segunda-feira, 20 de julho de 2015

Sebastião Calomeno



Sebastião nasceu em 25/01/1905 na casa de residência e comercial Estrela de seus pais, Salvador Calomeno e Jesubina Rosa de Oliveira, situado na Rua Coronel Vidal Ramos. Aos seis anos de idade iniciou seus estudos no Colégio dos Padres Franciscanos, local onde está o Colégio Santa Teresinha. Frequentou o Colégio Americano qual era diretor João de Paula Silva. Antes havia estudado com os mestres: Josefina Amorim, João de Matos, Caramuru Tupinambá e Antônio Francisco de Campos.
Além de estudar ajudava atender a loja de tecidos, secos e molhados, denominado na época. Quando adolescente, após as aulas trabalhava como auxiliar de Antônio Henrique Amorim no cartório da comarca de registro civil, títulos e documentos.
Casou com Rosa Miranda Calomeno em 16/09/1925, o casal tivera 6 filhos: Adil, Plínio, José Aloysio, Chrysolito-Ivan, Regina Célia, Vera Lúcia. Sebastião era leitor assíduo de grandes obras literárias, possibilitando ser aprovado e ocupar vários cargos públicos: escriturário do tesouro do estado, também lecionou como professor estadual em1930, no ano seguinte assumiu como coordenador escolar. Aprovado em concurso, assumiu o cargo de escrivão distrital (Registro civil, títulos e documentos, acumulou o cargo de escrivão da delegacia de policiam secretário da junta militar). Convidado pelo Prefeito em exercício ocupou o cargo de secretário municipal.
Desmembrada a escrivania do crime, júri, execuções criminais, fazenda do registro de imóveis e tabelionato da comarca, inscreveu no concurso e sendo aprovado, recebeu a nomeação por ato governamental de escrivão privativo vitaliciamente das funções citadas. Aposentou-se nesse último cargo em 1951. Na forma de rodizio entre os cartórios, atendeu o serviço eleitoral conforme determina a lei.
Um dos membros fundadores do Clube 7 de Setembro, ocupou o cargo de presidente, secretário e orador, sendo concedido o título de Sócio Honorário. Em 1953 perante uma banca examinadora de eméritos juristas catarinenses, representando o tribunal de justiça, ordem dos advogados e a procuradoria geral do estado, submeteu-se ao exigido exame de provas escritas e orais, sendo aprovado, tendo o direito de advogar em caráter permanente.
Na profissão não deixou de atender a classe pobre, prestando a muitos cidadãos serviços gratuitos, empenhando-se com mesmo zelo que tinha com seus clientes pagantes.
Organizou e pôs em funcionamento em julho de 1973 a Delegacia Regional do Trabalho, a Associação dos Trabalhadores Profissionais na Indústria, da Construção r do Imobiliário no município.
Na política não exerceu nenhum cargo eletivo, a não ser de secretário dos diretórios municipais dos Partidos Social Democrata e Trabalhista Brasileiro.
Sebastião Calomeno faleceu em 17/06/1994, deixando um rico legado humanitário a comunidade curitibanense.


Fonte: Sebastião Luiz Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário