Texto de Antonio Carlos Popinhaki
Maria de Lourdes Sebbem, mais conhecida como "Lourdinha Fazendeira", nasceu em Vacaria, Rio Grande do Sul, no dia 28 de agosto de 1938. Seus pais se chamavam Germano Sebbem e Etelvina Fontana Sebbem. Era separada judicialmente de Lauro Camargo Granemann, com o qual teve dois filhos. Foi muito conhecida em Curitibanos e em outras cidades brasileiras devido à sua atividade profissional artística ligada à música regional do sul do Brasil. Ela era acordeonista, compositora, intérprete e autora de várias músicas gravadas em dezenas de discos, com o Conjunto “Os Fazendeiros”.
Uma das suas mais conhecidas músicas é a “Rosa Branca”. Sobre essa música, ela disse em 2014, ao Jornal “A Semana” de Curitibanos, que a inspiração para a letra da música datada de 1967, foi baseada numa verdadeira história de amor. Na mesma reportagem, ela recordou que o seu despertar para a musicalidade começou na sua infância, quando em sua casa, numa fazenda no interior de Curitibanos, aprendeu a dedilhar uma gaita. Foi autodidata, aprendendo por interesse e determinação pessoal.
Não demorou muito para se destacar no meio artístico de Curitibanos. Com "Os Fazendeiros", ganhou fama além-fronteiras, sendo conhecida em várias cidades brasileiras. Em 1972, o conjunto era composto pelos músicos: Dálcio, Lauro Camargo, Lourdinha, Getúlio e Aderbal Cezar, de alcunha “Fubá”. Foi o primeiro conjunto curitibanense que conseguiu um contrato com uma gravadora de nível nacional, a Gravadora de Discos Continental. Por essa razão, há a necessidade de perpetuar essa parte relevante da história de Curitibanos.
Maria de Lourdes Sebbem se apresentou com o conjunto musical por décadas. O auge do sucesso do grupo foi nos anos da década de 1970 e 1980, nesse tempo, conforme os componentes do conjunto se alteravam, e também, devido ao crescimento popular do grupo, foram necessárias algumas aquisições, como por exemplo, a compra de ônibus personalizado para o transporte seguro dos músicos e dos instrumentos e equipamentos para as cidades distantes.
Nos últimos anos, Maria de Lourdes esteve reclusa em seus afazeres particulares. Em dezembro de 2019, teve problemas de saúde e precisou ser internada no hospital de Curitibanos. Devido a complicações e o agravamento da sua saúde, no dia 28 de janeiro de 2020, às 10 horas da manhã, faleceu num dos leitos daquele hospital.
Tinha 81 anos na ocasião. O velório, aberto a todos, ocorreu na Capela Mortuária da Funerária Nossa Senhora Aparecida de Curitibanos. No dia seguinte foi realizada uma cerimônia de despedida no Memorial Parque das Araucárias, local onde o seu corpo foi cremado.
Referências para o texto:
Lourdinha fazendeira morre aos 82 anos. Jornal A Semana. Curitibanos, 31 de janeiro de 2020. Ed. 1883, p. 31.
Entrevista. Jornal A Semana, 2014 (citado).
Funerária Nossa Senhora Aparecida. Nota de Falecimento. ‘On-line’, disponível no Facebook. 28 de janeiro de 2020.
Cartório de Registro Civil de Curitibanos. Certidão de óbito.
(1972) Conjunto Os Fazendeiros. Portal Curitibanos memórias da nossa terra. ‘On-line’, disponível no Facebook. 4 de abril de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário