segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Francisco Dorigatti


Texto de Antonio Carlos Popinhaki


Francisco Dorigatti nasceu em 25 de dezembro de 1894, na pequena comunidade de Rio dos Cedros, interior de Blumenau, estado de Santa Catarina. O seu pai se chamava Giuseppe Carlo Giovanni Dorigatti. Sua mãe se chamava Anna Maria Angela Klug. Na ocasião do seu nascimento, o pai tinha 25 anos e a mãe, 21.

No dia 19 de maio de 1924, na capela de Santa Ana de Aquidaban, no então Curato de Santo Ambrósio de Ascurra, depois das prévias formalidades, Francisco Dorigatti casou-se com a bela jovem Ella Rebelim, filha de Victor Schulz e de Emília Gepherich. Ella Rebelim era natural de Ascurra, também nascida em 1894. Na verdade, se chamava inicialmente Ella Schulz. Devido ao seu primeiro casamento com Rodolpho Rebelim, recebeu o sobrenome do marido. Por razões desconhecidas, o marido faleceu, sendo assim, Ella, que contava com 29 anos, casou-se com Francisco Dorigatti. O casamento foi realizado pelo Padre Leão Muzzarelli.

No mesmo ano de 1924, tornou-se acadêmico, tendo que estudar corriqueiramente na cidade de Florianópolis. Tornou-se igualmente comum levar a sua esposa para a capital do Estado de Santa Catarina. No dia 22 de março de 1928, Francisco Dorigatti formou-se em odontologia pelo Instituto Polytechnico de Florianópolis, tendo sido aprovado em todas as matérias a ele apresentadas, conforme disposto em seu Diploma de Cirurgião Dentista, hoje, em poder do Museu Histórico Antônio Granemann de Souza de Curitibanos.

Francisco Dorigatti se estabeleceu na cidade de Rio do Sul, optando por subir a serra constantemente para trabalhar em Curitibanos. Muitas informações dão conta de que ele tenha sido o primeiro dentista da antiga vila. O local (Curitibanos)  lembrava muito os filmes do velho oeste dos americanos, pois o único meio de locomoção era o cavalo, ou algumas carroças. Havia dois automóveis a partir dos anos da década de 1930, um Fiat do dentista Dorigatti, que vinha constantemente de Rio do Sul, e um Ford modelo “T” do padrinho de Waldir Dacol, o senhor Sergilio França.

O cirurgião dentista ficou famoso em Curitibanos, não só por seu automóvel, mas também pelos excelentes trabalhos oferecidos à população da sua época. Em Rio do Sul, foi Vereador e membro dos antigos partidos políticos, Social Evolucionista e do Partido Liberal Catharinense.

No dia 22 de novembro de 1930, o Jornal O Agricultor de Rio do Sul fez uma campanha para arrecadar valores da população em geral, para auxiliar no pagamento da Dívida Externa do Brasil. Francisco Dorigatti fez a doação de 12$000. No dia 28 de dezembro de 1933, foi inaugurado o trecho da Estrada de Ferro Matador/Rio do Sul, pertencente à Estrada de Ferro Santa Catharina. Francisco enviou um telegrama de Florianópolis, solicitando que alguém o representasse na solenidade.

Em março de 1933, encontramos nas páginas do Jornal “O Agricultor” de Rio do Sul, que Francisco Dorigatti fazia parte do Diretório Municipal do Partido Social Evolucionista. Além de membro, foi indicado para compor cargos da Diretoria do Partido naquela cidade.

Dia 8 de abril de 1934, um domingo inesquecível para muitas famílias da cidade de Rio do Sul. Naquele dia, foi lançada a pedra fundamental para a construção do novo prédio que abrigaria o Colégio Sagrado Coração de Jesus. A solenidade ocorreu às 17 horas e contou com a presença do dentista Francisco Dorigatti e sua esposa. No dia 14 de abril do mesmo ano, dias após a solenidade de lançamento da pedra fundamental, o então prefeito Eugênio Davet Schneider, através da Resolução n.º 117, daquela data, desapropriou 778 m² de terras do dentista para a construção de um novo colégio (Grupo Escolar).

Em agosto de 1934, Francisco Dorigatti, membro do Partido Liberal Catharinense, apoiou a candidatura do coronel Aristiliano Ramos para a Presidência Constitucional do Estado de Santa Catarina. Em julho de 1935, o dentista Francisco Dorigatti se desligou do Diretório Municipal do Partido Liberal.

No mês de junho de 1935, Francisco Dorigatti foi eleito um membro do Tiro de Guerra n.º 174 de Rio do Sul (exército brasileiro). Os abnegados serviços foram executados nos anos de 1935 e 1936. Dia 13 de dezembro de 1935, a edição do Jornal O Agricultor estampou na primeira página, uma lista de pessoas que contribuíram com a compra de instrumentos musicais para a formação da Sociedade Musical Bella Alliança de Rio do Sul. Francisco Dorigatti esteve entre os doadores e apoiadores.

Nas eleições municipais de 1.º de março de 1936, Francisco Dorigatti concorreu às eleições como um dos candidatos do Integralismo, nome dado ao Partido da Acção Integralista Brasileira.

No dia 15 de novembro de 1951, Francisco Dorigatti foi reeleito presidente da Comissão de Odontologia da Sociedade Médico-Odontológica e Farmacêutica de Rio do Sul. Cabe aqui ressaltar uma importante informação. Entre os conhecidos amigos que tinham relações de amizade, era conhecido como “Tio Chico”.

Após aposentar-se, mudou com a família para a cidade de Balneário Camboriú, onde, no dia 14 de outubro de 1975, faleceu com seus invejáveis 80 anos. Como parte das homenagens póstumas ao antigo dentista, no dia 19 de setembro de 1980, através da Lei Ordinária Municipal n.º 1463/1980, o então prefeito de Curitibanos, Wilmar Ortigari, denominou uma via pública do município de Rua Francisco Dorigatti.

O Museu Histórico Antônio Granemann de Souza de Curitibanos tem, entre peças do seu acervo, alguns pertences do antigo profissional, como uma placa que indicava o seu consultório, o diploma de conclusão do Curso de Odontologia, uma fotografia, alguns materiais utilizados na colocação de dentes de metal e uma cadeira da época.


Referências para o texto:


Candidatura Cel. Aristiliano Ramos à Presidência Constitucional do Estado. Jornal O Agricultor. Rio do Sul, sexta-feira, 17 de agosto de 1934, Ed. n.º 5, p. 1.


Com informações de Carlos Dorigatti de Blumenau


Curitibanos — Lei Ordinária Municipal n.º 1463/1980. Denomina vias públicas.


Informações genealógicas de Francisco Dorigatti. Portal FamilySearch. On-line, disponível em: https://www.familysearch.org/tree/person/details/G6LS-QKH


Partido Social Evolucionista - Directorio de Rio do Sul. Jornal O Agricultor. Rio do Sul, sexta-feira, 24 de março de 1933. Ed. n.º 38, p. 1.


Partido Liberal Catarinense. Jornal O Agricultor. Rio do Sul, sexta-feira, 10 de agosto de 1934. Ed. n.º 4, p. 1.


Registro do casamento. Portal FamilySearch. On-line, disponível em: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939Z-Y4SD-G4?i=54


Registro de Óbito. Portal FamilySearch. On-line, disponível em: https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:DH7P-MYPZ


Rio do Sul — Resolução n.º 117. Desapropria terras para a construção de colégio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário