terça-feira, 9 de novembro de 2021

Neide Salete Ariotti


Texto de Antonio Carlos Popinhaki


Neide Salete Ariotti, filha de Francisco Ariotti e Iris Maria Martarello, nasceu em 14 de janeiro de 1968, na cidade de Tangará, Santa Catarina. Sempre foi uma pessoa determinada em tudo o que acreditava, desde os primeiros anos de vida, até a idade adulta. Parte da sua infância esteve sob os cuidados da família do seu tio Darcy Martarello e da sua tia Dileta Maria Cappellesso, isso, desde os 5 anos até os 13, ocasião em que teve a oportunidade de estudar no Colégio Santa Teresinha, pois a residência do casal de tios ficava perto daquele educandário. Depois, estudou no Colégio Casimiro de Abreu.

Quando era jovem, participava assiduamente das missas e cumpria com as exigências da fé católica, sendo, inclusive, catequista. Com 13 anos, foi diagnosticada com um câncer que afetou gradativamente a sua clavícula. Cresceu com esse câncer e aprendeu a sobrepujar esse mal sozinha. Talvez devido à doença, ela optou por nunca se casar e nem ter filhos. O tratamento de saúde à qual se submeteu foi doloroso em todos os sentidos para ela até os 26 anos, quando optou por não mais atender os procedimentos prescritos por oncologistas.

Essa doença não a impediu de ter uma graduação acadêmica. Pela Universidade do Contestado — UnC de Curitibanos, fez o curso de Pedagogia. Especializou-se em Gestão Educacional, concluíndo o curso no ano de 2007. Efetivou-se como professora municipal em 1.º de outubro de 2008. Neide Ariotti trabalhou arduamente como professora da rede municipal de ensino de Curitibanos, com maestria e competência, repassando aos alunos, os seus conhecimentos que estavam constantemente atualizados. Em razão dessa destacada atuação, foi notada e valorizada pelos demais profissionais da Secretaria de Educação do município.

Neide se destacava anualmente em relação aos demais colegas da profissão, não desmerecendo e nem diminuindo nenhum deles, apenas dando o exemplo de altruísmo, dedicação, determinação e entrega pessoal ao que era exigido de uma professora. Da mesma forma, os alunos dela, se destacavam em relação aos demais, pela maneira como demonstravam o aprendizado pessoal. Uma informação valiosa quanto à sua vontade de ensinar, mostra que ela foi a primeira professora que conseguiu resultados promissores de alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizado, utilizando para esses feitos, computadores recuperados na "Casa da Criança". Neide consertava os computadores doados por empresas da região e conseguia alfabetizar as crianças com o uso de tecnologias até então desconhecidas pela maioria.

Por causa desse destaque todo, foi nomeada para ser a Coordenadora do Centro de Educação Infantil Itaxir Perin. Depois, trabalhou no setor burocrático da Secretaria de Educação e Cultura, de Ação Social e de Habitação da Prefeitura Municipal de Curitibanos, ocasião em que teve a oportunidade de auxiliar de forma esplêndida, a implantação do Loteamento Nova Alvorada.

Apesar da maior parte da sua família ser filiada e militante do Partido Social Democrático — PSD, Neide optou pessoalmente por filiar-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro — PMDB, sabendo conduzir com sabedoria a rivalidade partidária entre as duas siglas por anos em Curitibanos, sem afetar o bom relacionamento familiar, pessoal e profissional. No seu partido, foi militante ativa, fazendo parte, inclusive, da executiva do “PMDB-Mulher”.

Era uma mulher forte e determinada, provida de um bom humor contagiante e de caráter invejável. Faleceu no dia 31 de julho de 2016, por razões decorrentes da grave doença que a afligiu por anos. Estava na ocasião, com 48 anos.

Na Moção de Pesar n.º 47, na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos, foi registrado que, “ademais, Neide Ariotti sempre foi uma mulher colaboradora, amiga e querida por todos, tendo deixado um legado de trabalho e dedicação à educação, área pela qual era apaixonada, de modo que a sua ausência deixa desolados seus familiares, amigos, colegas e conhecidos”.

No dia da formatura do curso de Pedagogia, abaixo de uma fotografia daquele momento, Neide escreveu: “Eu estava muito feliz neste dia, foi no dia da minha formatura, pensei neste dia, sou pedagoga, vou contribuir com o mundo da educação. A sala de aula é um lugar sagrado para mim, onde a gente entra e faz acontecer, consegue sentir a realização do trabalho, é, lá, que realmente eu contribuí”.

Através do Projeto de Lei n.º 134/2016 e da Lei Ordinária n.º 5819/2016, ambas de 6 de setembro de 2016, ficou denominado o então, novo Centro de Educação Infantil, construído no Loteamento Nova Alvorada, no Bairro São Luiz, COHAB II de “Centro de Educação Infantil Professora Neide Ariotti”.



Referência para o texto:



Curitibanos — Moção de Pesar n.º 47/2016. Sessão Ordinária do dia 12 de agosto de 2016.


Curitibanos — Texto produzido pela equipe da Secretaria de Educação e Cultura em agosto de 2016. On line: Disponível em: https://www.cloudsoftcam.com.br/SC/CURITIBANOS/upload/2016/08/201608121700011471032001.pdf


Curitibanos — Projeto de Lei n.º 134/2016 - Denomina Centro de Educação Infantil.


Curitibanos — Lei Ordinária n.º 5819/2016 - Denomina Centro de Educação Infantil.


Informações por telefone da irmã, Sueli Ariotti.


LIMA, Rubiane. Assinada a ordem de serviço para CEI no bairro São Luiz. A Semana — On line: Disponível em: https://asemanacuritibanos.com.br/not%C3%ADcias/2.1188/assinada-ordem-de-servi%C3%A7o-para-cei-no-bairro-s%C3%A3o-luiz-1.1938097 4 de outubro de 2016.


RAMOS, Tatiana. Inaugurado CEI Neide Ariotti. A Semana — Geral. On line: Disponível em: https://asemanacuritibanos.com.br/not%C3%ADcias/2.1200/inaugurado-cei-neide-ariotti-1.2134674 9 de abril de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário