terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Altemir João Balbinotti


Texto de Inara Maria Bischoff


Altemir João Balbinotti, popularmente conhecido como Macarrão, é natural de Tapejara/RS, nascido em 14 de outubro de 1962. Primogênito de Zeferino Balbinotti e Maria Izabel Poli Balbinotti, e irmão de Vera Lurdes Balbinotti e Nilcéia Lúcia Balbinotti. Quando estava com 4 anos, sua família deslocou-se do Rio Grande do Sul para Santa Catarina, para a cidade de Brunópolis, onde fixaram residência em decorrência da atividade profissional do pai.

Posteriormente, e já com suas irmãs nascidas, vieram morar em Curitibanos, onde havia melhores condições de trabalho e estudo. Atuou primeiramente como funcionário de farmácia até assumir o cargo de assistente do prefeito e depois atuou no departamento pessoal da Prefeitura Municipal. No ano de 1984, tornou-se pai de Aaron. Em 1986 casou-se com Inara Maria Bischoff com quem teve dois filhos, Tâmisa e Rômulo.

Contador de formação, aventurou-se como comerciante de carnes e assados e empresário de uma fábrica de gelos (barras em cubos). Churrasqueiro por tradição, gostava de reunir os amigos para saborear uma carne e uma boa conversa.

Com seu estilo singular, cultivou muitos amigos, tornou-se popular formando uma grande familiaridade. Palmeirense apaixonado, foi também um grande jogador de basquete e futebol, sempre ágil e focado no gol. Parecia estar sempre com pressa, muitas coisas para conquistar, nunca estava parado, sempre insaciável com o tempo. A humildade e a caridade sempre foram características de sua personalidade.

Proprietário do Macarrão Carnes, criou o time de futebol com a mesma nomenclatura, participando de campeonatos pela cidade e região.

Passava os finais de semana entre família, futebol, pescarias, outra paixão de sua vida, churrascos e acampamentos. Sua vida foi trilhada de alegrias, sempre acreditou em si mesmo e nada o amedrontava, amava demais a vida, seu foco primordial, seu porto seguro sempre foi sua família. Dinâmico e de pensamento rápido, soube enfrentar as adversidades que a vida lhe apresentou com coragem, priorizando estar perto de seus filhos, Aaron, Tâmisa e Rômulo.

Foi acometido por uma hepatite C e teve seus últimos anos de vida brigando, como dizia, com seus exames constantes. Foi vencido pela doença em 22 de novembro de 2010, com seus 48 anos de idade. Sua partida deixou saudades, inerente a nossa alma, a família, amigos e os que o conheciam superficialmente, mas principalmente um legado de felicidade, que viveu de forma tão espontânea e leve que jamais será esquecido.

Em dezembro de 2024, por iniciativa e indicação de seu filho Aaron, e acolhido pela Prefeitura Municipal em nome do Prefeito Kleberson Luciano Lima, foi concedido o nome da pista de skate do Jardim Botânico de Altemir João Balbinotti “Macarrão”, dando oportunidade de eternizar seu nome por meio do esporte, o qual ele tinha como paixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário