Texto de Antonio Carlos Popinhaki
Teresa Lemos nasceu no então Distrito de São Sebastião da Boa Vista, território pertencente ao município de Curitibanos, no dia 23 de outubro de 1927. Seus pais se chamavam, Virgilio de Oliveira Lemos e Etelvina de Souza Matos Lemos.
Sua família mudou-se para Curitibanos em 1939. Ela fez o curso primário e o Normal Regional (Ginásio) no Grupo Escolar Arcipreste Paiva, hoje, Colégio Santa Teresinha. Desde que concluiu o seu curso ginasial, foi professora de alunos da 1.ª à 4.ª série do Curso Primário. Ela foi admitida para o trabalho naquele Grupo Escolar, no dia 10 de junho de 1945. Sempre trabalhou no mesmo colégio onde estudou.
Também foi muito dedicada à fé católica. Foi catequista por muitos anos. Tinha uma maneira especial para ensinar as aulas de catequese aos seus alunos, aos domingos, após a 2.ª missa, levava-os até o Grupo Escolar e aplicava-lhes a sua hora de aula catequética.
Foram inúmeros os alunos da professora Teresa Lemos, apesar de ser professora de 1.ª a 4.ª série, por vários anos lecionou unicamente para a 2.ª série do Primário. No ano de 1962, iniciou um curso de aperfeiçoamento de 2.º Grau, chamado Curso Normal, hoje Magistério, no mesmo Colégio Santa Teresinha. Teresa formou-se “Normalista” na primeira turma de Curitibanos no ano de 1964. Não demorou muito para ser nomeada “Normalista” por decreto do Governo Federal.
Teresa Lemos prosseguiu, então, com a sua carreira de professora e também, uma fervorosa observadora da fé católica. Na Igreja, como já citado, foi catequista, “Filha de Maria” (uma organização de mulheres na Igreja Católica), participou do “Apostolado da Oração e Renovação Carismática” na Paróquia Imaculada Conceição de Curitibanos.
Foi inscrita no quadro de associados da Beneficência dos professores de Santa Catarina na qualidade de sócio professor, nos termos do estatuto daquela instituição com a inscrição n.º 11.385, de 17 de setembro de 1969.
Casou-se com Cláudio Ernesto Preto, passando a assinar-se como Teresa Lemos Preto. Da união, nasceu o único filho, Virgílio Marcelo Preto. Mesmo casada, continuou com o seu trabalho de ensinar os filhos dos curitibanenses. Trabalhou por trinta anos no Magistério, no Ensino Fundamental, sempre no Grupo Escolar Arcipreste Paiva. Através da Portaria n.º 546/74 de 19 de agosto de 1974, a professora foi aposentada como "Professora Normalista" — CBI padrão PF-7, do Quadro Geral do Poder Executivo, lotada na Escola Básica “Arcipreste Paiva”. Infelizmente, quando se aposentou, percebeu estar doente.
Após se submeter ao tratamento disponível na época, faleceu em Curitibanos, no dia 6 de julho de 1988, no leito do Hospital Regional Dr. Hélio Anjos Ortiz, decorrente de Câncer na Mama. Deixou um exemplo de abnegação e determinação aos que a conheceram e também, à sua prole.
Devido ao seu exemplar êxito na educação das crianças curitibanenses, como pessoa determinada, dedicada e exemplar, a Prefeitura Municipal de Curitibanos, sob determinação da então prefeita Marilúcia da Silva Costa, firmou um convênio com a direção da Universidade do Contestado — UnC, para, em 19 de fevereiro de 1992, iniciar as atividades do Núcleo Municipal Teresa Lemos Preto, nas instalações prediais da instituição de ensino superior. A UnC cedeu, assim, parte das suas dependências para o funcionamento, durante o período diurno, do ensino fundamental do Núcleo Municipal.
Em 1999, o Núcleo Municipal Teresa Lemos Preto se instalou no prédio do Centro Educacional 11 de junho, na Avenida Salomão Carneiro de Almeida n.º 1675, bairro Nossa Senhora Aparecida, absorvendo integralmente o nome daquelas edificações.
Teresa Lemos Preto ficará lembrada para sempre nos anais históricos de Curitibanos. Por essa razão, a existência deste texto biográfico.
Referência para o texto:
Registro de óbito de Teresa Lemos Preto. Portal FamilySearch. ‘On-line’. Disponível em: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-62Y9-TX9?i=43&wc=MXYP-NPL%3A337701401%2C337701402%2C339018701&cc=2016197
Texto com informações biográficas fornecido pela secretaria do Colégio Santa Teresinha de Curitibanos.
Texto com Informações biográficas fornecido pela secretaria do Núcleo Municipal Teresa Lemos Preto de Curitibanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário