terça-feira, 10 de agosto de 2021

Alfredo Lemser


Texto de Antonio Carlos Popinhaki


Alfredo Lemser nasceu em 5 de abril de 1887, na cidade de Cottbus, que fica no estado de Brandemburgo, cerca de 100 quilômetros a sudeste de Berlim, na Alemanha. Seus pais se chamavam Frederico Lemser e Louiza Lemser. Quando jovem, estudou na Universidade de Berlim, formando-se farmacêutico-químico. Cursou também medicina, interrompendo os estudos por causa da sua vinda para o Brasil, em 1910 a convite do governo brasileiro, para trabalhar como químico no Instituto Butantã em São Paulo.

Em 1911 veio para a região de Blumenau, estabelecendo-se no então Distrito de Indaial com a sua farmácia. Não demorou muito, devido a sua brilhante reputação, foi nomeado Intendente Distrital de Indaial. O farmacêutico Alfredo Lemser não conseguiu se adequar com o clima quente da região. No ano de 1913, resolveu subir a serra e conhecer novos ares mais amenos, foi o ano que chegou em Curitibanos. Na época, na vila de Curitibanos não havia médico e tampouco, recursos farmacológicos.

Ele era um homem dotado de ideias elevadas, também era destemido, aprendeu a amar o povo curitibanense, demonstrando assim, grande espírito humanitário. Logo no início, observou que a população da chamada vila de Curitibanos carecia muito dos recursos da medicina. Resolveu então, se estabelecer no local como farmacêutico e médico, atendendo em Curitibanos e também, dentro das suas possibilidades, nas localidades vizinhas, como: Campos Novos, Caçador e até em Canoinhas.

Como não havia rodovias naquele tempo, Alfredo Lemser viajava, para atender os doentes, a cavalo, por muitas léguas (medida usualmente utilizada na época), por dias e noites, atravessando rios cheios, enfrentando tempestades e toda sorte de perigos, para socorrer os doentes, sem interesses financeiros.

Certa vez, foi chamado para atendimento médico no reduto estabelecido por fanáticos no Taquaruçu, interior do município. Alfredo percebeu haver na região um grande problema que ele, naquele momento, na época, não podia ajudar muito, mas com o tempo, após uma especialização, adquirindo novos conhecimentos, seria muito útil. Havia muitas mortes de mulheres e de crianças, decorrentes de falta de conhecimentos sobre gestação e partos. Alfredo ficou assustado com a situação.

No ano de 1919, ele regressou para a Alemanha, para fazer um curso de especialização em obstetrícia de um ano de duração, com o objetivo de salvar vidas nos delicados momentos dos partos das mulheres curitibanenses, e também, de poder atender melhor às necessidades da população. Dessa forma, Alfredo Lemser foi responsável pela assistência às parturientes curitibanenses, salvando-as, bem como, a centenas, talvez, milhares de crianças.

Alfredo Lemser tinha outros talentos além de ser farmacêutico e médico, ele gostava de música. Em Curitibanos, tornou-se maestro da banda municipal da cidade. Ele adorava a música, principalmente quando essa música, era proveniente de uma banda. Ele tinha todos os instrumentos necessários para a composição de uma banda. Talvez, tenha sido ele o fundador da primeira banda musical de Curitibanos.

Alfredo Lemser, além dos seus serviços profissionais que exercia na área da medicina, também prestou relevantes serviços à comunidade, como adjunto de Promotor Público, nomeado pelo ex-governador do estado, engenheiro civil Hercílio Pedro da Luz em 1923. Desempenhou por mais de 20 anos o cargo de Juiz de Paz da Comarca de Curitibanos, e suplente de Juiz de Direito, respectivamente, exercendo ainda, por cerca de 30 anos, o cargo de funcionário público federal, encarregado do serviço de meteorologia do Ministério da Agricultura, função essa, com a qual se aposentou em 1952.

No Museu Histórico Antônio Granemann de Souza, de Curitibanos, está, entre o acervo, o barômetro utilizado por Alfredo Lemser para medir a pressão atmosférica, enquanto trabalhou para o Ministério da Agricultura.

