sexta-feira, 31 de março de 2023

Osni Liz da Silva


Texto de Antonio Carlos Popinhaki


Osni Liz da Silva nasceu no dia 24 de janeiro de 1951, na cidade de Curitibanos. Seus pais se chamavam João Domingues da Silva e Autelina Cavalheiro de Liz. Ele iniciou a sua vida esportiva nos campinhos de terra, existentes nos terrenos baldios de Curitibanos. Foi nessa época de criança que recebeu o apelido de “Lixa” por seus companheiros de “peladas”. Mais tarde, ainda na adolescência, trabalhava durante o dia na empresa do senhor Kaoru Haramoto. Diariamente, após as 18:00 horas, mesmo cansado do trabalho, demonstrando desde aquela época, ser uma pessoa com personalidade e determinação, dirigia-se para o “Ginásio Municipal de Esportes Onofrão”, para treinar futebol de salão, como o esporte era chamado na época. Depois de alguns anos, na gestão do então prefeito Armando Costa, em 8 de junho de 1983, foi admitido como funcionário da Prefeitura Municipal de Curitibanos para as funções de “Vigia” do Ginásio de Esportes. Trabalhou nessa função até o mês de maio de 1989, depois, foi realocado para a função de Oficial Técnico, até dezembro de 2011.

Quando tinha 30 anos, em 21 de fevereiro de 1981, casou-se com Sônia Fátima da Silva, nascida em 13 de janeiro de 1960. O casamento não durou muito tempo. Antes mesmo que pudessem nascer filhos, optaram pela separação. Passado algum tempo, Osni conheceu Lúcia Ribeiro da Silva, que já tinha uma filha pequena. Depois de um tempo, casaram, do relacionamento nasceu uma filha, à qual deram o nome de Michele. 

Osni era muito dedicado ao trabalho. Era também um atleta exemplar. Integrou, por vários anos, equipes de destaque que levaram o nome de Curitibanos para outros centros. Foi goleiro de alguns times de futebol de campo e de salão. Sempre desempenhou com maestria as suas funções como atleta e como profissional. Nos incontáveis jogos que participou, fez defesas memoráveis, tanto no Estádio Municipal Wilmar Ortigari, quando, por exemplo, defendeu a equipe da Varal, em outras cidades e também, no Ginásio de Esportes Onofre Santo Agostini, quando foi um dos goleiros das inesquecíveis equipes do Bel-pão e do Pinheiro Tênis Clube.

Osni Liz da Silva era oriundo de berço humilde, sem muitos recursos financeiros, por essa razão, aproveitando as poucas oportunidades que a vida lhe apresentou, requereu da Prefeitura a “Outorga de Escritura Pública” de um pequeno lote de terras para uso próprio de moradia familiar. O mesmo foi atendido, após deliberação e aprovação do pedido na Câmara Municipal de Vereadores, pelo então prefeito, Ulysses Gaboardi Filho, através da Lei Ordinária Municipal n.º. 2.529/1991, datada de 13 de março de 1991. O terreno era pequeno, medindo 360 m², localizado no bairro Bom Jesus, mas atendia perfeitamente às necessidades da família. Nessa época a sua esposa Lúcia já havia falecido. Ele, guerreiro, determinado, continuou a sua jornada terrena, dando um exemplo a muitos de como conduzir uma família, principalmente, quando a esposa já é falecida.

No dia 9 de março de 1985, o time de Curitibanos estava se dirigindo para Florianópolis para fazer o jogo de volta do Campeonato Catarinense de futebol de salão. Todo o elenco estava em três veículos. Perto do trevo de Indaial houve um acidente com o veículo onde estava Osni, dirigido pelo colega e goleiro principal do time, Robson Lúcio Abrahão. O motorista acabou falecendo dias depois (16 de março de 1985), no hospital da cidade de Blumenau. Osni, que estava sentado logo atrás do motorista, teve decepado um dos dedos do pé, o terceiro dedo. Isso não o atrapalhou em futuras competições.

Osni, que tinha o apelido de “Lixa”, sempre foi uma pessoa responsável, apelido este, recebido por sempre jogar bola descalço, segundo seus antigos colegas, “sempre estava com os pés, como uma lixa”.

