terça-feira, 18 de outubro de 2022

Aldo Schneider


Texto de Antonio Carlos Popinhaki


Aldo Schneider nasceu no dia 23 de maio de 1961, na cidade de Agrolândia, em Santa Catarina. Seus pais se chamavam Galdino e Tusnelda Schneider. A família tinha como a sua principal atividade, a agricultura. Aldo estudou na Escola Básica Melo Alvim, da cidade de Herval d’Oeste/SC, onde fez o Ensino Fundamental. Parte do Ensino Médio foi cursado na Escola Pedro Américo, na sua cidade natal de Agrolândia, outra parte no Colégio Aderbal Ramos da Silva de Florianópolis/SC. Após adulto, ingressou no Centro Universitário Leonardo da Vinci — UNIASSELVI, onde concluiu o Curso Superior em Tecnologia de Processos Gerenciais.

Aldo residiu na cidade de Ibirama e casou-se com Marita Otto (após o casamento: Marita Otto Schneider). O casal teve dois filhos: Nathali Aline e Bruno Gustavo Schneider. No ano de 1980, ingressou na Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina, como Analista da Receita Estadual, cargo que ocupou com maestria e competência, sendo elogiado pela maioria dos cidadãos da cidade de Ibirama e região. A comprovação veio através da eleição para Vereador, em 1988, na mesma cidade de Ibirama.

No ano de 1989, após a emancipação do Distrito de Vítor Meireles, do território da cidade de Ibirama, foi eleito Prefeito do novo município (Vítor Meireles). No ano de 1993, após um período à frente do Poder Executivo, encerrando o mandato, retornou à sua atividade como Analista da Receita Estadual, na Secretaria de Estado da Fazenda. Trabalhou nessa atividade até o ano de 1996, quando foi reeleito novamente prefeito por Vitor Meireles, fato novamente ocorrido no ano 2000, quando assumiu a cadeira de mandatário da cidade pela terceira vez.

Por sua notável administração, com a eleição de Luiz Henrique da Silveira para o cargo de Governador do estado de Santa Catarina, atendendo ao seu Plano de Governo de descentralização, Aldo foi chamado e nomeado para ocupar o cargo de Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Ibirama. Mais uma vez, fez por merecer, ocupando esse cargo até o ano de 2010, quando foi eleito Deputado Estadual para sentar-se numa cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com 36.449 votos. Após a sua primeira gestão, por ter desempenhado brilhantemente as suas funções parlamentares, foi, em 2014, novamente eleito, dessa vez, com 58.646 votos. Conquistou o respeito dos demais deputados estaduais, sendo, em fevereiro de 2018, escolhido para ser o  Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Aldo Schneider trabalhou em várias áreas de desenvolvimento e crescimento, sempre em prol dos catarinenses. Na região de Curitibanos, teve um bom relacionamento com os prefeitos, dando a sua parcela, através de emendas parlamentares destinadas às melhorias dos municípios. Teve uma participação extremamente importante na aprovação do “Loteamento Nova Alvorada”, localizado no Bairro São Luiz, na cidade de Curitibanos. Além das emendas parlamentares significativas para o município de Curitibanos, utilizou de toda a sua influência e o conhecimento público para a obtenção das licenças necessárias, realização de obras de infraestrutura, redes elétricas e sanitárias, dentre outros. O seu apoio e a dedicação foram de crucial importância para a realização do Loteamento. Enquanto estava ocupando a cadeira de Presidente da Assembleia Legislativa, adoeceu, sendo necessária a sua licença para tratamento de saúde. Faleceu no dia 19 de agosto de 2018, na cidade de Balneário Camboriú/SC, após a luta contra o câncer.

O então prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, no dia 19 de agosto de 2018, através do Decreto Municipal n.º 4.249/2018, decretou “Luto Oficial” por três dias pelo falecimento daquele que viveu muitos anos com os moradores de Ibirama. O mesmo ato aconteceu na cidade de Vitor Meireles, o então prefeito Bento Francisco Silvy, através do Decreto Municipal n.º 43/2018, decretou luto, sem expediente nas repartições públicas municipais no dia 20 de agosto de 2018.

O Governador do estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, no dia 8 de janeiro de 2019, através da Lei Ordinária Estadual n.º 17.674, denominou a Unidade Administrativa da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, de “Presidente Deputado Aldo Schneider".

No dia  23 de agosto de 2019, em Ibirama, por proposição do Deputado de Ibirama Jerry Comper, houve uma Sessão Solene em homenagem à memória de Aldo Schneider, com a presença de muitos moradores da região. O espaço escolhido ficou pequeno por causa da grande quantidade de pessoas que desejaram estar presentes, em lembrança de tão ilustre personalidade regional e estadual.

No dia 17 de dezembro de 2021, através da Lei Ordinária Municipal n.º 6.642/2021, o então prefeito Kleberson Luciano Lima, denominou de "Praça Deputado Aldo Schneider" a praça pública localizada na Rua Luiz Ibrahim Goulart, Loteamento Nova Alvorada, Bairro São Luiz, no município de Curitibanos.



Referências para o Texto:


Curitibanos — Lei Ordinária Municipal n.º 6.642/2021, denomina praça.


Ibirama — Decreto n.º 4.249/2018, decreta luto oficial.


Fotografia: Guto Kuerten da Agencia AL.


MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Aldo Schneider. 2022. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/962-Aldo_Schneider>. Acesso em: 18 de outubro de 2022.


Santa Catarina — Lei Ordinária Estadual n.º 17.674, denomina Unidade Administrativa.


Santa Catarina — Assembleia Legislativa de Santa Catarina — ALESC, Sessão Solene. On-line, disponível em: https://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/tval/noticia_single_tval/sessaeo-solene-presta-homenagem-a-aldo-schneider


Vítor Meireles — Decreto n.º 43/2018, decreta luto oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário