quinta-feira, 13 de abril de 2023

Luciana da Silva


Texto de Antonio Carlos Popinhaki


Luciana da Silva era natural de Curitibanos, nascida no dia 18 de setembro de 1979. Era filha de João Alcides Gonçalves da Silva e Sirlene Schneider. Eles, e outros membros da família, relatam que desde criança, Luciana foi uma menina amável e doce, muito estudiosa e dedicada, frequentou, desde os seus 5 anos, entre 1984 até 1996, quando tinha 17 anos, as aulas no Colégio Santa Teresinha. Manifestava a todos do seu círculo de relacionamento, que o seu sonho era estudar medicina para poder ajudar no salvamento das vidas alheias. Desde a sua infância e adolescência, demonstrava ser uma pessoa dedicada no auxílio dos outros. Se preocupava, principalmente, com a saúde das pessoas.

Dessa forma, no ano 2000, com 21 anos, iniciou os seus estudos de graduação em Medicina na Universidade da Região de Joinville — UNIVILLE, Campus Universitário de Joinville/SC. Terminou a sua graduação de 12 semestres em dezembro de 2005. Depois, por mais dois anos, de 2006 até 2008, trabalhou como residente na Maternidade Darcy Vargas, na mesma cidade de Joinville. O local, bem como, os trabalhos desenvolvidos pela Doutora Luciana, serviram para a definição da sua especialização: Ginecologia e Obstetrícia. Determinada, como sempre, decidiu voltar à sua terra natal, visando ajudar a população curitibanense.

Em Curitibanos, a partir do segundo semestre do ano de 2008, começou a trabalhar nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros São Luiz e São José. Inicialmente, prestou serviços de clínica geral, ginecologia e obstetrícia. Também trabalhou, simultaneamente, no Hospital Hélio Anjos Ortiz, fazendo da sua vida uma rotina de intenso trabalho em prol dos necessitados. Como era especializada, principalmente no atendimento das mulheres, para muitas mães e futuras mães, foi mais do que uma médica, acalentou muitos corações, ouviu muitas histórias e pôde também contribuir com conselhos, que lhes foram muito úteis. A Doutora Luciana da Silva foi motivo de muitos sorrisos das mães que observavam os seus filhos serem atendidos com amor e zelo. Muitas mães que fizeram os seus corriqueiros exames de pré-natal e que tiveram os seus filhos nascidos neste mundo pelas competentes mãos da médica, também expressaram, em épocas e períodos distintos, contentamento e satisfação, difundiram entre os curitibanenses a sua competência e dedicação. Ainda é possível, em nossos dias atuais, ouvir os relatos de muitas mães, que contam, com felicidade e admiração, sobre os excelentes atendimentos da doutora Luciana.

No seu serviço prestado aos curitibanenses, anualmente, Luciana esteve empenhada em campanhas e palestras sobre diversos assuntos relacionados à saúde. Empenhava-se em contribuir para a divulgação das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul”, em vários locais da cidade, visando orientar, desmistificar informações falsas sobre os exames preventivos. Em alguns períodos estratégicos do ano, a Administração Municipal, através das ações da Secretaria Municipal de Saúde e da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Curitibanos, promoviam atividades voltadas à prevenção do câncer de mama e do colo do útero. A pessoa designada para dar as palestras era a Doutora Luciana da Silva.

No curso da vida, às vezes, nos deparamos com momentos em que não compreendemos, com nossas mentes e intelecto bitolados, as ironias e as peças, no sentido de um pedaço ou parte de algo maior que nos são apresentadas. O exemplo claro foi a vida da Doutora Luciana da Silva. Uma mulher dedicada, determinada, obstinada no cuidado com a vida alheia. Em setembro de 2015, ela foi diagnosticada com câncer de mama. Justamente ela, que proferia em suas palestras todo o cuidado e a atenção que se deveria ter quanto a esse diagnóstico. Isso nos prova que o nosso corpo é muito frágil, que mesmo com todas as observâncias, todo o conhecimento, toda a atenção, nunca estaremos imunes ou livres de doenças, moléstias e contaminações.

Após diagnosticada com o câncer de mama, a Doutora Luciana da Silva fez os procedimentos necessários e que estavam disponíveis. Luciana teve em vista, enfrentar e agir com fé e alegria, passando a todos os que a rodeavam, um espírito descontraído, na tentativa de desmistificar a doença. Criou páginas na internet, em busca da divulgação da sua maneira de encarar o câncer. Nessas páginas, ela falava aos leitores sobre a sua trajetória de vida, dava dicas de alimentação, falava de sua fé, do seu otimismo e de assuntos relacionados à saúde.

Apesar de lutar pela sua vida, Luciana nunca deixou de lado a batalha diária pelo vida dos outros. Trabalhou até o momento em que não conseguiu mais, devido ao tratamento submetido e das limitações impostas pela própria doença. Após realizar tudo o que estava disponível e dentro das possibilidades apresentadas, no dia 16 de outubro de 2020, num dos leitos do Hospital Hélio Anjos Ortiz de Curitibanos, às vinte e uma horas e vinte minutos, conforme o registro na sua Certidão de Óbito, faleceu a Doutora Luciana da Silva. A cerimônia de cremação ocorreu no dia 17, às dezesseis horas, no Memorial Parque das Araucárias de Curitibanos. Deixou nesse mundo, um legado a ser copiado e que servirá de inspiração para muitos.

Para homenagear essa curitibanense, que tanto fez, principalmente, pela saúde das mulheres e das crianças, o Poder Executivo e o Legislativo, através da Lei Ordinária Municipal n.º 6372/2020, no dia 27 de novembro de 2020, denominou um prédio público do município de “Posto de Saúde Doutora Luciana da Silva”. No dia 12 de abril de 2023, foi inaugurado em Curitibanos, atendendo a todas as reivindicações, inclusive as da implantação do novo Curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina — UFSC, Campus de Curitibanos, a “Unidade Básica de Saúde COHAB II Dra. Luciana da Silva”. Estiveram presentes no ato, familiares da Doutora Luciana, o prefeito Kleberson Luciano Lima, secretários da administração, vereadores, representantes das entidades devidamente organizadas do município, moradores do bairro São Luiz e público, em geral. Como estava estampado no texto do Cerimonial da Inauguração, “Na terra, ficam as recordações da Doutora Luciana, a saudade é inerente ao nosso corpo e à nossa alma. Aquela menina, que sonhou em salvar e trazer vidas ao mundo, tornou-se uma competente e dedicada médica, que agora, como forma de homenagem e gratidão do município de Curitibanos, eterniza o seu nome em local onde ela mesma tinha o prazer de estar”.



Referências para a produção do texto:


Curitibanos — Câmara Municipal de Vereadores. Ata n.º 57/2020, Sessão Ordinária, 26.ª legislatura.


Curitibanos — Câmara de Vereadores de Curitibanos. Projeto de Lei do Legislativo n.º 0027/2020, de 24 de novembro de 2020.


Curitibanos — Lei Ordinária Municipal n.º 6372/2020, denomina prédio público.


Curitibanos — Lei Ordinária Municipal n.º 6739/2022, altera Ementa e Dispositivos da Lei Ordinária Municipal n.º 6372/2020.


Fotografia: Acervo pessoal da família e também disponível na internet.


GASPARINI, Franciele. Palestra marcou início da Campanha Outubro Rosa. Portal On-line A Semana. Curitibanos, 16 de outubro de 2017. On-line, disponível em: https://asemanacuritibanos.com.br/saude/palestra-marcou-inicio-da-campanha-outubro-rosa-1-1996691/


GASPARINI, Franciele. Médica fala de sua luta contra o câncer.  Portal On-line A Semana. Curitibanos, 31 de dezembro de 2016. On-line, disponível em: https://asemanacuritibanos.com.br/saude/medica-fala-de-sua-luta-contra-o-cancer-1-1938863/


Informações colhidas no Ato de Inauguração da Unidade Básica de Saúde COHAB II, do dia 12 de abril de 2023.


Informações da Funerária Nossa Senhora Aparecida, através do seu comunicado de falecimento na página do Facebook.


Ofício Registro Civil, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas. — Registro Civil das pessoas Naturais — Certidão de Óbito de Luciana da Silva.


Página pessoal “Em memória de Luciana Silva”, do Facebook.


Palestra sobre saúde é nesta terça-feira. Redação do Portal On-line. A Semana. 30 de outubro de 2018. On-line, disponível em: https://asemanacuritibanos.com.br/geral/palestra-sobre-saude-e-nesta-terca-feira-1-2104417/

Nenhum comentário:

Postar um comentário