-um-legado-pela-educacao-e-religiosidade


Curitibanos, Moção de Pesar 0003/2020. On-line: Disponível em: https://www.camaracuritibanos.sc.gov.br/proposicoes/pesquisa/0/1/0/12313


Nota de Falecimento: Irmã Marina Ferrari. On-line: Disponível em:

https://anec.org.br/noticias/nota-de-falecimento-irma-marina-ferrari/


Caçador. Lei Ordinária n.º 27/1971, de 23 de setembro de 1971, cria a Fundação…


Despedidas em Curitibanos. Jornal A Semana. Edição n.º 1907, de 17 de julho de 2020. p. 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário