quinta-feira, 22 de março de 2018

Lucindo Domingos Gava

Lucindo Domingos Gava nasceu no município de Garibaldi (RS), no dia 17 de agosto de 1917. Brasileiro, casado com Nayr Bertuol, pai de quatro filhos: Roberto, Ronaldo, Tânia Maria e Luiz Fernando.
Em iniciativa particular constituiu junto com demais sócios a primeira Indústria de Madeira (fábrica de caixas e serraria), instalada na sede desta cidade, que foi a firma: MADEIREIRA CURITIBANENSE LIMITADA, conhecida pelo endereço telegráficos de “Gavas”, que funcionou durante os anos de 1950 a 1972, ou seja, durante um período de 22 anos.
Foi indicado em reunião a exercer o cargo de um dos diretores da extinta empresa Força e Luz Curitibanense Ltda. Atualmente, a referida empresa foi substituída pela Força e Luz denominada “Peri”, ou seja, pela empresa estadual “Centrais Elétricas Santa Catarina S.A.” (CELESC), que os consumidores e os vizinhos limítrofes estão, atualmente, utilizando.
Foi ainda, eleito, por assembléia geral, a tomar parte de um dos membros do Conselho Fiscal da empresa cinematográfica da sociedade “Cine Teatro Ópera Ltda”.
Foi nomeado, pelo governador do estado de Santa Catarina, para exercer o cargo de Juiz de Paz do distrito da sede do município e comarca de Curitibanos, no dia dois de setembro de 1955.
Representou, também, o cargo de Juiz de Direito em exercício, nos meses de novembro e dezembro de 1955. Durante este período presidiu a instalação do município de Fraiburgo, que foi emancipado no ano de 1961, o qual pertencia ao município de Curitibanos. Este fato esta registrado no Livro “Glória de Pioneiros” da autora Gentila Porto Lopes.
Foi eleito ao cargo de vereador no dia 3 de outubro de 1969, tendo, entretanto, tomado posse no dia 31 de janeiro de 1970, exercendo o cargo até o dia 31 do referido mês no ano de 1973.

Lucindo Domingos Gava Faleceu em 04/02/2000. Recebeu o nome de uma rua no bairro Getúlio Vargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário