quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Ivady Coninck de Almeida


Nome: Ivady Coninck de Almeida

Filiação: Graciliano Nonato de Almeida e Evelina Coninck de Almeida

Data de nascimento: 14 de setembro de 1922

Cônjuge: Coracy Pires de Almeida

Ocupação:  Tropeiro e agropecuarista

Filhos: Dorothy de Almeida, Beatriz de Almeida Moraes, Guiomar de Almeida Solano e Roseli Teresinha de Almeida Closs

Data de falecimento: 28 de agosto de 2019

Local de falecimento: Fundação Hospitalar de Curitibanos

Causa da morte: Acidente Vascular Cerebral — AVC

Dados do Sepultamento/Cremação: Crematório Memorial Parque das Araucárias, Curitibanos/SC

Homenagem póstuma: Através da 65ª Sessão Ordinária, do segundo período de 2021, a Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos, atendendo ao Projeto de Lei nº 194/2021, nominou uma via pública de Curitibanos, com o nome de “Avenida Ivady Coninck de Almeida”. O Projeto de Lei foi transformado em Lei Ordinária nº 6647/2021, de 22 de dezembro de 2021, sancionada pelo Prefeito Kleberson Luciano Lima nesta data.

Informações adicionais: Através do Projeto de Decreto nº 1/2021, alguns vereadores da cidade de Campos Novos concederam no dia 19 de outubro de 2021, a “Comenda João Gonçalves de Araújo" aos primeiros fundadores da empresa Copercampos, entre os homenageados estava o nome de Ivady Coninck de Almeida.



Sobre o Cavalo Campeiro!


O Senhor Ivady contava que o seu bisavô, Coronel Henrique Paes de Almeida, vindo de Sorocaba, começou a criar cavalos na região e esses já existiam soltos nos campos e espalhados pelas coxilhas. Filho, neto e bisneto de tropeiros, seu Ivady  relata com os olhos distantes e a percorrer a paisagem a sua frente, que aos quatro anos de idade ajudou a conduzir uma tropa de gado por dez quilômetros e ao final do trabalho, teve de voltar sozinho para casa, já noite escura. Cresceu e como na época não havia carros, o meio de transporte eram os cavalos e o Campeiro, por ser um cavalo marchador oferecendo conforto e segurança para a montaria, passou então a ser o meio de transporte mais usado na região.

Interessado cada vez mais pelos cavalos, seu Ivady – assim como outros tantos criadores – passou a frequentar as exposições pelo Brasil, tendo sido acompanhado na maioria delas pelo amigo e companheiro, senhor Osny Machado Coninck. Juntos, levavam seus melhores animais para serem mostrados nas feiras pelo país, buscando  comparações capazes de auxiliar nos estudos e análises de formação do Cavalo Campeiro da região do planalto serrano. Durante muito tempo andaram garimpando informações e especificações que tornassem possível o enquadramento do cavalo em uma raça, quando por fim apareceu em cena um delegado do Ministério da Agricultura. Ao olhar para o cavalo, perguntou qual era a raça do animal…

Interessado, providenciou uma delegação composta por analistas credenciados pelo Ministério da Agricultura que partiram para Curitibanos. Após criteriosos estudos de padrões, perfil e características de modo geral, foi homologado o direito de registro e para tal, o veterinário Dirceu Costa, também de Curitibanos, foi enviado para cursos técnicos com a finalidade de proceder no registro da raça do Cavalo Campeiro, o marchador das Araucárias.

Ivady Coninck de Almeida foi um dos fundadores da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Campeiro — ABRACCC, no ano de 1976.



Fontes:


Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Curitibanos — Registro de nascimento;


Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Curitibanos — Registro de Casamento;


Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Curitibanos — Certidão de óbito;


Moção de Pesar nº 008/2019, apresentada e deliberada em plenário pelos vereadores de Curitibanos no dia 10 de setembro de 2019.


65ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos, ocorrida em 16 de dezembro de 2020.


MERFORT, Fábio Machado. Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Campos Novos.


Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Campeiro — ABRACCC


RAMOS, Tatiana. Morre o tropeiro curitibanense. Jornal A Semana, on line: disponível em: https://asemanacuritibanos.com.br/not%C3%ADcias/2.1200/morre-tropeiro-curitibanense-1.2163273 - 28 de agosto de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário