quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Wolny Westphal

Wolny Westphal

Texto de Antonio Carlos Popinhaki


Muitas ruas de Curitibanos têm nomes de pessoas que, garantidamente, contribuíram para a história local. Um desses homens foi Wolny Westphal. Ele nasceu em Lages no dia 14 de setembro de 1931. Com a idade adulta, casou-se com a senhora Maria Verônica Rossa no dia 13 de julho de 1959. Do casamento nasceram 4 filhos, 3 homens e 1 mulher. Os nomes dos filhos homens são: Wolny Westphal Filho, Cláudio e Sérgio Westphal. A filha mulher se chama Rosana Westphal. Após trabalhar como empregado numa oficina mecânica na então localidade chamada de Palmeira, hoje município, Wolny Westphal se estabeleceu em Curitibanos no final da década de 1950, onde comprou um terreno na Avenida Rotary, em frente da então casa do senhor Jovino Rosa. Atualmente no local, existe uma padaria e uma casa lotérica.

No terreno, além da residência da família, foi construído e inaugurado, alguns anos mais tarde, mais precisamente em setembro de 1972 um barracão para abrigar a oficina mecânica, onde ofereciam serviços de manutenção, conserto e reparos em geral. Essa oficina foi construída em sociedade com o seu pai, o senhor Carlos Westphal. Foi considerada uma das melhores de Curitibanos nas décadas 1950, 1960 e 1970. Era um local conhecido por todos os moradores de Curitibanos que possuíam carros. Chamava-se “Oficina Mecânica Wolny Westphal & Cia. Ltda.”. Wolny, em Curitibanos e região, era possuidor da fama de ser um excelente mecânico. Como citado, na oficina era possível fazer consertos, reparos na lataria, troca de peças, lavação, serviços elétricos e mecânica em geral. Naquele tempo, a Avenida Rotary não possuía qualquer tipo de pavimentação, quando chovia, os carros derrapavam facilmente, muitos precisavam de correntes nos pneus para poderem transitar. Era uma extensão da rodovia que ligava Curitibanos até a BR-116 (hoje, Rodovia Ullysses Gaboardi, via Universidade Federal de Santa Catarina — UFSC), em São Cristóvão do Sul e também, por onde se transitava para ir ao Oeste do estado, alcançando-se logo a seguir, a estrada que fazia a ligação com Campos Novos.

No mês de novembro do ano de 1978, por razões particulares debatidas e decididas entre os familiares, o senhor Wolny resolveu vender o empreendimento e mudar-se para a cidade de Curitiba, onde atuou noutro ramo de atividade. A decisão de mudar-se para Curitiba foi tomada, considerando vários fatores, um deles foi a descoberta de um câncer no esôfago que precisava urgentemente de tratamento. Em Curitiba ficaria mais fácil esse possível tratamento, outro fator decisivo para a mudança, foi o de ficar mais perto dos filhos, que na época, aproveitaram para se matricular em colégios melhores e mais conceituados na capital paranaense.

Enquanto pode, Wolny administrou um bar de sua propriedade, muito frequentado na época, estabelecido na Avenida República Argentina, no bairro Água Verde de Curitiba. Infelizmente, em menos de um ano após estar morando naquela cidade, no dia 7 de julho de 1979, Wolny Westphal faleceu de câncer, o seu corpo foi transferido para Curitibanos. O sepultamento ocorreu no cemitério municipal São Francisco de Assis.

Wolny e os seus familiares eram muito queridos em Curitibanos. Após o seu sepultamento, em retribuição à amizade mantida, no dia 7 de julho de 1980, através da Lei Ordinária n.º 1463/1980 de 19 de setembro de 1980, o então prefeito de Curitibanos, Wilmar Ortigari, denominou uma rua com o nome de Rua Wolny Westphal. O início dessa rua é na Avenida Lions, seguindo no sentido Oeste, terminando no final do perímetro urbano, paralela à Rua Vitório Cavalli, pelo lado sul, no Loteamento Balança, no Bairro Água Santa, próximo ao Parque Pouso do Tropeiro.






Referências para o texto:



Curitibanos. Lei Ordinária n.º 1463/1980 de 19 de julho de 1980.


Fotografia cedida por sua irmã, Norma Westphal Dacol


Fotografia da inauguração cedida por Wolny Westphal Filho


Informações via telefone do senhor Wolny Westphal Filho


Informações de Ernani Osni Rossa Junior








Nenhum comentário:

Postar um comentário