sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Eluziane Granemann Ogawa


Texto de Antonio Carlos Popinhaki


Eluziane Granemann Ogawa foi uma curitibanense nascida em 1969, que faleceu tragicamente aos 56 anos em 20 de outubro de 2025. Casada com Adhemar Ogawa, então Secretário Municipal de Saúde e Assistência Social do município de Frei Rogério, era mãe de três filhos: Vinícius, Fernanda e Isadora. Além de sua vida familiar, Eluziane era empreendedora, tendo fundado em 2010 uma empresa pessoal na área de beleza, atuando como cabeleireira, manicure e pedicure em Curitibanos-SC.

Sua verdadeira paixão, no entanto, era o ciclismo. Ela iniciou sua trajetória no esporte em 2013, quando aceitou o convite do amigo e ciclista profissional Luciano Huscka para experimentar pedaladas ao ar livre após aulas de spinning. Apesar das dificuldades iniciais, chegou a usar a bicicleta do filho em sua primeira experiência, Eluziane se apaixonou pela modalidade, que se tornou parte essencial de sua vida. O ciclismo representava para ela “saúde, paz e liberdade”, servindo inicialmente como tratamento para problemas no joelho e depressão, transformando-se em sua principal ferramenta de superação pessoal.

Como atleta, Eluziane participou ativamente de competições, incluindo o 1º Pedal da Independência em 2022, onde competiu na categoria Amador - Feminino Master C, representando a equipe Cycles Beto/Bike Baton. Sua trajetória esportiva foi marcada por conquistas significativas, como seu primeiro troféu na estreia em competições e a emocionante subida da Serra do Rio do Rastro ao lado do filho Vinícius.

Eluziane tornou-se uma importante incentivadora do ciclismo feminino na região, enfrentando e superando preconceitos por ser mulher e por continuar pedalando após os 50 anos. Sua filosofia era “Nunca é tarde para começar a pedalar”, sempre disposta a acompanhar ciclistas iniciantes. Seu compromisso social também se manifestou através do esporte, como na organização da “Pedalada Pela Vida” em 2018, evento beneficente do grupo Bike Batom que arrecadou recursos para o tratamento do curitibanense Brian Vinicius de Medeiros, que lutava contra o câncer.

Sua morte, decorrente de um trágico acidente, gerou comoção na comunidade local, recebendo votos de pesar da Câmara de Vereadores de Curitibanos e da Administração Municipal de Frei Rogério. Eluziane foi velada na Funerária Nossa Senhora Aparecida e cremada no Memorial Parque das Araucárias em 22 de outubro de 2025, tendo sido doadora de órgãos, seu último gesto de solidariedade. Deixou como legado a inspiração de que “a bike é como minhas asas, nela me sinto um pássaro livre voando em meio à natureza”, mensagem que continua a ecoar entre os ciclistas da região que ela tanto amou e incentivou.



Referências para o texto:


Informações da Funerária.jpg. Anúncio do falecimento aos 56 anos, identificação como esposa do Sr. Adhemar e mãe de Vinicios, Fernanda e Isadora, e detalhes do velório e cremação em 22/10/2025.


Nota de Pesar da Prefeitura de Frei Rogério.jpg. Confirma que Adhemar Ogawa era o Secretário Municipal de Saúde e Assistência Social de Frei Rogério.


Jornal A Semana ed. 2177.jpg. Confirma o falecimento aos 56 anos, a cremação e a informação de que foi doadora de órgãos.


Empresa pessoal de Eluziane.jpg. Informa que ela era empresária individual (CNPJ), com atividade principal de “Cabeleireiros, manicure e pedicure”, com sede em Curitibanos-SC fundada em 04/05/2010.


Trajetória de superação em duas rodas. Jornal A Semana.pdf. Reportagem detalhando que ela começou a pedalar em 2013 a convite de Luciano Huscka, usando a bicicleta do filho, e descrevendo o que o ciclismo representava para ela (“saúde, paz e liberdade”) e sua motivação inicial (problemas no joelho e depressão).


__. Risco Zero Adventure .__.pdf. Lista de inscritos do “1º Pedal Da Independência - 2022”, onde consta seu nome na categoria “Amador - Feminino Master C”, pela equipe “Cycles Beto/Bike Baton”.


  3089.pdf. Resultado de 2013 do “7º Desafio Marcio May”, onde ela aparece na categoria “M-45-F-Master-40-99”, comprovando sua longa trajetória no esporte.


Trajetória de superação em duas rodas. Jornal A Semana.pdf. Cita a conquista do primeiro troféu e a subida da Serra do Rio do Rastro com o filho, Vinícius Kazuo Ogawa.


Trajetória de superação em duas rodas. Jornal A Semana.pdf. Aborda diretamente os desafios que enfrentou, como o preconceito por ser mulher e por pedalar depois dos 50 anos, o desrespeito no trânsito, e seu papel em incentivar outras mulheres, com a frase “Nunca é tarde para começar a pedalar”.


Pedalada Pela Vida arrecada recursos para Brian. Jornal A Semana.pdf. Reportagem sobre o evento de 2018, onde Eluziane é citada como uma das organizadoras pela equipe “Bike Batom”, com o objetivo de ajudar Brian Vinicius de Medeiros em seu tratamento contra o câncer.


Votos de Pesar.pdf. Requerimento da Câmara de Vereadores de Curitibanos solicitando Votos de Pesar pelo seu falecimento.


Nota de Pesar da Prefeitura de Frei Rogério.jpg. Nota oficial da prefeitura manifestando pesar pelo seu falecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário