quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Sólon Rosa



Texto de Antonio Carlos Popinhaki


Na cidade de Curitibanos funciona um educandário modelo, entre os demais do estado de Santa Catarina. Trata-se da Escola de Educação Básica Sólon Rosa, criada através do Decreto n.º 9282/70, de 7 de julho de 1970 pela Secretaria Estadual de Educação. Para conhecermos mais sobre a história da escola, exponho aqui, parte de um depoimento utilizado num Trabalho de Conclusão de Curso de mestrado da Universidade do Planalto Catarinense — UNIPLAC, cujo tema era “um estudo da Escola de Educação Básica Sólon Rosa de Curitibanos”, fornecido em 18 de maio de 2012, pela primeira diretora daquele educandário, a senhora Gentila Sbravatti. Ela disse na ocasião que “no ano de 1966, as escolas de Curitibanos estavam lotadas de alunos, havendo a necessidade de mais salas de aula e, sendo assim, numa casa que era uma revenda de carros, o Estado abriu duas salas de aula. Seria o início da Escola de Educação Básica Sólon Rosa, com o nome de Grupo Escolar Sólon Rosa. Dois anos depois, em 1968, ao concluir a construção da Escola Municipal Prudente Visconde de Moraes, essa, foi cedida para receber o Grupo Escolar Sólon Rosa. Estava localizada na Rua Cornélio de Haro Varela, s/nº, Bairro Nossa Senhora Aparecida”. A doação foi oficializada pelo então prefeito Wilmar Ortigari, pela Lei Ordinária n.º 1390/1978 de 14 de janeiro de 1978. A primeira Diretora oficial a assumir o cargo como responsável pela escola, no ano de 1970, foi a Senhora Gentila Sbravatti, que permaneceu no cargo até 1976.

São mais de 50 anos de atividades em Curitibanos, com quase mil alunos da 1.ª série do Ensino Fundamental, até a 3.ª série do Ensino Médio. Dezenas de funcionários garantem as condições necessárias para o pleno funcionamento da instituição. A estrutura é composta pela figura do Diretor, assistentes de direção, assistentes de educação, técnicos pedagógicos, professores e agentes de serviços gerais, todos qualificados para exercerem suas funções.

Mas quem foi Sólon Rosa? O homenageado com o nome do educandário? As fontes de pesquisas biográficas são escassas, em quase uma dezena de textos encontrados, todos são cópias um do outro. Precisei de mais tempo para buscar informações, inclusive em cartórios, pois essas foram necessárias para dar maior corpo ao texto da biografia. 

Sólon Rosa nasceu na cidade de Lages, Santa Catarina, no dia 28 de setembro de 1918. Seus pais se chamavam José Maria Osório da Rosa e Daria Athayde Furtado da Rosa. Era casado com Gladiz Amália Tosatti da Rosa. Foi professor do Estado de Santa Catarina, tendo em seu tempo de serviço exercido também as funções de inspetoria para a Secretaria da Educação. O casal Sólon e Gladiz tiveram 2 filhos: José Fioravante Tosatti da Rosa e Sônia Maria Tosatti da Rosa. 

A vida do professor começou com a sua entrada para o curso de Magistério, feito entre os anos de 1938 e 1942 no Grupo Escolar “Vidal Ramos”, na cidade de Lages, onde além de estudante, também se destacou e foi professor interino. No ano de 1943, conseguiu a formação como “professor”, onde ingressou no magistério primário no Grupo Escolar “Professora Adelina Régis”, da cidade de Videira, Santa Catarina. Durante os anos de 1944 e 1945 foi nomeado, através de concurso, como Diretor daquele Grupo Escolar. No ano de 1946, foi nomeado, através de concurso, como “Inspetor Escolar”, lotado na 22.ª Circunscrição, com sede na cidade de Videira. No ano de 1950, Sólon foi removido para a Circunscrição Escolar, com sede na cidade de Canoinhas.

A sua ligação com a cidade de Curitibanos começou no ano de 1952, quando foi removido da Circunscrição Escolar de Canoinhas, para atuar como Inspetor Escolar por 14 anos, na vibrante cidade que despontava como “a capital do pinho”, devido ao grande fluxo de madeireiras e comerciantes, além dos tradicionais pecuaristas já estabelecidos com suas enormes fazendas. Sólon Rosa adaptou-se bem em solo curitibanense, pois de certa forma, estava perto da sua terra natal, Lages. Curitibanos foi a cidade em que mais permaneceu com as suas atividades de inspeção estudantil. Ele visitou cada escola, mesmo as do interior do município, nessas, conversava e treinava professores e professoras.

Em 1960 foi nomeado para ser o Inspetor Regional de Educação para a região de Curitibanos, cargo que ocupou até 1965, ano da sua aposentadoria.

Tinha uma mente aberta e era incansável na busca do aprendizado e na difusão do conhecimento, mesmo aposentado, durante os anos de 1966 até 1971, morando na cidade de Curitiba, Sólon Rosa realizou cursos de Pedagogia, Psicologia, Didática, Sociologia e Administração Escolar. No ano de 1972, foi nomeado para o cargo de Diretor da Divisão Executiva de Inspeção Geral da 8.ª Unidade de Coordenação Regional, com sede em Mafra. Seu trabalho na área educacional não parou em Mafra, pois no ano de 1981, exerceu atividades como Chefe da Divisão de Administração de Ensino — DIADE, na 12.ª Unidade de Coordenação Regional, na cidade de São Miguel do Oeste.

No dia 11 de abril de 1986, com 67 anos, após estabelecido com a família na cidade litorânea de Balneário Camboriú, numa visita à terra natal, em Lages, o professor Sólon Rosa se envolveu num trágico acidente de trânsito ocorrido na rodovia SC-114 entre Otacílio Costa e Lages, falecendo de traumatismo craniano e encefálico, deixando uma lacuna a ser preenchida na área educacional catarinense.

Em 13 de julho do ano de 2020, por indicação do então vereador João Reus de Camargo, foi apresentado no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos uma “Moção de Congratulações” à Escola de Educação Básica Sólon Rosa, pela comemoração dos 50 anos de atividades em Curitibanos. Na ocasião foram lembrados os grandiosos feitos do saudoso professor.



Referências para o Texto:



Biografia do Professor “Sólon Rosa”. Jornal A Semana. Ano IV, n.º 175 de 28 de junho de 1986. Curitibanos/SC.


Curitibanos. Lei Ordinária n.º 1390/1978. Autoriza a doar áreas de terras e prédio de alvenaria para o Governo do Estado de Santa Catarina. 


FRANZOI, Ernesto. História das Instituições escolares do Planalto Catarinense: Um estudo da Escola de Educação Básica Sólon Rosa, de Curitibanos (SC). Trabalho de Conclusão de Curso de pós-graduação stricto-sensu em Educação, apresentado para Banca Examinadora em 2013, na Universidade do Planalto Catarinense — UNIPLAC.


Curitibanos. Câmara Municipal de Vereadores. Moção de Congratulações. ‘On-line’: Disponível em: https://www.camaracuritibanos.sc.gov.br/proposicoes/Mocoes-de-Congratulacoes/0/1/0/12318


Óbito de Sólon Rosa. Portal FamilySearch. ‘On-line’: Disponível em: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-65S3-HSM?i=296&wc=MXYB-MNL%3A337700801%2C337700802%2C340546603&cc=2016197


Santa Catarina. Secretaria Estadual de Educação. Decreto n.º 9282/70, de 7 de julho de 1970. Cria escola no município de Curitibanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário