sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Ana Maria Heck Scopel


Texto de Antonio Carlos Popinhaki


Ana Maria Heck Scopel nasceu em 14 de abril de 1946, na cidade de Curitibanos, Santa Catarina. Era filha de Manoel Heck e Maria de Almeida Heck. Seu pai, homem empreendedor e visionário, teve papel de destaque na história do município, sendo comerciante, sócio fundador da Associação Comercial de Curitibanos, vice-presidente em sua primeira diretoria, um dos idealizadores da Usina Hidrelétrica de Salto Pery e responsável por iniciativas que ajudaram a trazer para a cidade uma agência do Banco do Brasil. A ele também se deve a fundação de estabelecimentos comerciais marcantes e a abertura de novos caminhos para o crescimento de Curitibanos. Em sua homenagem, uma rua da cidade leva seu nome: Rua Manoel Heck, no bairro Universitário.

No seio dessa família empreendedora e atuante, Ana Maria cresceu como a única filha mulher entre quatro irmãos, o que a tornou muito especial no convívio familiar. Teve uma infância alegre, marcada por sua personalidade extrovertida e comunicativa. Estudou no Colégio Casimiro de Abreu e, posteriormente, no Colégio Santa Terezinha, onde concluiu o curso Normal. Sempre dedicada aos estudos, formou-se em Letras, Português e Inglês em dezembro de 1976, na cidade de Caçador (SC), e concluiu pós-graduação em Literatura Portuguesa e Literatura Infantil em Vassouras (RJ), em 1989.

No dia 7 de janeiro de 1967, casou-se com Laucir Roberto Scopel, nascido em 2 de dezembro de 1943, em Porto Alegre (RS), filho de Gumercindo Scopel e Silvia Andrin Scopel. Dessa união nasceram dois filhos: Maria Aparecida Heck Scopel Gava, formada e pós-graduada em Fisioterapia, e Marcos Roberto Heck Scopel, formado e pós-graduado em Tecnologia em Processamento de Dados. Ana Maria também teve a alegria de ser avó de Rafael Siedschlag Scopel e Sarah Scopel Gava, que completaram sua felicidade familiar.

Sua vida profissional foi marcada pela dedicação à educação. Como professora efetiva do Estado de Santa Catarina, lecionou em instituições como a Escola de Educação Básica Professor Francisco de Campos, o Centro de Educação de Jovens e Adultos — CEJA, o Colégio JK e, principalmente, a Escola de Educação Básica Santa Terezinha, onde permaneceu por 28 anos. Mesmo após a aposentadoria, seguiu lecionando por mais algum tempo, movida pelo amor à profissão. Reconhecida por sua competência e entusiasmo, deixou uma marca indelével na formação de gerações de estudantes, sendo lembrada como uma professora que inspirava e transformava vidas por meio da Língua Portuguesa.

Além da carreira docente, participou ativamente da vida social e comunitária de Curitibanos. Foi sócia de clubes e entidades como o Pinheiro Tênis Clube, o Clube 7 de Setembro, o Clube Caça e Tiro, o Lions Clube e o Clube de Dirigentes Lojistas — CDL, do qual seu esposo foi sócio fundador. De fé católica, viveu sempre guiada por valores cristãos e princípios sólidos, que transmitia à família, aos alunos e aos amigos.

Ana Maria Heck Scopel faleceu em 28 de dezembro de 2014, em Florianópolis (SC), vítima de câncer. Sua morte deixou profunda saudade em familiares, amigos, colegas e ex-alunos, mas também consolidou um legado de amor pela educação e de contribuição para o desenvolvimento cultural e social de Curitibanos. Sua memória permanece viva não apenas no coração daqueles que conviveram com ela, mas também na história da cidade, como filha de um dos mais importantes comerciantes e líderes comunitários locais, e como professora dedicada que fez da sua vocação uma verdadeira missão de vida.


Referências para o texto:

Curitibanos — Lei Ordinária Municipal n.º 1463/1980

Informações de Cesar Almeida

Informações de Laucir Roberto Scopel

Informações de Maria Aparecida Scopel Gava

Nenhum comentário:

Postar um comentário