sexta-feira, 30 de julho de 2021

Daniel Vinício Arantes

Texto de Antonio Carlos Popinhaki


O Dr. Daniel Vinício Arantes foi um dos muitos magistrados que morou e trabalhou em Curitibanos. Os seus pais chamavam-se Demerval Altamiro Arantes e Osmarina Gonçalves Arantes. Daniel nasceu na cidade de Florianópolis, estado de Santa Catarina, no dia 5 de maio de 1934. Por razões desconhecidas, talvez, por mudança familiar, foi matriculado ainda criança na “Escola Pública n.º 20”, na cidade de São Gonçalo, Rio de Janeiro, onde realizou o curso primário. O curso secundário foi feito no “Ginásio Floriano Peixoto”, localizado na cidade de Niterói, também no estado do Rio de Janeiro. 

Naquele tempo, o curso primário compreendia os quatro primeiros anos dos bancos escolares, e o secundário, do quinto ao oitavo ano. Após o curso secundário, os alunos poderiam fazer cursos voltados para alguma área profissional. No caso de Daniel Vinício Arantes, ele fez o “curso científico”, que era um dos mais comuns existentes no Brasil. Fez o curso no “Colégio São Gonçalo”, que ficava na mesma cidade que leva o nome do educandário.

Onze eram os anos normais de aprendizado, se não houvesse repetição de ano. Quatro anos no primário, quatro anos no secundário e três anos do colegial. Após esse tempo, o jovem poderia optar por cursar uma faculdade de nível superior. O nosso biografado fez o “Curso de Direito”, na Universidade Federal Fluminense, onde se graduou como Bacharel.

Daniel Vinício Arantes sempre demonstrou, através da cópia do seu currículo existente nos arquivos do “Museu Histórico Antônio Granemann de Souza”, de Curitibanos, ser um homem esforçado e dedicado na arte do aprender e do saber. Por essa razão, fez vários outros cursos de especialização, fundamentais para o pleno desenvolvimento das suas atividades profissionais. Dentre esses cursos de especialização que estão anotados no seu currículo, figuram o “Curso de Relações Humanas”, realizado no SENAI/RJ; no mesmo órgão fez o “Curso de Métodos de Ensino para Supervisores”; no SESI/RJ, fez o “Curso de Legislação Social”; fez também o “Curso de Datilografia e Grafoscopia” do Instituto Propagador de Ensino da Guanabara; na escola de inglês George Reed fez o “Curso de Inglês”.

Mais tarde, durante a sua vida profissional, fez o “Curso de Criminologia”, que teve a duração de um ano na Escola de Polícia do Estado de Santa Catarina.

Voltando à época em que morou no estado do Rio de Janeiro, o Dr. Daniel Vinício Arantes trabalhou durante cinco anos como colunista do “Jornal A Tribuna Gonçalense”, onde foi responsável por uma coluna considerada polêmica, a julgar por seus artigos de notoriedade pública. Na faculdade foi Diretor-responsável pelo jornal acadêmico “O Liberal”, periódico da instituição de ensino superior do curso de Direito. Antes de mudar de estado, o Dr. Daniel Vinício Arantes trabalhou por cinco anos como escrivão de polícia, na cidade de Niterói.

Quando se mudou para o seu estado de Santa Catarina, ocupou vários cargos públicos, dentre eles, o de Perito Criminal, Chefe do Instituto de Criminalística da Divisão de Polícia Científica de Santa Catarina. Foi Delegado de Polícia nas cidades de Joaçaba e Chapecó. Em Chapecó, foi Juiz de Direito Substituto, cargo exercido também nas cidades de Curitibanos, Itapiranga, Itaiópolis, Imaruí, Palhoça, Criciúma e Tubarão.

No que diz respeito a sua atuação na cidade de Curitibanos, o Dr. Daniel, através do seu vasto conhecimento adquirido ao longo dos anos, auxiliou na formação de vários alunos do antigo “Colégio Comercial Cardeal Câmara”, onde lecionou como professor durante quatro anos. As suas disciplinas ou cadeiras, como se costumava dizer na época, eram:  Economia Política, Geografia Econômica, Direito Usual, Organização e Técnicas Comerciais, Educação Moral e Cívica, Organização Social e Política Brasileira — OSPB e Legislação Aplicada.

O Dr. Daniel Vinício Arantes, por seus préstimos a população de Curitibanos, como Juiz de Direito Substituto e professor, foi devidamente reconhecido. Ele foi motivo de orgulho e satisfação dos curitibanenses que o conheceram e tiveram a oportunidade de convívio diário. Essa foi a razão pela qual, através da Lei Municipal n.º 1117/1974, de 23 de setembro de 1974, o prefeito Onofre Santo Agostini, e a Câmara Municipal de Vereadores, o agraciaram com o “Título de Cidadão Curitibanense”, pelos relevantes serviços prestados ao município. A entrega do “Título” ocorreu numa solenidade especial nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos.

No dia 5 de outubro do mesmo ano de 1974, o Dr. Daniel enviou a diretora do Museu Histórico Antônio Granemann de Souza, a senhora Maria Batista Nercolini, uma cópia do seu “currículum vitae”, para que o mesmo ficasse guardado nos arquivos, anais e acervo histórico daquela instituição.

Após trabalhar em Curitibanos, o Dr. Daniel prosseguiu o seu trabalho no campo do Direito, nas cidades de Criciúma e Tubarão. Nessa última cidade citada, no ano de 1984, se aposentou de suas extensas atividades profissionais. Ele estava, na ocasião, com 50 anos.

 Um ano mais tarde, em 8 de agosto de 1985, na cidade de Florianópolis ele faleceu, deixando um legado de trabalho e dedicação. A missa de sétimo dia foi realizada no dia 15 de agosto, que era sábado, às 18 horas, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, no bairro Saco dos Limões, em Florianópolis.


Referências para o texto:


Curitibanos. Lei Ordinária Municipal n.º 1117/1974 de 23 de setembro de 1974. Confere Título de Cidadão Curitibanense…


Curriculum vitae de Daniel Vinício Arantes. Acervo do Museu Histórico Antônio de Souza/Curitibanos/SC.


Nota de Falecimento: Juiz aposentado Daniel Vinício Arantes. On-line: Disponível em: https://tj-sc.jusbrasil.com.br/noticias/218763954/nota-de-falecimento-juiz-aposentado-daniel-vinicio-arantes


POPINHAKI, Antonio Carlos. Maria Batista Nercolini. Blog pessoal Curitibanenses. On-line: Disponível em: http://curitibanenses.blogspot.com/2013/05/maria-batista-nercoline.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário