terça-feira, 23 de novembro de 2021

Azenilda Eugênia Albino dos Passos



Texto de Antonio Carlos Popinhaki


Azenilda Eugênia Albino dos Passos nasceu no dia 13 de maio de 1946, em Curitibanos. Seus pais se chamavam João José Albino e Benta Martha Albino. Popularmente, era carinhosamente conhecida pela alcunha de “Zena”. Era divorciada, após um casamento que durou 35 anos com Antonio Vicente dos Passos. Do casamento, nasceram seis filhos: Eriveltson Vicente dos Passos (in memorian), Adelar Antonio dos Passos, Solange Aparecida dos Passos, Silvio Cesar dos Passos, Anderson dos Passos e Marlon dos Passos.

Sempre muito alegre e carismática, fez muitos amigos em Curitibanos. Na comunidade, amava os animais e ajudava a todos que precisavam e batiam à sua porta. Gostava muito de cantar e de jogar baralho, com isso participou por 5 anos dos jogos da terceira idade, defendendo o município de Curitibanos. No ano de 2014 foi escolhida em concurso, como a segunda princesa da terceira idade do município de Curitibanos. Era uma pessoa muito querida por todos, exemplo de mãe, avó, mulher e esposa.

Morava próximo à Praça Centenário, na rua Antônio Rossa, n.º 408, no bairro Bosque. Todos os vizinhos do bairro a conheciam e mantinham certo contato de amizade e apreço. Como adorava animais, tinha dedicação por seus cães, que eram bem cuidados e tratados.

Foi uma mulher guerreira, batalhadora e determinada. Aos 72 anos, no dia 1.º de fevereiro de 2019, faleceu num leito do Hospital Hélio Anjos Ortiz de Curitibanos, devido a complicações cardíacas, conforme atestado na sua Certidão de Óbito do Cartório de Registro Civil de Curitibanos, deixando um legado de como levar a vida com alegria e realizações das boas ações. Tinha netos e bisnetos, aos quais adorava brincar com eles.

Como forma de homenageá-la pela sua dedicação aos habitantes da sua terra natal, os vereadores de Curitibanos, após deliberação em plenário, na 58.ª Sessão Ordinária, do 2.º Período de 2021, após os pareceres favoráveis da Assessoria Jurídica, da Comissão de Obras, Planejamento e Serviço Social — COPSS, da Comissão de Constituição e Justiça — CCJ, acataram a proposição do Projeto de Lei do Legislativo n.º 61/2021, do Vereador Vinícius Eduardo Andrade, e denominaram uma via pública localizada no Loteamento Santa Fé I, no bairro Getúlio Vargas, de “Rua Azenilda Albino dos Passos”.

A homenagem atendeu plenamente os requisitos da Lei Ordinária n.º 5268/2014, de 6 de agosto de 2014, que dá diretrizes para denominar logradouros.

Dona Zena foi mais que merecedora da homenagem.



Referências para o texto:



Curitibanos — Certidão de Óbito emitida pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais.


Curitibanos — Lei Ordinária n.º 5268/2014, Dispõe sobre a denominação, emplacamento e numeração das vias públicas, institui a obrigatoriedade da colocação de numeração predial e de caixa de correios e dá outras providências.


Comunicado de falecimento. Funerária Nossa Senhora Aparecida. Facebook. On line. disponível em: https://www.facebook.com/funeraria.nossasenhoraaparecida/posts/959533630918314


58.ª Sessão Ordinária, do 2.º Período de 2021 — YouTube. On line: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=upyJMRqWpE4&t=3s


Curitibanos — Projeto de Lei do Legislativo nº 61/2021 de 18 de outubro de 2021, aprovado em 22 de novembro de 2021, de autoria do Vereador Vinicius Eduardo Andrade.


Informações adicionais dos familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário