quinta-feira, 4 de maio de 2023

Luiz Dacol


Texto de Antonio Carlos Popinhaki


Em Curitibanos, ficou popularmente conhecido como Luiz Dacol, entretanto o seu nome verdadeiro era Luigi Giovanni Da Col. Ele nasceu no dia 3 de agosto de 1876, em Mel, Belluno, Vêneto, Itália. Seu pai se chamava Giácomo Da Col, também chamado de Jacob Dacol. Sua mãe se chamava Giovanna Scarton, também conhecida como Joana. Quando Luiz Dacol nasceu, seu pai tinha 26 anos e a sua mãe 18. Imigraram da Itália para o Brasil, em busca de oportunidades. Se estabeleceram, primeiramente, na região de Indaial, no interior do estado de Santa Catarina.

Na região de serra-abaixo, mais precisamente em Urussanga/SC, casou-se em 1900 com Luiza Deola, que passou a assinar como Luiza Dacol. Tiveram, pelo menos, conhecidos e identificados, 7 filhos e 3 filhas. Luiza também era italiana, da mesma região de Belluno, Vêneto. Ambos eram da mesma idade, com diferença de um mês, Luiz era de agosto e Luiza de setembro de 1876.

No início do século XX, o casal veio para Curitibanos, numa tentativa de melhorar as condições financeiras da família. No município, Luiz trabalhou como exímio carpinteiro e marceneiro, destacando-se nos serviços de construção e manutenção dos edifícios pertencentes à igreja católica. 

Luiz Dacol também construiu, com a ajuda de alguns outros amigos curitibanenses, de origem italiana, engenhos e moinhos na região Leste do município, aproveitando as águas do riacho Pessegueirinho, que no início do século XX, era cheio de peixes e possuía água potável, servindo, inclusive, para o uso humano. Conforme o registro no livro de apuração de impostos da Prefeitura Municipal de Curitibanos, no dia 27 de abril de 1936, Antonio Rossa, que era pai de Angelo Rossa Sobrinho, casado com Joana Dacol, filha de Luiz e Luiza Dacol, pagou imposto referente a indústria e profissão para a Prefeitura de Curitibanos como proprietário de um moinho na vila. Ato repetido em duas parcelas no ano de 1937. Esse moinho foi construído por Luiz Dacol.

Além da profissão de carpinteiro e marceneiro, Luiz Dacol também era lavrador em Curitibanos. Tinha terras, onde hoje está localizada a sede campestre do Pinheiro Tênis Clube, no lado Leste do centro urbano de Curitibanos. Alguns dos seus filhos também aprenderam as técnicas de construção do pai, sendo, igualmente, exímios carpinteiros.

Em Curitibanos, Luiz Dacol e sua esposa criaram vínculos. Sua família foi respeitada, estando entre as melhores e mais honradas da pequena vila, que, conforme cresceu, tornou-se igualmente grande, como a própria família Dacol. Em jornais antigos do estado de Santa Catarina, invariavelmente, encontramos em meio às notas de felicitações pelas conquistas políticas ou mesmo de aniversários dos governadores, assinaturas de homens da alta cúpula de Curitibanos, entre essas, a de Luiz Dacol sempre se fez presente.

Faleceu no dia 6 de agosto de 1951, às 16:30 horas, conforme o atestado do médico da época, faleceu sem assistência médica. Tinha, na ocasião, 75 anos. No dia 21 de maio de 1959, o então prefeito de Curitibanos, senhor José Bruno Hartmann, através da Lei Ordinária Municipal n.º 399/1959, denominou uma rua da cidade com o nome de "Rua Luiz Dacol". A via inicia na Avenida Salomão Carneiro de Almeida, subindo em direção Leste, passando ao lado da E. E. B. Casimiro de Abreu. Foi uma justa homenagem a esse homem, que dentro das suas limitações, ajudou na construção de uma Curitibanos melhor.



Referências para o texto:


Resumo da vida de Luigi Giovanni Da Col. FamilySearch. On-line, disponível em: https://ancestors.familysearch.org/pt/LWBM-J9H/luigi%2C-giovanni-da-col-1876-1951


Curitibanos — Livro n.º 236 - Livro de lançamento de contribuintes do Imposto de Indústria e Profissões. 1936, p. 4.


Curitibanos — Livro n.º 236 - Livro de lançamento de contribuintes do Imposto de Indústria e Profissões. 1936, p. 22.


Curitibanos — Lei Ordinária Municipal n.º 399/1959, denomina ruas da cidade.


Com informações dos registros dos livros do Cartório de Registro Civil da Comarca de Curitibanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário