segunda-feira, 29 de maio de 2023

Darilene Fontana Müller



Texto de Antonio Carlos Popinhaki


Darilene Fontana nasceu em Curitibanos, no dia 9 de outubro de 1951. Seus pais se chamavam Claudino Fontana e Joana Righes. A família era grande, composta pelo casal e 11 filhos, Darilene era a penúltima. Estudou até completar o antigo 2.º grau, ou Curso Secundário, como também foi chamado o sistema de ensino colegial na década de 1960. Trabalhou nas atividades rurais da família, por mais de sete anos. No dia 27 de outubro de 1973, com 22 anos, casou-se com Wolney Colino Müller da Silva, assinando, daquela data em diante, como Darilene Fontana Müller. Wolney nasceu em 12 de janeiro de 1951, praticamente, tinham quase a mesma idade. Do casamento, nasceram dois filhos, aos quais chamaram de Luciano Fontana Müller e Eduardo Fontana Müller.

Em 13 de março de 1986, Darilene começou a trabalhar na Prefeitura Municipal de Curitibanos, como Auxiliar Administrativa “A”, no setor de Assistência Social. O prefeito da época era o senhor Armando Costa. Em 1989, após ter demonstrado a sua capacidade profissional nos serviços rotineiros da Assistência Social, foi nomeada para ser a Diretora da Creche Santa Rita de Cássia. Permaneceu nessa função até o ano de 1992, quando, pelo Decreto Municipal n.º 1830/1992, de 29 de junho de 1992, foi nomeada para ser temporariamente, Coordenadora Municipal de Educação. Entre os anos de 1993 até 1996, na gestão do prefeito Generino Fontana, prestou serviços como Diretora de Assistência Social do Município de Curitibanos. Em 17 de março de 1997, através da Portaria Municipal n.º 026/1997 foi exonerada das suas funções na Prefeitura Municipal de Curitibanos.

Com um currículo exemplar, sendo conhecida pelos curitibanenses, por seus excelentes serviços na área social, nos anos de 1997 e 1998, foi contratada para ser a Gerente de Assistência Social na Penitenciaria da Região de Curitibanos, localizada na cidade de São Cristóvão do Sul. Após uma breve pausa, no ano de 2001, retornou aos serviços da prefeitura municipal de Curitibanos como Diretora de Assistência Social, sendo efetivada por meio de Concurso Público realizado no ano de 2003.

Concomitante ao desempenho das funções públicas, em suas horas de folga, auxiliava constantemente os mais necessitados, também realizava trabalhos artesanais, tais como bordados e tricô. Na área do artesanato, auxiliou no projeto “Mãos Curitibanenses”, onde ensinou muitas mulheres a tricotar, e ainda ministrava cursos de bordados nos bairros de Curitibanos.

Foi uma pessoa simples, que sempre teve suas preocupações com a educação dos filhos. Sempre esteve com os olhos voltados para o seio familiar. Era filiada e militante do Partido do Movimento Democrático Brasileiro — PMDB, sempre que possível, auxiliava nas atividades e nos encontros do Partido. Tinha outra paixão que merece ser escrita e registrada para a posteridade, era torcedora do Flamengo. Sempre que podia, acompanhava o desempenho do time.

Após lutar contra a Leucemia Linfócita Crônica, faleceu no dia 11 de novembro de 2008, deixando eternas saudades. Como forma de agradecimento por seus memoráveis serviços prestados, no dia 25 de fevereiro de 2016, o então prefeito José Antonio Guidi, através da Lei Ordinária Municipal n.º 5702/2016, denominou o novo “Centro de Educação Infantil”, construído na Avenida Pedro Ronchi, loteamento Vista do Parque, no Bairro Água Santa, de “Centro de Educação Infantil Darilene Fontana Müller”.

A obra iniciou em parceria com o Governo Federal, no ano de 2015, antes mesmo de receber o nome. Atualmente, está em fase final, quase pronta para ser inaugurada. Quando estiver acabada, atenderá cerca de 250 crianças da região. Foi uma justa e bela homenagem a essa valorosa curitibanense.

No dia 29 de novembro de 2023, às 19:40 horas, iniciou-se a solenidade de inauguração do Centro de Educação Infantil Darilene Fontana Müller, com a presença de várias autoridades da época. Houve a apresentação das crianças matriculadas e vários discursos que remeteram às lembranças da senhora Darilene e sua família. Após esses oradores, os dois filhos de Darilene, Luciano Fontana Müller e Eduardo Fontana Müller, descerraram a faixa de inauguração do prédio.



Referências para o Texto:


Arquivos do setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Curitibanos.


Baseado no histórico produzido por Eduardo Fontana Müller.


Curitibanos — Lei Ordinária Municipal n.º 5702/2016, denomina prédio público.


Curitibanos — Decreto Municipal n.º 1830/1992, nomeia servidora.


Curitibanos — Portaria Municipal n.º 026/1997, exonera servidora.


Curitibanos — Portaria Municipal n.º 666/2009, declara aposentadoria.


Fotografia da Ficha Cadastra da Prefeitura Municipal de Curitibanos.


PEREIRA, Kelly C. Abandono de obras e burocracia impedem inauguração do CEI Darilene Fontana Müller Jornal A Semana. 30 de junho de 2022. Portal On-line, disponível em: https://asemanacuritibanos.com.br/featured/abandono-de-obras-e-burocracia-impedem-inauguracao-do-cei-darilene-fontana-muller/

Nenhum comentário:

Postar um comentário