Era muito atencioso em tudo o que fazia, sendo, em determinado tempo, responsável por todos os equipamentos esportivos de todas as modalidades da Fundação Municipal de Esportes, antecessora da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Curitibanos. Por estar sempre ligado ao setor esportivo, a sua filha Michele tomou gosto pelo judô, onde foi uma das atletas de destaque em Curitibanos, disputando alguns campeonatos. Mais tarde, o neto de Osni e Lúcia também tornou-se um judoca, o nome dele é Fredy da Silva Ferreira, disputou em 2018, os joguinhos abertos, representando a cidade de Curitibanos. Ele levou o legado de atleta e desportista adiante, conservando a tradição familiar. Passou pelo Karatê e Muay Thai. Atualmente, dedica-se ao Judô.

Em 11 de agosto de 2008, através da Portaria Municipal n.º 708/2008, o então prefeito Wanderley Teodoro Agostini concedeu-lhe um prêmio especial por 25 anos de serviços prestados como servidor municipal. Osni também foi atleta do ciclismo e do Judô curitibanense. Foi quando se aposentou das quadras, que se dedicou à arbitragem, fazendo parte do seleto grupo de árbitros curitibanenses

Através da Portaria Municipal n.º 1.159/2011, o então prefeito Wanderley Teodoro Agostini, concedeu a aposentadoria voluntária por tempo de contribuição ao servidor Osni Liz da Silva, passando o mesmo para o quadro dos funcionários inativos, com todos os benefícios previstos em lei, a partir de 14 de dezembro de 2011.

Mesmo após aposentado, Osni tinha o hábito de aparar e podar as árvores existentes em frente a sede da Secretaria Municipal de Esportes de Curitibanos. Ele fazia questão de fazer esse serviço, mesmo que fosse de forma voluntária, sem nenhuma remuneração financeira.

Osni faleceu no dia 10 de janeiro de 2022, vítima de um acidente vascular cerebral, num dos leitos do Hospital Hélio Anjos Ortiz de Curitibanos. O seu corpo foi velado na capela n.º 2 da Funerária Nossa Senhora Aparecida, depois, seguiu no final da tarde do mesmo dia para a cerimônia de cremação, no Crematório Memorial Parque das Araucárias.

No dia 14 de maio de 2022, às 19:30 horas, deu-se início o Campeonato Municipal de Indústria e Comércio, promovido pela Administração Municipal do prefeito Kleberson Luciano Lima. Neste ano, a homenagem que intitulou o troféu foi dado ao nome do servidor municipal Osni Liz da Silva, o “Lixa”. Foi uma espécie de homenagem a esse homem que não media esforços para desempenhar com brilhantismo as suas funções esportivas. Justa homenagem a esse homem que se dedicou e contribuiu por muitos anos ao esporte de Curitibanos, no qual, trouxe alegria para muitos fãs e aficionados.



Referências para a produção do texto:


Abertura do Campeonato de Indústria e Comércio será neste sábado, (14). Portal da Prefeitura Municipal de Curitibanos. On-line, disponível em: https://curitibanos.sc.gov.br/noticia-733957/


Arquivos do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Curitibanos.


Com informações de Alexandre Dacol.


Com informações de Giovani Alexandre.


Com informações de Michele Aparecida da Silva.


Com informações de Luiz Cezar Abrahão.


Com informações de Luiz Silva (Luiz Blumenau).


Curitibanos — Decreto n.º 2.411/1995, servidor colocado à disposição da Fundação Municipal de Esportes — FME.


Curitibanos — Decreto n.º 1.896/1992, nomeia servidor e dá outras providências.


Curitibanos — Lei Ordinária Municipal n.º. 2.529/1991, outorga escritura pública.


Curitibanos — Portaria n.º 1.159/2011, concede aposentadoria a servidor.


Curitibanos — Portaria n.º 708/2008, concede prêmio especial a servidor municipal.


Fotografia do acervo pessoal da família.


Funerária Nossa Senhora Aparecida. Nota de Falecimento. Facebook. On-line, disponível em: https://www.facebook.com/profile/100010106793379/search/?q=osni%20liz%20da%20silva


GASPARINI, Franciele. Judô no Sangue. A Semana on-line. 28 de julho de 2018. On-line, disponível em: https://asemanacuritibanos.com.br/geral/judo-no-sangue-1-2083920/


Lista de prefeitos de Curitibanos. On line: Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_prefeitos_de_Curitibanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário