quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Itaxir Perin


Texto de Antonio Carlos Popinhaki

No dia 31 de janeiro de 1973, tomaram posse em Curitibanos, o prefeito eleito, Onofre Santo Agostini e o seu vice-prefeito eleito, Heins Albert Reichert. Também, nesse dia, tomaram posse os vereadores eleitos para a gestão legislativa de 1973 — 1976. Itaxir Perin concorreu a uma das vagas visando ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos. Naquele pleito, não conseguiu o número necessário de votos, ficando como suplente parlamentar. Durante os anos da gestão, assumiu temporariamente a função legislativa na ausência de outro vereador.

Entretanto, a história de vida desse homem foi além dessa “aventura política”. Ele não ficou conhecido em Curitibanos por ser ativo ou militante de um partido em época de eleições, apesar de ter se candidatado, a pedido, ou por influência dos amigos da época, Aldo Menegatti, Hélio Anjos Ortiz, Etelvino Varaschin, Walter Dotti e Celso Bröering. A seguir, segue uma parte da sua trajetória de vida em ordem cronológica, a título de registro, como uma das pessoas que ajudaram, garantidamente, na construção da história curitibanense.

Itaxir Perin nasceu no dia 26 de agosto de 1939 em Campos Novos, conforme consta na sua certidão de casamento e também, no seu registro de óbito. Quando criança, teve a oportunidade e o privilégio de estudar no conceituadíssimo Ginásio Aurora de Caçador. Privilégio esse, somente para os filhos de pessoas com condições financeiras para arcar com as despesas do internato, pois se tratava de uma instituição de ensino particular. Tornou-se Técnico em Contabilidade, o que para a época, valia como um contabilista graduado em tempos atuais. Seus pais se chamavam Domingos Perin e Olga Comazzetto.

Quando tinha 22 anos, casou-se com Nelci Teresinha Woinarowicz, de origem polonesa, no dia 13 de janeiro de 1962. O casamento foi realizado na cidade de Caçador, Santa Catarina. Nelci era filha de Francisco Woinarowicz e de Teresa Garassa Soleti. Foi justamente na família Soleti, que Itaxir viu a oportunidade de conquistar o seu espaço como empreendedor. Os irmãos Soleti montaram um depósito de madeiras em Curitibanos, Itaxir trabalhava com eles nessa atividade madeireira. Com o passar do tempo, a sociedade foi se dissolvendo. Após esse tempo, Itaxir Perin, como empreendedor nato, aproveitou a época de ouro da exploração da atividade madeireira em Curitibanos, para comprar um caminhão e também montar uma serraria. 

A serraria de Itaxir Perin serrava toras de araucária para diversas pessoas. Apesar da grande concorrência, o mercado mostrava-se aquecido e a demanda era grande por madeiras serradas, tendo espaço para todos os madeireiros da região. Itaxir percebeu a grande comercialização, principalmente para o mercado paulista, comprou vários caminhões trucados e carretas, chegando a possuir um total de treze, na frota da sua transportadora. Ele transportava com seus caminhões, além de madeiras, outros produtos, como cargas de papel, produzidos na empresa Cadoriti para várias partes do Brasil.

As marcas dos seus caminhões eram quase todos, Mercedes-Benz e Scania-Vabis. Dessa forma, Itaxir começou a criar certa notoriedade em Curitibanos e região. Ele conseguiu a amizade de várias pessoas influentes, tornando-se, igualmente, influente. Considerava o Dr. Hélio Anjos Ortiz um grande amigo, coincidentemente, os dois faleceram no mesmo ano, com diferença de tempo, de praticamente um mês. Algumas pessoas falaram na época, que os dois continuariam com as suas amizades no mundo além-túmulo.

Itaxir Perin foi membro e presidente do Lions de Curitibanos, foi associado do Clube Caça e Tiro de Curitibanos, tendo sido, também, presidente daquela instituição. Foi associado do Pinheiro Tênis Clube de Curitibanos. Na igreja católica, contribuiu de forma significativa como festeiro de inúmeras edições das tradicionais festas organizadas pela Igreja Matriz Imaculada Conceição. Com seus caminhões, trouxe inúmeras cargas de areia para a construção do Centro Comunitário Frei Eliseu Tambosi. Itaxir e Nelci foram os primeiros, como casal, a participar do “Movimento Lareira” em Lages, adquirindo conhecimento, treinados para ajudar outros casais em Curitibanos, nos encontros desse movimento que se sucedeu cotidianamente.

Depois de algum tempo, diversificou a sua atividade profissional. Foi um dos co-fundadores, em 1970, da Copercampos na cidade de Campos Novos. Sempre foi associado dessa cooperativa agrícola, acompanhando os primeiros anos de progresso da mesma. Itaxir Perin foi o primeiro a plantar soja em solo curitibanense com o objetivo comercial. Ele também plantou soja em Campos Novos, lugar onde adquiriu uma fazenda num dos lugares mais privilegiados para essa cultura agrícola.

Do casamento de Itaxir Perin e Nelci Teresinha Woinarowicz nasceram três filhos, aos quais receberam os seguintes nomes: Alba Regina, Carla Regina e Carlos Alexandre.

No dia 20 de abril de 1978, às dezessete horas e quinze minutos, decorrente de parada cardíaca por choque elétrico em alta tensão, faleceu, com 38 anos, conforme o registro n.º 4074, folha 290 do livro de Registros de Óbitos do Cartório de Registro Civil de Curitibanos. O seu sepultamento foi no Cemitério Público Municipal São Francisco de Assis da mesma cidade.

No dia 28 de março de 1979, através da Lei Ordinária n.º 1414/1979, o então prefeito Wilmar Ortigari, denominou de “Centro Comunitário Itaxir Perin”, o Centro Comunitário localizado na COHAB I, no bairro Água Santa. Esse local, com o passar dos anos, mais especificamente em 16 de junho de 2008, tornou-se um Centro de Educação Infantil, o Centro de Educação Infantil Itaxir Perin.


Referências para o texto:


LEONI, Lair . Colunista do Jornal Correio Lageano. Ano XXIV, n.º 81 de 5 de agosto de 1964. On-line: Disponível em: http://hemeroteca.ciasc.sc.gov.br/correiolageano/1964/ED81_05_08_1964_ANO24.pdf


50 anos — Nossa gente fazendo história. Copercampos. On-line: Disponível em: https://www2.copercampos.com.br/ver-noticias.php?Cod=1492


PERIN, Nelci Teresinha Woinarowicz. Informações sobre a biografia do esposo. 


Registro de óbito de Itaxir Perin. Portal FamilySearch. On-line: Disponível em: "Brasil, Santa Catarina, Registro Civil, 1850-1999," database with images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-62Y9-5XL?cc=2016197&wc=MXYP-86F%3A337701401%2C337701402%2C338892601 : 22 May 2014), Curitibanos > Curitibanos > Óbitos 1972, Set-1978, Jun > image 290 of 301; cartórios no estado de Santa Catarina (city registration offices), Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário