quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Alirio Luiz de Almeida


Texto de Antonio Carlos Popinhaki


O casal José Luiz de Almeida e Argentina Francisca de Almeida, moradores da localidade de Magalhães, Laguna, Santa Catarina, às oito horas da manhã do dia 2 de maio de 1915, foi agraciado com a presença de um novo integrante familiar, naquele dia, nasceu Alyrio Luiz de Almeida. Apesar desse registro em cartório, por alguma razão desconhecida, em todos os documentos do rapaz, foram anotados que o seu nome era “Alirio” e não “Alyrio”, a data do seu nascimento, em todos os seus documentos aponta para 8 de março e não 2 de maio, coincidindo, entretanto, apenas o ano de 1915.

O rapaz dedicou-se aos estudos e tão cedo, quanto lhe foi possível, formou-se um professor normalista pela Escola Normal de Florianópolis (depois da gestão do Governador Jorge Lacerda, foi alterado o nome da instituição para Instituto Estadual de Educação de Florianópolis). A solenidade de formatura ocorreu em 10 de dezembro de 1938.

Tão logo passaram os meses das férias escolares de final e início de ano, o novo professor começou a lecionar no Grupo Escolar Santo Antonio, escola estadual localizada em Bom Retiro, bairro Salto, na cidade de Blumenau, no dia 8 de fevereiro de 1939.

Talvez, numa que seria a sua maior aventura na profissão de educador estadual, aceitou o cargo de Diretor do Grupo Escolar Arcipreste Paiva de Curitibanos, Santa Catarina. Assumiu como o quarto da lista de diretores no dia 1.º de agosto de 1942, e encerrou a sua gestão no dia 24 de janeiro de 1944, quando retornou para a região de Blumenau. Em Curitibanos, Alirio Luiz de Almeida fez um excelente serviço como diretor do educandário, que na época, tinha mais de 400 crianças matriculadas.

Em Blumenau, entre muitas pessoas que Alirio conheceu, estava a jovem professora da capital do estado, de nome Lígia de Meirelles, filha de família influente do bairro Itaguaçu, região de Coqueiros, em Florianópolis. Lígia lecionava no Grupo Escolar Luiz Delfino, no centro de Blumenau. Nessa ocasião, Alirio trabalhava como Inspetor Escolar Comissionado, cargo que ocupou de 6 de dezembro de 1945 até 6 de julho de 1952. Da amizade, evoluíram para o namoro e casamento. A cerimônia ocorreu no dia 12 de outubro de 1948, em Itaguaçu, Coqueiros, Florianópolis. O pai de Lígia, de nome João Meirelles, era uma pessoa influente na região (hoje existe uma rua com o seu nome no bairro), ele fez questão que o casamento da sua filha se realizasse naquele local. Após a oficialização, a nubente passou a assinar como Lígia de Meirelles Almeida. Depois, o casal voltou para Blumenau, onde Alirio foi nomeado por concurso público, ao cargo de Inspetor Escolar do Estado de Santa Catarina.

A sua posse foi no dia 8 de julho de 1952. A sua região era a do Alto Vale do Rio Itajaí. Nos mais de 20 anos de residência em Blumenau, muitas foram as histórias e fatos que presenciou. Alirio contava incansavelmente a todos, sobre as suas intermináveis viagens. Ele não sabia falar em alemão, todavia, a língua alemã e a maneira como os descendentes de germânicos interagiam, sempre foi motivo para alguma hilária história. Ele tinha um vasto repertório delas, abastecendo o seu conjunto a cada viagem pelo interior. Mas não eram só histórias que o Inspetor trazia a cada viagem, como era muito querido, invariavelmente, vinha carregado com presentes, como galinhas, frutas e alguns agrados. Alirio, por algum tempo, acumulou dois cargos públicos, o de Inspetor Municipal e o de Inspetor do Estado. 

Alirio e Lígia nunca tiveram filhos, apesar de ambos gostarem muito de crianças. De estarem constantemente rodeados por elas. De acordo com uma parente do casal, "talvez essa tenha sido a maior das suas frustrações".

Depois de 27 anos, 6 meses e 12 dias de trabalhos, Alirio Luiz de Almeida se aposentou, no dia 14 de dezembro de 1970, no Órgão Central, da cidade de Florianópolis. Após a aposentadoria, o casal continuou a residir em Florianópolis, quando em 27 de junho de 1998, faleceu na cidade de São José, após sentir um mal súbito, com fortes dores no peito. Foi transferido para o Hospital Regional de São José, onde, poucas horas depois, foi a óbito. A causa da sua morte foi infarto decorrente de problemas cardíacos. Foi sepultado no Cemitério de Coqueiros, em Florianópolis.

Apesar de nunca ter se envolvido com política, Alirio Luiz de Almeida foi simpatizante do Partido Social Democrático — PSD, do catarinense Nereu Ramos. Ele sempre gostou de estar bem informado, não só na área da política, mas no que chamamos de conhecimentos gerais e atualidades, por isso, lia diariamente livros, jornais e revistas. Até a presente data (outubro de 2021), a senhora Lígia ainda vive, e conta com 101 anos.

Em Curitibanos, cidade onde Alirio trabalhou na década de 1940, no dia 11 de novembro de 1964, através do Decreto n.º 2149/1964, foi fundada uma instituição de ensino com o nome de "Escolas Reunidas Alirio Luiz de Almeida". As atividades começaram em 1963, entretanto, somente em 1964 foi formalizada como instituição de ensino. Inicialmente, atendia 62 alunos. A Inspetora, na ocasião, foi a senhora Iracema Busato. Os anos passaram, a escola cresceu, em 6 de maio de 1986, através da Portaria n.º 281/86, foi transformada em “Grupo Escolar Alirio Luiz de Almeida”. Atualmente, após completa reforma nas suas instalações prediais e também, na área de domínio jurisdicional territorial, leva o nome de Núcleo Municipal Professor Alirio Luiz de Almeida. Está localizada na Rua Alzerino Rosa n.º 20, bairro São José, Curitibanos. A capacidade de atendimento é de 350 alunos.



Referências para o texto:



CITTADIN, Ivete Sonda; LEMOS, Silse Teixeira de Freitas (Orient.). Pesquisa histórica do Núcleo Municipal 'Professor Alirio Luiz de Almeida'. Curitibanos, 2004. 37 p. Trabalho apresentado como requisito para obtenção do título de Bacharelado em História.


Curitibanos — Decreto n.º 2149/1964.


Curitibanos — Portaria n.º 281/1986.


DELFINO, Grazielle. Reinauguração do Núcleo Municipal Professor Alirio Luiz de Almeida. Portal Via Pública. On line: Disponível em: https://www.portalviapublica.com.br/noticia/reinauguracao-do-nucleo-municipal-professor-alirio-luiz-de-almeida


Fotografia cedida da galeria de ex-diretores do Grupo Escolar Arcipreste Paiva/Colégio Santa Teresinha de Curitibanos.


Informações da senhora Laura, sobrinha de Lígia de Meirelles Almeida, esposa do Professor Alirio Luiz de Almeida.


Informações da Secretaria da E.E.B. Santa Teresinha de Curitibanos.


Informações da Secretaria do Núcleo Municipal Alirio Luiz de Almeida de Curitibanos.


4ª Coordenadoria Regional de Educação de Blumenau — C.R.E.


Reinauguração do Núcleo Municipal Professor Alirio Luiz de Almeida. On line. Disponível em: https://www.curitibanos.sc.gov.br/noticias/ver/2019/11/reinauguracao-do-nucleo-municipal-professor-alirio-luiz-de-almeida


Registro de nascimento de Alyrio Luiz de Almeida. Cartório de Registro Civil de Laguna/SC. Portal FamilySearch. On line. disponível em: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-X3D9-CF4?i=44&wc=MXY2-QP8%3A337702701%2C337702702%2C337829001&cc=2016197




Nenhum comentário:

Postar um comentário