Por ser um homem de caráter íntegro e de forte personalidade, sofreu perseguições políticas da época. Alfredo Lemser casou-se com Nympha Lemos, no dia 9 de fevereiro de 1913, tendo uma filha com nome Isis, casada com Ivo Borcioni, dos quais nasceram 3 netos, dois rapazes e uma menina. Alfredo Lemser dedicou toda sua existência em prol do povo de Curitibanos, de quem era grande amigo, fato comprovado pela amizade e gratidão que o povo tinha por ele. Foi naturalizado brasileiro, ex officio, por ordem do ex-presidente Getúlio Dorneles Vargas, no ano de 1939.

Era impressionante o seu afeto pelo povo curitibanense e pela amada terra que escolheu para viver, que o seu desejo derradeiro era de morrer em Curitibanos. No registro de Óbito do Cartório de Registro Civil de Curitibanos diz que “Em seis de outubro de 1969, nesta cidade de Curitibanos, estado de Santa Catarina, em cartório, compareceu o Dr. Ramiro Centenaro, e exibindo atestado de óbito firmado pelo Dr. Altino Lemos de Farias, dando como causa de morte: insuficiência cardio-respiratória, declarou que no dia cinco de outubro do corrente ano, às quatro horas e quarenta e cinco minutos, em domicílio nesta cidade, com 82 anos de idade, estado civil, casado, filho de Frederico Lemser e de Louiza Lemser, já falecidos. Faleceu Alfredo Lemser, do sexo masculino, da cor branca, profissão funcionário-público, natural da Alemanha (brasileiro naturalizado), domiciliado e residente nesta cidade. O sepultamento será feito no cemitério público desta cidade. O falecido era casado com dona Nympha Lemos Lemser, deixou uma filha de nome Isis Lemser Borcioni com 34 anos de idade. Tem bens a inventariar. Nada mais declarou. Lido e achado conforme, assinando o declarante, eu, Delma Moraes Agostini, escrevente juramentada, o escrevi”.

Em 19 de agosto do ano de 1986, através da Lei Ordinária n.º 1697/1986, foi denominada uma edificação construída entre as ruas Orocimbo Caetano da Silva, Oscar Eggers, Duque de Caxias e Salomão Carneiro de Almeida de “Centro Social Urbano Alfredo Lemser”. Essa edificação, com o passar dos anos, após várias gestões, acabou tornando-se um Centro de Educação Infantil.

No final do ano de 2020 e início de 2021, a edificação foi demolida para ser construída definitivamente o novo Centro de Educação Infantil Marilúcia da Silva Costa. Então, definitiva e irreversivelmente, a Lei Ordinária n.º 1697/1986 foi revogada pela Lei Ordinária n.º 6388/2020 de 4 de dezembro de 2020, onde está denominado o novo Centro Educacional em homenagem à ex-gestora de Curitibanos.

Chamo a atenção neste momento do texto para não deixarmos no esquecimento o nome desse alemão que adotou Curitibanos como sua terra de vida, durante o século XX. Muitos curitibanenses, ainda vivos em nossos dias, vieram ao mundo pela assistência profissional obstetrícia de Alfredo Lemser. Informações meteorológicas foram anotadas por ele, e servem de apoio até os dias atuais a título de comparação entre os colhidos atualmente com os do passado.


Dados para a produção do texto:


ALVES, Sebastião Luiz. Curitibanos, história da nossa gente. On-line: Disponível em: https://pt.slideshare.net/sluizalves/curitibanos-histria-de-nossa-gente-parte-3


Cottbus. Portal Wikipedia. On-line: Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cottbus


Curitibanos. Lei Ordinária n.º 1697/1986 — Denomina Centro Social Urbano.


Curitibanos, Lei Ordinária n.º 6388/2020 — Denomina Centro de Educação Infantil.


POPINHAKI, Antonio Carlos. Reminiscências. ‘Blog’ pessoal. On-line: Disponível em: http://antoniocarlospopinhaki.blogspot.com/2021/01/reminiscencias.html


Registro de óbito de Alfredo Lemser. Livro de Registro do Cartório de Curitibanos. Página 166, registro 2.378. Também disponível on-line: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-62Y9-L75?i=164&wc=MXYP-4ZW%3A337701401%2C337701402%2C338840401&cc=2016197


Parte de um texto encontrado digitado no acervo de biografias do Museu Histórico Antonio Granemann de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário