terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Paulo Londero Sperb


Texto de Antonio Carlos Popinhaki


Paulo Londero Sperb nasceu no dia 14 de setembro de 1928, na cidade gaúcha de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Seus pais se chamavam Arnaldo Sperb e Alda Londero Sperb. A sua formação escolar foi realizada nas seguintes instituições: o curso Primário, no Grupo Escolar Protásio Alves; o Ginásio, no Ginásio Nossa Senhora da Conceição, ambas instituições localizadas na sua cidade natal de Passo Fundo. O curso Científico foi realizado no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, localizado na cidade de Porto Alegre. Após completar os estudos, que hoje, equivaleriam ao Ensino Fundamental e Médio, Paulo ingressou na Universidade Federal do Paraná — UFPR, onde se formou, em 10 de dezembro de 1954, em Medicina Veterinária.

Naquela instituição, conheceu a jovem Maria Clara Granemann, curitibanense, filha do casal Luiz Granemann de Souza e Donida Carneiro de Farias, que lá estudava e fazia a graduação do curso de Geografia. Os dois namoraram por algum tempo e numa quinta-feira, no dia 20 de janeiro de 1955, por volta das 18 horas, casaram. Emitiram convites para seus familiares e amigos, sendo, a cerimônia, realizada na antiga Igreja Matriz Imaculada Conceição de Curitibanos. Os convidados foram recepcionados nas dependências do Clube Sete de Setembro. Do casamento, no dia 10 de junho de 1966, nasceu a única filha do casal, Paula Virginia Granemann Sperb.

Trabalhando arduamente, em prol do desenvolvimento educacional da área veterinária de Santa Catarina, Paulo vislumbrou, no início da década dos anos de 1960, um futuro de grandes realizações e conquistas para a categoria, assim, no dia 14 de julho de 1961 esteve entre os fundadores da Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária — SOMEVESC. O objetivo era congregar social e culturalmente os médicos veterinários, demonstrando à sociedade catarinense, o grande valor da profissão. Em novembro de 1965, foi instalado, em Lages, o Diretório Regional da Associação das Cooperativas de Santa Catarina. Paulo Londero Sperb foi membro da diretoria, ocupando o cargo de vice-presidente do Diretório. Na ocasião, ele representou a Cooperativa de Consumo dos Funcionários da Escola Agrícola Caetano Costa.

Após esses acontecimentos, Paulo Londero continuou a trabalhar com o que sabia, medicina veterinária. Ele tinha um dom para ensinar, por essa razão, esteve sempre ligado à área educacional. Inicialmente, através da Portaria Estadual n.º 10/1970, foi nomeado para ser o Diretor do Ginásio Moderno Caetano Costa, iniciando as suas atividades no dia 1.º de março de 1970, culminando essa etapa, no dia 28 de fevereiro de 1972. Essa instituição, que hoje é conhecida como Colégio Agrícola Caetano Costa, foi fundada em 24 de junho de 1940, na cidade de Lages. A partir de 1979, foi transferido para a área rural do município de São José do Cerrito. No seu lugar, em Lages, foi organizado o Centro de Ciências Agroveterinárias — CAV. Não demorou muito, naquele mesmo ano de 1972, mais precisamente no dia 9 de maio, através da Portaria Estadual n.º 117/1972, assumiu por mais dois anos a direção do educandário. Após excelentes serviços prestados, nova Portaria, a de n.º 7/1973 o designou para o cargo de Diretor da Escola Superior de Medicina Veterinária de Lages — ESMEVE. Cargo que ocupou desde 9 de fevereiro de 1973 até 1.º de março de 1976.

Em Curitibanos, Paulo Londero Sperb fez vários amigos, principalmente na área educacional. Em particular, o professor David Novak, grande entusiasta da educação, também ligado ao ramo agropecuário. Conforme os escritos (de David Novak), em 1957, reuniram-se alguns intelectuais da região, o próprio David Novak, Emiliano Pinho, Alderico Burtet e Paulo Londero Sperb, para fundarem a “Escola Técnica do Comércio Cardeal Câmara”. Inicialmente, a escola utilizava o material e os métodos do Instituto Kolber de Curitiba. Depois, introduziu os métodos próprios e peculiares da instituição, que tornou-se o Colégio Comercial Cardeal Câmara, de Curitibanos. Paulo Londero teve participação direta na fundação do educandário.

Paulo Londero Sperb foi o primeiro Diretor do Centro de Ciências Agroveterinárias — CAV, de Lages, por essa razão, no prédio de Administração do Centro de Ciências Agroveterinárias — UDESC/Lages, tem uma sala denominada de Sala Professor Paulo Londero Sperb, onde está exposta a sua cadeira. Paulo faleceu no dia 6 de janeiro de 1978, às 11 horas da manhã, num leito do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres da cidade de Lages, com 49 anos. A causa da sua morte foi hemorragia cerebral, hipertensão arterial, arteriosclerose. Devido à proximidade, a amizade cultivada e também a terra natal dos familiares da sua esposa, sendo ela, de família tradicional de Curitibanos, seu corpo foi transferido e sepultado no Cemitério Público Municipal São Francisco de Assis.

Como homenagem póstuma, a prefeitura do município de Lages, denominou uma rua daquela cidade, no bairro Gethal, de Rua Paulo Londero. Em Curitibanos, através da Lei Ordinária Municipal n.º 1463/1980, o então prefeito Wilmar Ortigari denominou uma rua da cidade, com o nome de “Rua Paulo Londero Sperb”, no bairro Nossa Senhora Aparecida. Em 2010 o Conselho Regional de Medicina Veterinária — CRMV/SC criou o “Prêmio Paulo Londero Sperb”, visando homenagear o formando em Medicina Veterinária com o melhor desempenho de sua turma.



Referências para o texto:


ANTUNES, Adair Walter. Currículo de Paulo Londero Sperb.


Cartório de Registro Civil da Cidade de Lages. Óbito n.º 2317, Beatriz Köche Pontin, Oficial de Registro Civil. Lages, 6 de janeiro de 1978.


Com informações de Paula Virginia Sperb Ramos.


CURITIBANOS — Lei Ordinária Municipal n.º 1463/1980, denomina rua.


Fotografias: Acervo familiar de Paula Virgínia Granemann Ramos.


Histórico do Centro de Educação Profissional Caetano Costa. On-line, disponível em: http://cedupcaetanocosta.blogspot.com/2011/06/historico.html


LAGES — Lei Complementar n.º 79/1997. Aprova a Planta de Valores do Município.


Lages na rota do cooperativismo. Correio do Norte. Ano 19, n.º 857. Canoinhas, Santa Catarina, 4 de dezembro de 1965.


NOTÍCIA, CAV, da UDESC, em Lages, inaugura sala que vai abrigar a memória do Centro. Portal da UDESC. On-line, disponível em: https://www.udesc.br/noticia/cav__da_udesc_em_lages__inaugura_sala_que_vai_abrigar_a_mem%C3%B3ria_do_centro


POPINHAKI, Antonio Carlos. David Novak. Blog curitibanenses. On-line, disponivel em: http://curitibanenses.blogspot.com/2018/01/david-novak.html


Santa Catarina — Edital n.º 16/2019/CAV/UDESC. Dispõe sobre local de votação.


Santa Catarina — Portaria n.º 10/1970, Nomeia diretor.


SOMEVESC, 60 anos de História. On-line, disponível em: https://www.somevesc.org.br/historia

Nenhum comentário:

Postar um comentário