quinta-feira, 21 de março de 2024

Guerino Agostini


Texto de Antonio Carlos Popinhaki


Guerino Agostini nasceu na localidade de Segredo, território pertencente ao então município de Vacaria, hoje, município de Ipê, Rio Grande do Sul, no dia 20 de setembro de 1932. Seus pais se chamavam Theodoro Agostini e Graciosa Fontana. 

Mudou-se para Curitibanos quando tinha 13 anos. Quando atingiu a idade suficiente para trabalhar e auxiliar nos afazeres domésticos e familiares, iniciou, em, Curitibanos, atividades profissionais no açougue da família. Estudou no antigo Grupo Escolar Arcipreste Paiva, hoje, Colégio Santa Teresinha. 

Na juventude, foi atleta, gostava de futebol. Jogou bola, nas décadas de 1950 e 1960, nos clubes locais, como o Serrano Esporte Clube e o Flamengo Futebol Clube. Além do futebol, praticava, com frequência, atividades de laço. Frequentava vários torneios, onde, por suas habilidades, sagrou-se campeão Internacional em Vacaria, no Rio Grande do Sul. 

Em Curitibanos, tornou-se muito conhecido entre os moradores. Era católico praticante. Foi festeiro por diversas vezes em festas organizadas em prol da manutenção da igreja Matriz Imaculada Conceição e também, em algumas capelas do interior.

Foi político, participando ativamente como candidato em alguns pleitos. Por três vezes, foi vereador em Curitibanos. Foi empossado pela primeira vez em 3 de fevereiro de 1959. Pela segunda vez, em 8 de fevereiro de 1967 e por último, em 3 de fevereiro de 1970. No último pleito, proporcionalmente, por zona eleitoral, foi o vereador mais votado em todo o território catarinense, atingindo a marca de 13% dos votos válidos da Zona Eleitoral. Foi presidente da Câmara Municipal de Vereadores e também, presidente do seu partido, o antigo Partido da Frente Liberal — PFL.

Profissionalmente, além de açougueiro, foi pecuarista, onde exerceu por várias vezes o cargo de Presidente, Secretário e Tesoureiro do Sindicato Rural de Curitibanos. Além desses, ainda foi funcionário do antigo Departamento de Estradas de Rodagem — D.E.R. — SC.

Faleceu no dia 26 de fevereiro de 1988, num dos leitos do Hospital Santa Cruz, na cidade de Curitiba, Paraná. A causa da sua morte foi diagnosticada como “hemorragia intracraniana, coagulação intravascular disseminada, septicemia e insuficiência cardíaca”. O seu corpo foi transportado para a cidade de Curitibanos, onde foi sepultado no Cemitério Público Municipal São Francisco de Assis.

No dia 3 de agosto de 2006, através do Projeto de Lei do Legislativo n.º 17/2006, apresentado pelo vereador Luiz Fernandes Popinhak França com a intenção de homenagear e em memória de Guerino Agostini, foi solicitado a aprovação para denominar um “Próprio Municipal” no Parque de Exposições Pouso do Tropeiro com o nome de Guerino Agostini. Após a deliberação, votação e aprovação, em 18 de agosto de 2006, o então prefeito Wanderley Teodoro Agostini sancionou a Lei Ordinária Municipal n.º 3.942/2006 que denominou a Casa do Pecuarista de “Guerino Agostini”.



Referências para o texto:


Curitibanos — Projeto de Lei do Legislativo n.º 17/2006.


Curitibanos — Lei Ordinária Municipal n.º 3.942/2006.


Arquivos da Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos


Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da Comarca de Curitiba/PR. — Certidão de óbito


Escritos fornecidos por Fermino Agostini, digitalizados e em posse dos arquivos do Museu Histórico Antonio Granemann de Souza.


Fotografia: Acervo da família Agostini

Nenhum comentário:

Postar um comentário