sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Luiz Meneguzzi


Texto de Antonio Carlos Popinhaki


No dia 3 de agosto do ano de 1958, no antigo Salão Frei Rogério de Curitibanos, reuniram-se os representantes do Partido Trabalhista Brasileiro — PTB, Partido Social Democrático — PSD, Partido Democrata Cristão — PDC e Partido de Representação Popular — PRP, para uma reunião especial, à qual chamaram “Convenção Municipal dos Partidos Coligados”, registrada sob a denominação de “Aliança Social Trabalhista Popular Cristã”, com a finalidade de lançar nomes de candidatos à Câmara de Vereadores no pleito de 3 de outubro de 1958.

Os partidos políticos apresentaram, na ocasião, após a deliberação, os seguintes nomes para a candidatura local à Câmara de Vereadores: o PSD apresentou os nomes de Salomão Carneiro de Almeida, Affonso Dotti, Pedro Batista Carneiro, Orozimbo Caetano da Silva, Osner Correa e Julio Toso; o PDC apresentou o nome do Dr. Hernâni Farias, Flávio Ferraro e Dirceu Mantovani; o PRP apresentou o nome de Alfredo Lemser; o PTB apresentou os nomes de Trua Andrade e David Novak.

Naquela reunião discursaram várias pessoas, entre elas, o Dr. Walter Tenório Cavalcanti, que em nome do PSD local, enalteceu a figura de Luiz Meneguzzi, nome aclamado pelos representantes dos partidos políticos presentes, para ser o representante curitibanense à Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Foi lembrado pelos oradores, numa tentativa de quantificar o tamanho do prestígio que Luiz Meneguzzi tinha no meio popular curitibanense, que o candidato surgiu no meio da massa do povo. O comitê foi organizado com a finalidade de prestar a sua colaboração ativa para a campanha eleitoral, tanto na esfera municipal, como na estadual e federal.

Falou-se naquele dia, em campanha eleitoral honesta e pacífica, dotada da maior eficiência possível, capaz de conduzir Luiz Meneguzzi a uma cadeira na Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Diante da espontaneidade com que surgiu a iniciativa dessa organização, evidenciou-se o quanto de prestígio desfrutava Luiz Meneguzzi no meio popular Curitibanense. 

Os sucessivos discursantes lembraram que Meneguzzi sempre dedicou as maiores horas de labor da sua vida, em favor do pobre e do trabalhador. Esses, sempre encontraram aquela solicitude que lhe era peculiar, para o amparo e o atendimento às necessidades alheias, tendo ainda nele, sempre encontrado um baluarte na defesa dos direitos do trabalhador. De acordo com os oradores, Luiz Meneguzzi, jamais negou auxílio a todos quanto a ele se chegasse, especialmente à classe menos favorecida pela sorte, à qual ele mesmo dizia pertencer.

A sua bandeira de campanha naquele pleito foi o enaltecimento e a difusão de que, se eleito, trabalharia em prol dos interesses e do bem do homem pobre e desprotegido. Meneguzzi, em sua campanha, enalteceu o seu esforço para a construção de uma obra beneficente em Curitibanos, o Hospital do Sindicato dos Trabalhadores. Nessa época, esse hospital estava com as suas obras já iniciadas onde hoje está construído o Ginásio de Esportes “Onofrão”. Anos mais tarde, alguns pilares de concreto daquele proposto hospital, foram utilizados na construção do Ginásio Esportivo. Os apoiadores de Luiz Meneguzzi diziam que ele era um trabalhador incansável em benefício e a favor do povo, a grandeza de sua alma e a clarividência de sua visão, transcendiam a sua condição de homem modesto e humilde, para se projetarem no ambiente político do estado, e mesmo da Nação, exigindo o reconhecimento do povo curitibanense a tão altos predicados.

O prefeito de Curitibanos naquele tempo, era o senhor Evaldo Amaral. O seu partido político era a União Democrática Nacional — UDN. Ele também candidatou-se a uma cadeira na Assembleia Legislativa catarinense. Luiz Meneguzzi era candidato pelo Partido Trabalhista Brasileiro — PTB e tinha o apoio dos demais partidos coligados já citados anteriormente. 

Não temos os números oficiais disponíveis do resultado daquela eleição em Curitibanos, mas comparando os dois candidatos lançados por Curitibanos, nos resultados oficiais das urnas apuradas em Lages e disponíveis através do jornal da época “Correio Lageano”, Evaldo Amaral fez cerca de vinte vezes mais votos que Luiz Meneguzzi. Foram computados no estado de Santa Catarina inteiro, 524.942 eleitores. Curitibanos tinha 10.183 eleitores. Lages tinha 27.012 eleitores, compareceram às urnas 24.772 eleitores. Luiz Meneguzzi não deve ter feito campanha naquela cidade, pois lá, a sua votação foi ínfima, comparada com os resultados de Evaldo Amaral, que também não foram relevantes na proporcionalidade de eleitores. Entretanto, na matemática do pleito eleitoral daquele ano, Evaldo venceu e Meneguzzi não.

Evaldo Amaral, que era prefeito de Curitibanos e era lageano, por disputar essa mesma eleição para Deputado Estadual, como sempre, rachou a quantidade de votos em Curitibanos, colocando em risco do município não possuir um representante local na Assembleia Legislativa, simplesmente, por apresentar mais de um candidato. Evaldo Amaral era conhecido e com a ajuda dos votos de outros centros, e votos de legendas que foram a maioria, sagrou-se vencedor para ocupar a devida cadeira parlamentar, pela União Democrática Nacional — UDN, entregando assim, em 13 de janeiro de 1959, a prefeitura de Curitibanos para o senhor José Bruno Hartmann.

Meneguzzi, após essa eleição, continuou com os seus afazeres em Curitibanos. De forma mais modesta e menos popular, criava algumas cabeças de gado e trabalhava na parte comercial para alguns madeireiros da região, entre as empresas que ele tinha influência e atuação profissional, encontramos a Companhia de Indústrias Florestais do Rio Grande do Sul — CIFSUL,  localizada em Ponte Alta do Norte. Seu filho Moacir, permaneceu trabalhando naquela empresa por longos anos.

Luiz Meneguzzi nasceu em 13 de abril de 1914, na cidade de Guaporé, Rio Grande do Sul. Seus pais se chamavam José Meneguzzi e Carolina Meneguzzi. Casou-se no dia 11 de outubro de 1941, na cidade de Caçador, Santa Catarina, com Maria Curi. Ele tinha, na ocasião, 27 anos e ela, 25. A nubente era natural de Porto União, Santa Catarina. Após a cerimônia de casamento, ela passou a assinar seu nome como Maria Curi Meneguzzi. 

De acordo com um registro encontrado no Cartório de Caçador, houve, certa vez, uma tragédia na sua família, pois um menino de nome José Pasqual Meneguzzi, com apenas 23 meses de idade, morreu afogado. O menino era filho do casal Luiz e Maria Curi. O triste fato ocorreu no dia 5 de março de 1949, em Caçador, onde o mesmo infante foi sepultado.

Depois da sua passagem por Curitibanos, de aventurar-se na política, faleceu, após lutar contra problemas decorrentes de um câncer de próstata, no dia 28 de maio de 1981, às 22 horas, num leito do Hospital São Lucas de Curitiba, após viver 67 anos. Foi sepultado no Cemitério Santa Cândida daquela capital. Deixou um legado de luta e de determinação aos seus descendentes. 



Referências para o Texto:



Política em Curitibanos. Partido Trabalhista Brasileiro de Curitibanos. Correio Lageano. Lages, 9 de agosto de 1958, página 3. Disponível também on-line: http://hemeroteca.ciasc.sc.gov.br/correiolageano/1958/ED61_09_08_1958_ANO16.pdf


Convenção dos Partidos Coligados. Correio Lageano. Lages, 9 de agosto de 1958, página 3. Disponível também on-line: http://hemeroteca.ciasc.sc.gov.br/correiolageano/1958/ED61_09_08_1958_ANO16.pdf


Resultado Oficial do pleito no município de Lages. On-line: Disponível em: http://hemeroteca.ciasc.sc.gov.br/correiolageano/1958/ED77_11_10_1958_ANO16.pdf


Informações de Simone Meneguzzi.


Informações de Aldair Goetten de Moraes


O Eleitorado Catarinense: On-line: Disponível em: http://hemeroteca.ciasc.sc.gov.br/oestadofpolis/1958/EST195813441B.pdf


Registro de Casamento de Luiz Meneguzzi. Portal FamilySearch. On-line: Disponível em: "Brasil, Santa Catarina, Registro Civil, 1850 – 1999," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-61SN-P5?cc=2016197&wc=MXYP-BNT%3A339195401%2C339195402%2C339267501 : 3 April 2021), Caçador > Caçador > Matrimônios 1936, Abr-1942, Out > image 226 of 303; cartórios no estado de Santa Catarina (city registration offices), Santa Catarina.


Registro de óbito de Luiz Meneguzzi. Portal FamilySearch. On-line. Disponível em: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:9396-WNKZ-G?i=132&wc=MHNN-5Z9%3A337687101%2C341400801%2C342006801&cc=2016194


Óbito de José Pasqual Meneguzzi. Portal FamilySearch. On-line. Disponível em: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6YKS-S69?i=275&cc=2016197

Nenhum comentário:

Postar um comentário